Brasileirão Série A

Com futuro indefinido, Luciano ainda é referência no São Paulo e deve ganhar chance contra Vasco

Linha de apoio: Reserva nas finais da Copa do Brasil, Luciano deve substituir Calleri neste sábado e diz que quer ficar para 2024

Quando Luciano para diante das câmeras para uma entrevista, é certeza de declarações sinceras e frases fortes. Foi assim até mesmo em uma noite de comemoração, na última terça-feira (3), quando o São Paulo organizou a festa do título inédito da Copa do Brasil, em um evento na Zona Sul da capital paulista. Com futuro incerto no Tricolor para 2024, o camisa 10 disse que só sai do clube “se o presidente quiser”.

Um posicionamento forte do atacante, uma das referências da equipe em campo nas últimas temporadas, justo num raro momento em que ele perdeu espaço no time titular – mas nunca, a influência que tem no elenco. Luciano ainda é (muito) importante para o São Paulo fora de campo. E deve voltar a ganhar chance com Dorival Júnior neste sábado (7), às 18h30, no duelo com o Vasco, pela 26ª rodada do Brasileirão.

O camisa 10 ficou fora da equipe titular nos dois jogos da final da Copa do Brasil, contra o Flamengo, e nem entrou em campo na vitória por 2 a 1 sobre o Corinthians, no Majestoso, por ter sentido um desconforto. Ele perdeu a vaga para Lucas Moura. Mas isso não preocupa nem para agora, nem para a próxima temporada. O atacante esbanjou confiança de que tem lugar no time e garantiu que não irá mudar de posição. Cabe ao treinador encontrar uma vaga para ele.

– Mudar de posição jamais, o treinador vai ter que arrumar um lugar para mim no time. Entra ano e sai ano e o Luciano está firme. Todos duvidam de mim, mas eu sempre mostro minha capacidade e estou aí. Espero que no ano que vem a gente possa fazer um grande ano também – disse o atacante.

Neste sábado, Luciano é o mais cotado para substituir Calleri, suspenso, contra o Vasco. Ele disputa posição com Juan. Além do centroavante, Beraldo e Rafinha também são desfalques na partida deste sábado. Nathan e Alan Franco serão os substitutos na defesa.

Luciano deve substituir Calleri contra o Vasco (Iconsport)

Luciano só sai “se o presidente quiser”

O atacante que virou ídolo da torcida antes mesmo da conquista da Copa do Brasil já recebeu algumas sondagens desde o título da Copa do Brasil. Mas ele pretende cumprir seu contrato com o São Paulo. O vínculo de Luciano vai até o final da próxima temporada.

– Eu tenho contrato, o Luciano está aqui, está no São Paulo. Vou ficar aqui, a não ser que o presidente me venda, me empreste… Não sei o que ele vai fazer (risos) – afirmou o atacante.

Luciano já foi alvo do interesse de clubes do exterior na última janela de transferências e pode voltar a ser procurado a partir do final da temporada. Os representantes do jogador trabalham para prospectar possíveis ofertas ao atleta.

O camisa 10, inclusive, recusou uma proposta milionária de um clube da Arábia Saudita no meio do ano. O atacante quis fiar para tentar conquistar o título da Copa do Brasil – e deu certo. Na entrevista na última terça, Luciano chegou a dizer que o seu empresário ficou bravo pela negativa à equipe árabe.

– Eu estou focado no São Paulo. Quando surgiu a proposta, veio até mim mesmo, meu empresário até ficou bravo comigo, mas falei para ele que ia ganhar a Copa do Brasil. Tenho contrato até o final do ano que vem e espero cumprir – ressaltou Luciano.

Luciano vira referência fora de campo

Titular e decisivo ao longo de toda a temporada, Luciano foi preterido nas finais da Copa do Brasil contra o Flamengo, por opção de Dorival. Em ambos, entrou no segundo tempo. E isso passou longe de causar qualquer atrito com Dorival. Tanto que o atacante pegou o microfone para elogiar o treinador logo após o banho de gelo tradicional pela conquista da Copa do Brasil.

E Dorival Júnior reconhece também o esforço de Luciano. O camisa 10 hoje virou também uma referência extracampo no São Paulo. Na entrevista coletiva após o título, Dorival ressaltou o papel do atacante como liderança para tomar a frente nas reuniões com palavras de incentivo e orientações aos companheiros.

– Eu quero citar um exemplo que foi fundamental em tudo isso. Luciano foi importantíssimo em toda a temporada, é decisivo em todos os momentos. Entendeu o contexto desses dois últimos jogos. Foi decisivo em jogos para a nossa equipe. Nas duas finais, ele ficou no banco, tomou a frente nas reuniões, nos treinamentos. E eu sei mais do que ninguém a vontade de poder estar em campo para ser decisivo como foi – disse Dorival.

Luciano é o líder de assistências do São Paulo em 2024, com oito, e é também o vice-artilheiro da equipe, com 11 gols – está atrás apenas de Calleri, que tem 14. Em sua quarta temporada pelo clube, ele soma 188 jogos e um total de 63 gols pelo Tricolor.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo