Brasileirão Série A

O clima é de final de festa no Internacional — mas depois de nenhuma comemoração

Empate em 0 a 0 com o Fluminense ratificou clima de melancolia que acompanha a reta final de temporada do Internacional

O empate em 0 a 0 com o Fluminense, na noite de quarta-feira (8), no Beira-Rio, apenas ratificou aquilo que vem se observando no Internacional desde a eliminação na Libertadores para o próprio Tricolor Carioca. O final de ano do Colorado é melancólico. Como se fosse um final de festa, mas sem que nada tenha sido comemorado.

Exceção feita ao clássico Gre-Nal, por motivos óbvios, a maioria das outras partidas apresentou um Inter pouco mobilizado. Isso passa principalmente pela situação da equipe na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Na zona intermediária, o Colorado não será rebaixado, mas também não se classificará para a Libertadores do próximo ano. Deve garantir vaga de consolação na Copa Sul-Americana.

Até Coudet já externou desmotivação

O próprio treinador Eduardo Coudet já havia demonstrado desmotivação com essa reta final de campeonato. Aconteceu após a sequência de tropeços em casa para os lanternas Coritiba e América-MG.

— É uma situação difícil quando você não tem um objetivo claro pela frente. Em clube grande como o Inter, é uma m****. Depois da eliminação da Copa, tínhamos 1% de chance de se classificar [para a Libertadores]. Mas temos que tentar fechar da melhor maneira o campeonato, e ganhar — comentou o treinador.

O Inter até conseguiu vitórias depois do fatídico 4 de outubro. Além do Gre-Nal, goleou o Santos, por 7 a 1, e venceu Vasco e Cruzeiro, ambos fora de casa, por 2 a 1. Entretanto, o triunfo no Mineirão, no último domingo (5) não trouxe reflexo positivo para a partida contra o Fluminense.

Jogo com Fluminense foi morno e com pouco apoio das arquibancadas

Isso partiu desde as arquibancadas. Influenciados também pelo desconfortável horário das 19h de um dia de semana, foram apenas 18.669 torcedores no Beira-Rio. E os colorados presentes vaiaram não só Dalbert, mas toda equipe ao final do jogo.

Na primeira etapa, o Inter até foi superior ao time misto do Fluminense, de ressaca e sangue doce após a conquista da Libertadores. O time de Coudet incomodou a saída de bola do de Diniz, teve mais posse e ocupou o campo de ataque. Valencia, em posição de impedimento, teve oportunidades, e Alan Patrick levou perigo em chute de fora da área, no qual Fábio fez grande defesa, e em cobrança de falta que passou perto do ângulo.

Entretanto, a queda foi brusca após o frenético início de segundo tempo, marcado por trocação e chances para ambos lados. Mais uma vez, o Inter sucumbiu fisicamente. Mesmo com o time cansado, Coudet demorou para trocar. E suas mexidas não surtiram efeito. O Colorado teve dificuldade para pressionar na reta final do jogo, o que incomodou demais a torcida.

Torcida quer que Internacional perca jogos para prejudicar o Grêmio

Torcida essa que, diante da ausência de objetivos na reta final do Brasileirão, sugere que o Inter “entregue” os jogos contra adversários diretos do rival Grêmio, que briga pelo título. Já no próximo sábado (11), o Colorado enfrenta o Palmeiras, em Barueri. Depois, ainda terá pela frente RB Bragantino e Botafogo — este, na última rodada.

Por mais que isso não vá acontecer, devido ao profissionalismo dos que vestem vermelho em Porto Alegre, essa ideia ser minimamente cogitada pela torcida colorada indica o quanto é frustrante esse final de temporada. O principal evento no Beira-Rio antes de 2023 terminar acontecerá fora do campo. A partir da eleição presidencial de 9 de dezembro surgirão definições para o ano que vem.

Internacional no Campeonato Brasileiro 2023

  • 11ª colocação com 43 pontos
  • 32 jogos, 11 vitórias, 10 empates e 12 derrotas
  • 43% de aproveitamento
  • 38 gols feitos e 40 gols sofridos

Próximos jogos do Internacional

  • Palmeiras x Internacional – Campeonato Brasileiro – sábado, 11 de novembro, às 21h (horário de Brasília).
  • Internacional x RB Bragantino – Campeonato Brasileiro – a definir
  • Cuiabá x Internacional – Campeonato Brasileiro – a definir
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo