CBF divulga seleção do Brasileirão 2024 com domínio do Botafogo, mas ausência sentida
Após a última rodada do Campeonato Brasileiro de 2024, conquistado pelo Botafogo neste domingo (08), a CBF divulgou a seleção do torneio e o resultado de uma série de premiações individuais.
Como o melhor time do país e do continente neste ano, o Alvinegro consequentemente dominou a seleção dos melhores do Brasileirão 2024 com seis nomes entre os 12 selecionados (incluindo o treinador).
Seleção do Brasileirão 2024 da CBF tem cinco do Botafogo
A eleição da entidade máxima do futebol brasileiro ouviu capitães, técnicos dos clubes e jornalistas para definir os 11 melhores jogadores, nos quais cinco são do campeão nacional.
Começando no gol com o goleiro John, seguido pelos zagueiros Alexander Barboza e Bastos, o meio-campista Marlon Freitas e o atacante Luiz Henrique, que também venceu o prêmio de melhor jogador da competição, enquanto Artur Jorge foi eleito o principal técnico do Brasileirão.
Uma ausência, porém, foi sentida: a de Jefferson Savarino, grande destaque do Botafogo no campeonato ao lado de Luiz Henrique.
Seleção da CBF dos melhores do Brasileirão 2024
John (Botafogo); Wesley (Flamengo), Bastos (Botafogo), Barboza (Botafogo) e Bernabei (Internacional); Marlon Freitas (Botafogo), Gerson (Flamengo), Alan Patrick (Internacional) e Garro (Corinthians); Estêvão (Palmeiras) e Luiz Henrique (Botafogo). Técnico: Artur Jorge (Botafogo).
Rodrigo Garro, do Corinthians, também foi escolhido Craque da Galera, eleição feita por meio de voto popular no site da entidade. O Troféu Roberto Dinamite, dado ao artilheiro do Brasileirão, ficou dividido entre Yuri Alberto, do Corinthians, e Alerrandro, do Vitória. Ambos marcaram 15 gols.
Além de artilheiro, Alerrandro também conquistou o prêmio de gol mais bonito por uma bela bicicleta contra o Cruzeiro na 23ª rodada.
— Estou muito feliz. Quero agradecer aos meus companheiros e também a torcida do Vitória. Dei o meu máximo e pude colaborar com a equipe — celebrou o primeiro artilheiro em um Brasileirão na história do Leão Baiano.
Premiações do Brasileirão 2024 entregues pela CBF
- Craque do Campeonato: Luiz Henrique (Botafogo)
- Craque da Galera: Rodrigo Garro (Corinthians)
- Troféu Roberto Dinamite (artilharia): Yuri Alberto (Corinthians) e Alerrandro (Vitória) – 15 gols
- Gol mais bonito: Alerrandro (contra o Cruzeiro, 23ª rodada)
- Prêmio Fair Play: Bahia por receber menos cartões vermelhos no Brasileirão 2024 (um)
- Prêmio Não É Só Futebol: Thiago Maia, do Internacional, Diego Costa, do Grêmio, e Nenê, do Juventude, pela atuação social durante a tragédia climática do Rio Grande do Sul