Em palco onde fez história, Inter tem decisão para voltar a disputar a Libertadores
No Morumbi, Colorado encara o São Paulo em 'jogo de seis pontos' na briga por vaga para a edição de 2025 da principal competição continental
O MorumBIS é um estádio inesquecível na história do Internacional. Alguns jogos marcantes para a torcida colorada aconteceram lá, como a goleada por 5 a 1 no Campeonato de Brasileiro de 2020, e até mesmo a derrota por 2 a 1, em 2010, que garantiu a vaga na final da Libertadores e no Mundial de Clubes daquele ano.
Mas nenhum desses jogos se compara ao de ida final da Libertadores de 2006. No longínquo 9 de agosto de 2006, o Inter encaminhou seu primeiro título continental ao vencer o São Paulo por 2 a 1 — a conquista seria sacramentada uma semana depois, com empate em 2 a 2 no Beira-Rio.
Herói daquele noite na capital paulista, com dois gols, Rafael Sobis esteve no treinamento do Inter na última quinta-feira (19), no CT Parque Gigante.
O momento é simbólico, porque no próximo domingo (22), às 18h30min, no MorumBIS, o Colorado reencontra o São Paulo em jogo decisivo para, ao menos, participar da principal competição continental em 2025.
Vaga na Libertadores é o objetivo do Internacional no Campeonato Brasileiro
Em mais uma temporada sem títulos, e marcada por eliminações precoces, o Inter tem apenas o Campeonato Brasileiro para disputar. Com mais tempo para treinar, o Colorado reencontrou o rumo sob o comando de Roger Machado.
Desde a chegada do treinador, o Inter é o segundo time que mais pontuou no Brasileirão, junto com o Fluminense, e tem o sexto melhor aproveitamento. Os cinco jogos de invencibilidade, e as três vitórias consecutivas, com bom rendimento, colocaram o G6 na alça de mira colorada, como destacou o próprio treinador em entrevista recente.
— Conseguimos conciliar resultado e desempenho. A partir de agora, é ampliar a janela de bons resultados, subir na tabela e se colocar na parte da frente, almejando coisas importantes. As posições classificatórias para a Libertadores estão ali na frente. Penso que é o nosso horizonte — afirmou Roger.
Com dois jogos a menos, ainda em decorrência da tragédia climática de maio, no Rio Grande do Sul, o Inter está na oitava colocação do Campeonato Brasileiro, com 38 pontos. São quatro a menos do que o Bahia, que é o sexto, e seis a menos do que o próprio São Paulo, que é o quinto.
Ou seja: o confronto com o Tricolor Paulista, pela 27ª rodada, é o famoso ‘jogo de seis pontos'. Os colorados, interna e externamente, têm essa dimensão. A visita de Sobis, por mais casual que possa parecer, indica isso.
Suspenso, Gabriel Carvalho será desfalque
Para essa decisão com o São Paulo, Roger não poderá contar com um garoto que, assim como Sobis, é oriundo do Celeiro de Ases e tem encantado em seu início de trajetória no time profissional do Inter. Gabriel Carvalho, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, será desfalque.
Bruno Tabata, meia que também atua tanto por dentro quanto pelo lado, ainda se recupera de lesão muscular. Com isso, Wanderson e Gustavo Prado brigam por vaga no time titular.
A provável escalação colorada para enfrentar o São Paulo tem Rochet; Bruno Gomes, Vitão, Mercado e Bernabei; Fernando e Thiago Maia; Wesley, Alan Patrick e Gustavo Prado (Wanderson); Rafael Borré.
Internacional no Campeonato Brasileiro 2024
- 8º colocado, com 38 pontos em 24 jogos
- 10 vitórias, 8 empates e 6 derrotas
- 52% de aproveitamento
- 27 gols feitos e 20 gols sofridos