Impedimento de Gabigol: por que o lance gerou tanta polêmica
Gol marcado pelo atacante do Flamengo foi anulado e causou revolta entre os jogadores na Ligga Arena

A comissão técnica e o elenco do Flamengo deixaram a Ligga Arena em silêncio, apesar da vitória e a classificação às semifinais da Copa do Brasil. O ato foi, segundo o clube, “um protesto pelos erros repetidos e absurdos”, sobretudo o gol anulado por impedimento de Gabigol, ainda no primeiro tempo. Mas, por que o lance gerou tanto debate e indignação?
Para além do próprio incômodo da torcida rubro-negra com uma possível falha da arbitragem – como um todo, incluindo o VAR –, a própria execução e o material de imagem disponibilizado para a análise e revisão do lance foram alvo de críticas.
Independentemente do acerto ou não, o episódio em Curitiba desagradou jogadores, torcedores e até não flamenguistas porque a imagem não parecia conclusiva. E não se trata da primeira vez em que um lance assim gerou problema no futebol brasileiro.
Gol e anulação pelo VAR: por que incomodou
O relógio se aproximava dos 14 minutos do segundo tempo, com vitória parcial do Flamengo por 1 a 0, quando Arrascaeta achou Gabigol com um ótimo passe em profundidade.
O atacante passou por trás da zaga, passou por Bento e tocou com tranquilidade para marcar. Seria o segundo dos cariocas no jogo e um pé na vaga para as semifinais, mas a comemoração dos flamenguistas foi em vão, no entanto.
O auxiliar marcou o impedimento do camisa 10, por centímetros em relação a Thiago Heleno. O VAR analisou o lance, traçou a linha de impedimento – que demarcava o pé de Thiago e algo entre o ombro e o braço de Gabriel – e confirmou a decisão do bandeirinha dois minutos depois.
Imagem usada irrita atletas e torcedores
Se o fato de o lance ser duvidoso por si só já incomodava, a imagem utilizada pela arbitragem de vídeo gerou ainda mais revolta: borrado e, principalmente, desalinhado ao espaço onde estavam os dois jogadores, o frame parecia mostrar a linha partindo do braço do atacante e em posição legal.
Foi então que não apenas a torcida, como jogadores do Flamengo, vibraram. Afinal, o telão passou imagens que davam a clara impressão de que o gol havia sido legal.
As imagens da revisão exibidas no telão do estádio – mudança que passou a valer a partir deste ano – fizeram os atletas do Flamengo se exaltarem e protestarem mais ainda contra a marcação.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Por que as imagens do VAR estão passando em telões?
Desde o início do Brasileirão deste ano, a CBF exibe nos telões dos estádios os lances de revisão do VAR. Segundo Wilson Seneme, chefe da Comissão de Arbitragem da entidade, a iniciativa é um marco para a entidade e para o futebol brasileiro e faz parte da estratégia do Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, de dar mais transparência às decisões da arbitragem.
“O Brasil é o único país do mundo em que se traça a linha para o público acompanhar, não só como transparência como entretenimento”, afirmou o chefe de arbitragem em vídeo divulgado pela CBF sobre a análise do impedimento de Gabigol.
Durante a explanação, Seneme ponderou que a opção de qual câmera se utilizar no lance é uma escolha do próprio árbitro de vídeo, segundo ele, para a segurança do próprio árbitro.
“Independente da câmera que eu trace a linha, o resultado é o mesmo porque elas estão calibradas pelas linhas do campo e sincronizadas entre elas”, completou.

Na TV, conclusão é que imagem não foi a ideal
Quando avaliada no programa Troca de Passes, do SporTV, a imagem da emissora que transmitiu o jogo estava alinhada ao lance e parecia indicar o impedimento com mais clareza que o frame exibido pelo VAR.
“Já tivemos situações de a linha ser traçada no lugar errado, que a própria CBF reconheceu, mas o fato é: o ângulo utilizado, a câmera utilizada na cabine do VAR não foi a ideal. Pode ter sido uma decisão correta, mas que não passa credibilidade”, afirmou PC de Oliveira, comentarista de arbitragem do canal após o jogo.
Copa do Brasil e Mundial no Qatar tiveram lances similares
O Santos chegou a abrir o placar no primeiro tempo, mas o gol foi anulado por impedimento de Deivid.
O lance é milimétrico e necessitou que o VAR traçasse as linhas.
O que achou da decisão da arbitragem, torcedor?
? Reprodução/SporTV pic.twitter.com/UxAmTwO7KE
— Goleada Info (@goleada_info) May 17, 2023
Recentemente, um episódio similar ocorreu no empate em 0 a 0 entre Santos e Bahia, também pela Copa do Brasil, na partida de ida das oitavas de final, em 17 de maio.
A arbitragem marcou impedimento de Lucas Pires no lance do gol de Deivid Washington. Assim como no caso do Flamengo, a linha traçada durante a revisão do lance não estava alinhada e parecia, além de inconclusiva, sair do braço de Lucas.
O fato gerou revolta entre a torcida e os atletas do Peixe. “Eu acho que foi gol, e toda vez que é milimetricamente, é contra o Santos”, afirmou Lucas Pires após o jogo.
A Copa do Mundo de 2022 foi outra competição em que a análise do VAR foi questionada: o Japão virou a partida contra a Espanha, pelo Grupo E, em um lance que gerou dúvida entre as torcidas.
Mitoma cruzou a bola no limite da linha de fundo, por milímetros, e colocou Tanaka em condições de finalizar e dar números à vitória por 2 a 1 dos japoneses.
O ângulo da câmera em que o lance foi revisado também não estava alinhado, e, pela perspectiva mostrada, a bola parecia ter saído por completo. Mas o VAR assinalou o gol do Japão, que junto dos espanhóis avançou às oitavas de final.
三笘ありがとねー⚽️#kaoru_mitoma #三笘薫#VAR#日本勝利 pic.twitter.com/A8vyTdXVm6
— Satoshi (@satoshi_18_) December 1, 2022
Flamengo protesta em silêncio
Logo após o apito final, o Flamengo emitiu um comunicado informando que o técnico Jorge Sampaoli e seus jogadores não falariam com a imprensa, em protesto contra a arbitragem e a CBF.
O anúncio foi feito nas redes sociais. Segundo o clube, a decisão veio por ordem da direção de futebol rubro-negra, comandada por Marcos Braz, vice-presidente, e Bruno Spindel, diretor executivo.
A manifestação se deu por conta dos lances em que o Rubro-Negro apontou erros da equipe de arbitragem na Ligga Arena.
Além do impedimento de Gabigol, que gerou mais revolta entre os flamenguistas, o clube também considerou um erro a expulsão de Gerson após uma confusão do volante com o zagueiro Thiago Heleno.
Ambos receberam o cartão vermelho, e, assim, Gerson perderá o primeiro confronto das semifinais, diante do Grêmio.
Veja a nota do Flamengo:
Por determinação da direção de futebol, atletas e o técnico Jorge Sampaoli não concederão entrevistas após a classificação do Flamengo na Copa do Brasil. Trata-se de um protesto pelos erros repetidos e absurdos durante a partida. #CRF
— Flamengo (@Flamengo) July 13, 2023