Brasileirão Série A

Em palco onde fez história, Inter tem decisão para voltar a disputar a Libertadores

No Morumbi, Colorado encara o São Paulo em 'jogo de seis pontos' na briga por vaga para a edição de 2025 da principal competição continental

O MorumBIS é um estádio inesquecível na história do Internacional. Alguns jogos marcantes para a torcida colorada aconteceram lá, como a goleada por 5 a 1 no Campeonato de Brasileiro de 2020, e até mesmo a derrota por 2 a 1, em 2010, que garantiu a vaga na final da Libertadores e no Mundial de Clubes daquele ano.

Mas nenhum desses jogos se compara ao de ida final da Libertadores de 2006. No longínquo 9 de agosto de 2006, o Inter encaminhou seu primeiro título continental ao vencer o São Paulo por 2 a 1 — a conquista seria sacramentada uma semana depois, com empate em 2 a 2 no Beira-Rio.

Rafael Sobis marcou os dois gols da vitória do Internacional sobre o São Paulo no jogo de ida da final de Libertadores de 2006, no Morumbi
Rafael Sobis marcou os dois gols da vitória do Internacional sobre o São Paulo no jogo de ida da final de Libertadores de 2006, no Morumbi. Foto: Ricardo Duarte/SC Internacional

Herói daquele noite na capital paulista, com dois gols, Rafael Sobis esteve no treinamento do Inter na última quinta-feira (19), no CT Parque Gigante.

O momento é simbólico, porque no próximo domingo (22), às 18h30min, no MorumBIS, o Colorado reencontra o São Paulo em jogo decisivo para, ao menos, participar da principal competição continental em 2025.

Vaga na Libertadores é o objetivo do Internacional no Campeonato Brasileiro

Em mais uma temporada sem títulos, e marcada por eliminações precoces, o Inter tem apenas o Campeonato Brasileiro para disputar. Com mais tempo para treinar, o Colorado reencontrou o rumo sob o comando de Roger Machado.

Roger Machado em jogo do Internacional no Campeonato Brasileiro
Roger Machado em jogo do Internacional no Campeonato Brasileiro. Foto: Maxi Franzoi/IconSport

Desde a chegada do treinador, o Inter é o segundo time que mais pontuou no Brasileirão, junto com o Fluminense, e tem o sexto melhor aproveitamento. Os cinco jogos de invencibilidade, e as três vitórias consecutivas, com bom rendimento, colocaram o G6 na alça de mira colorada, como destacou o próprio treinador em entrevista recente.

— Conseguimos conciliar resultado e desempenho. A partir de agora, é ampliar a janela de bons resultados, subir na tabela e se colocar na parte da frente, almejando coisas importantes. As posições classificatórias para a Libertadores estão ali na frente. Penso que é o nosso horizonte — afirmou Roger.

Com dois jogos a menos, ainda em decorrência da tragédia climática de maio, no Rio Grande do Sul, o Inter está na oitava colocação do Campeonato Brasileiro, com 38 pontos. São quatro a menos do que o Bahia, que é o sexto, e seis a menos do que o próprio São Paulo, que é o quinto.

Ou seja: o confronto com o Tricolor Paulista, pela 27ª rodada, é o famoso ‘jogo de seis pontos'. Os colorados, interna e externamente, têm essa dimensão. A visita de Sobis, por mais casual que possa parecer, indica isso.

Suspenso, Gabriel Carvalho será desfalque

Para essa decisão com o São Paulo, Roger não poderá contar com um garoto que, assim como Sobis, é oriundo do Celeiro de Ases e tem encantado em seu início de trajetória no time profissional do Inter. Gabriel Carvalho, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, será desfalque.

Gabriel Carvalho com a bola em jogo do Internacional
Gabriel Carvalho com a bola em jogo do Internacional. Foto: Ricardo Duarte/SC Internacional

Bruno Tabata, meia que também atua tanto por dentro quanto pelo lado, ainda se recupera de lesão muscular. Com isso, Wanderson e Gustavo Prado brigam por vaga no time titular.

A provável escalação colorada para enfrentar o São Paulo tem Rochet; Bruno Gomes, Vitão, Mercado e Bernabei; Fernando e Thiago Maia; Wesley, Alan Patrick e Gustavo Prado (Wanderson); Rafael Borré.

Internacional no Campeonato Brasileiro 2024

  • 8º colocado, com 38 pontos em 24 jogos
  • 10 vitórias, 8 empates e 6 derrotas
  • 52% de aproveitamento
  • 27 gols feitos e 20 gols sofridos
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo