Brasileirão Série A

Milito atendeu pedido, mas Atlético-MG foi goleado pelo Vitória (também) por isso

Milito escalou Scarpa na direita, como todos pediam, mas isso fez o Atlético ficar (ainda mais) desbalanceado

O Atlético-MG foi goleado pelo Vitória nesta quinta-feira (20), por 4 a 2, no Barradão. Muito desfalcado, o Galo teve novas mudanças no time titular, incluindo a inversão de lado de Scarpa, tão pedida pela torcida e sempre questionada pela imprensa. Mas foi justamente isso um dos motivos para o Alvinegro sair de campo derrotado.

Gustavo Scarpa sempre se destacou mais pelo lado direito do campo. No próprio Atlético, brilhou muito atuando por lá com Milito. No entanto, no período em que Guilherme Arana está com a Seleção Brasileira na Copa América, o Galo não tem reposição para ele.

Diante disso, Milito teve que começar a jogar com Scarpa na esquerda, substituindo Arana. Para muitos, isso inibiu muito do time do Atlético. É fato que Scarpa se sai melhor pela direita, mas ficou evidente contra o Vitória porque ele tem que atuar na esquerda nesse período.

Atlético deu muitos espaços… pela esquerda

Contra o Vitória, Milito entrou com Scarpa na direita e o Alisson na esquerda. Com isso, o time do Atlético ficou muito frágil defensivamente no lado esquerdo, já que o jovem atacante não tem características forte de marcação, pelo contrário, é um defeito dele desde a base.

Com Scarpa, o Atlético tinha um jogador mais experiente e que sabe fazer melhor a função de marcação no lado esquerdo, ajudando assim o zagueiro Rômulo (outro jovem) por aquele lado.

Contra o Vitória, sem Scarpa, Rômulo teve muitos problemas para marcar Matheusinho, que inclusive marcou o primeiro gol. Nesse lance, ele apareceu pelo meio, mas o passe para ele veio justamente da esquerda da defesa atleticana.

Além do gol, o Vitória chegou mais duas ou três vezes ainda no primeiro tempo da mesma forma: bola na esquerda para alguém, sempre livre de marcação, cruzar para trás. Deu errado nas duas primeiras, mas, na terceira, o volante William Oliveira apareceu na área para concluir em gol.

O mesmo William, no segundo tempo, marcou mais um gol. Claro, após uma cruzamento da esquerda, com Matheusinho recebendo sozinho.

Após o terceiro gol, Milito tirou Alisson e inverteu Scarpa. Ele já tinha tirado Rômulo e colocado Bruno Fuchs pela esquerda na defesa. No entanto, já era tarde demais. O time já estava cansado e desfigurado.

A prova disso foi que o Vitória fez mais um, obviamente com uma jogada pelo lado esquerdo, onde Jean Mota cruzou para Culebra sozinho só completar para o gol.

Show de Lucas Arcanjo para o Vitória

Ofensivamente o Atlético não foi tão mal, principalmente no primeiro tempo. O Galo conseguiu um pênalti, convertido por Scarpa, logo na sequência de ter sofrido o primeiro gol. Depois, com o domínio do jogo, criou mais três grandes chances, mas em todas parou em Lucas Arcanjo.

O goleiro do Vitória teve uma noite inspirada, pegando primeiro uma bola desviada em chute de Zaracho, em que se esticou todo no contra-pé. Depois, defendeu mais uma do meia argentino e também outra de Alisson cara a cara.

Como goleiro em noite inspirada também tem sorte, viu Igor Gomes acertar o travessão no início do segundo tempo, se safando do empate. Mas ele ainda sofreu mais um gol, por sorte, com o jogo já resolvido. Nos minutos finais, Scarpa cruzou (da esquerda) e Palacios batendo de direita para diminuir e dar números finais ao jogo.

Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander HeinrickSetorista

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Botão Voltar ao topo