Mais que números: por que Flamengo sentirá falta de Luiz Araújo na temporada
Atacante é um dos principais jogadores da equipe nas estatísticas, mas a perda do Flamengo parece ser ainda maior
Quando parecia ter uma trégua nas lesões após a Data Fifa, o Flamengo sofreu um baque grande com a lesão de Luiz Araújo. O camisa 7 deixou o jogo contra o Vasco com uma pancada, diagnosticada como fratura na cartilagem posteriormente, por exames. Notícia péssima para a comissão técnica de Tite.
Luiz Araújo era um dos líderes do Flamengo nas estatísticas do Campeonato Brasileiro. Fundamental durante a Copa América e titular em boa parte das partidas desde então, o atacante acumulava boa atuações, mas sua grande contribuição vai ultrapassa a barreira dos números.
Publicação de @flamengoVer no Threads
Importantíssimo no Brasileirão
Terceiro da equipe em jogos disputados (23), Luiz Araújo lidera as listas de mais assistências, dribles certos, interceptações certas, cruzamentos certos e viradas de jogo certas. Ele só não participou de duas partidas do Flamengo na liga. O aspecto físico é fundamental para o estilo de jogo do camisa 7 e também prevenia as lesões.
Ainda que as estatísticas citadas estejam no campo ofensivo, o prisma de relevância de Luiz Araújo é bem maior. O atacante ficou em segundo no quesito desarmes certos e é o líder em interceptações, ou seja, tem excelentes atributos de recomposição.
Falando de gol, Luiz Araújo também se mostra fundamental para o Flamengo. O camisa sete é o terceiro que mais marcou no campeonato, ficando atrás apenas de Pedro e Arrascaeta, principais nomes da equipe.
Além dos números
Os números confirmam a tese de que Luiz Araújo é importantíssimo para o time, mas a torcida do Flamengo, por algumas vezes, não achou suficiente. O exemplo mais recente disso foi Vitinho, que anotou quase 30 participações em gol em 2021 e, mesmo assim, recebeu críticas.
O camisa 7 conta com a raça para potencializar sua relação com a torcida. Os excelentes números defensivos provam o quão voluntarioso Luiz Araújo é. Corre o jogo inteiro mesmo.
Para quem chegou com certa desconfiança, que aumentou após lesões minaram seu desempenho na reta final de 2023, Luiz Araújo vive certa tranquilidade com os rubro-negros. O mérito é todo dele.
Como vai funcionar a recuperação de Luiz Araújo
A Trivela apurou que o Flamengo estima tempo de recuperação entre seis e oito semanas. Uma possibilidade otimista poderia diminuir o período para um mês, mas o departamento médico do Rubro-Negro não quer forçar, a fim de evitar novos problemas físicos.
Pensando em datas, Luiz Araújo já está totalmente descartado das quartas de final da Libertadores e semifinal da Copa do Brasil. No cenário mais otimista, ele retorna antes das respectivas semifinais do continente e decisão nacional, caso o Flamengo avance. Se a recuperação for lenta, só na reta final de 2024 mesmo.
Para a sorte dos rubro-negros, Gonzalo Plata, que chegou justamente para a posição de Luiz Araújo, deu uma boa resposta na estreia. O atacante equatoriano foi bem no clássico, mostrando fôlego e alternativas ofensivas. O peso dessa contratação aumentou de maneira significativa.