Brasileirão Série A

Hulk é o maior artilheiro do Brasileirão desde estreia no Atlético-MG: veja o raio-x dos gols

Principal jogador do Atlético, Hulk também é destaque em âmbito nacional e lidera em gols no Campeonato Brasileiro desde 2021

Principal jogador do Atlético-MG desde que chegou ao clube para a temporada de 2021, o atacante Hulk também é um dos maiores destaques do futebol brasileiro. No período, ninguém marcou mais gols no Brasileirão do que o camisa 7 do Galo. A Trivela trás um raio-x de como os gols do atacante saíram na principal competição do país.

Hulk chegou ao Atlético com certa desconfiança por nunca ter atuado no Brasil e também ter jogador apenas em campeonatos menos badalados, ficando “escondido” do grande público brasileiro. Mas logo no primeiro ano ele acabou com qualquer contestação que poderia ter pra cima dele. Foi artilheiro e levou o Galo aos títulos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Na liga nacional, marcou 19 gols.

Nos últimos dois anos, Hulk não conquistou um grande título pelo Atlético, mas seguiu sendo o principal jogador do time e o artilheiro. No Brasileirão, o camisa 7 marcou 12 gols em 2022, sendo que ele perdeu os últimos seis jogos do time na competição, e nove gols até o momento na edição de 2023. É a primeira vez que ele não lidera a artilharia do clube no torneio, já que o companheiro de ataque dele, Paulinho, fez 10 gols.

Ao todo, são 40 gols de Hulk no Campeonato Brasileiro em 83 jogos disputados nos quase três anos dele no Brasil. Alguns dados nessa história chamam atenção, como não ter um grande parceiro para lhe dar assistências, ter maioria de gols de perna esquerda e poucos de cabeça. A Trivela te mostra o raio-x dos gols do camisa 7 pelo Galo no Brasileirão.

Os tipos de gols de Hulk

É possível separar os 40 gols de Hulk no Campeonato Brasileiro em diversas categorias. Por exemplo, são 25 de bola rolando e 15 de bola parada, sendo cinco em cobranças de faltas e 10 em cobranças de pênaltis. Quem mais sofreu com as bolas paradas do camisa 7 foi o Fluminense, que levou três gols do tipo:

  • Cinco gols de falta: Corinthians e Fluminense (2021); América (2022); Cruzeiro e São Paulo (2023)
  • 10 de pênalti: Fortaleza, Bahia, Ceará, Juventude, Fluminense e Bahia (2021); Juventude e Fluminense (2022); Cuiabá e Coritiba (2023)

Outra forma de separar os gols de Hulk é por onde eles aconteceram. Dos 40, 30 foram marcados dentro da grande área dos adversários, ou seja, 10 foram de fora da área. Contando que cinco desses gols fora foram de falta, apenas outros cinco foram de fora da área com a bola rolando. Número até surpreendente, pois uma das características mais marcantes do atacante é justamente o chute forte com distância para o gol.

Outra forma de separar os gols é pelo membro usado para marcar. Canhoto, Hulk marcou 32 vezes com a perna dominante. Já com a perna direita, foram apenas seis gols, enquanto que de cabeça, estilo que ele marcou no último jogo, contra o Coritiba, foram apenas dois.

  • 2021: 19 gols – 2 de falta + 6 de pênalti – 14 dentro da área + 5 fora da área – 16 de esquerda + 3 de direita
  • 2022: 12 gols – 1 de falta + 2 de pênalti – 9 na área + 3 fora – 9 de esquerda + 2 de direita + 1 de cabeça
  • 2023: 9 gols – 2 de falta + 2 de pênalti – 7 na área + 2 fora – 7 de esquerda + 1 de direita + 1 de cabeça

O tempo dos gols

Hulk tem seus gols bem distribuídos durante os jogos. Separando a partida em em quatro, sendo 45 minutos dividido em três e o período de acréscimos, o atacante mantém uma média próxima nesses períodos. Com exceção do tempo adicional, onde ele marcou apenas cinco vezes. Confira os gols de Hulk por período de jogo:

Minutos dos gols de Hulk pelo Atlético no Brasileiro
Primeiro tempo Segundo tempo Primeiro + segundo tempo
0-15: 6
16-30: 3
31-45: 6
45+: 2
45-60: 6
61-75: 8
75-90: 6
90+: 3
15: 12
30: 11
45: 12
Acréscimos: 5

Outro detalhe é ver quantos gols decisivos Hulk fez pelo Atlético. Os gols que entram nessa categoria são os que igualam ou colocam o time na frente do placar. Nesse caso, foram 25 ao todo para o atacante, isso sem contar que ele fez o gol do 1×2 na épica virada do Galo contra o Bahia em 2021 (3×2) que garantiu o título do Brasileirão para o clube após 50 anos.

Os garçons de Hulk no Atlético

Um dado que chama atenção nos 40 gols de Hulk pelo Atlético no Brasileiro, é que ele não tem um super parceiro, que lhe serve gols com frequência. Por exemplo, a principal dupla dele na atual temporada, Paulinho, deu cinco assistências para ele, mas nenhuma na liga nacional. Na lista dos maiores garçons para o camisa 7, dois jogadores lideram com apenas três assistências, sendo que um deles já deixou o clube: Zaracho e Eduardo Sasha.

Hulk e seu maior garçom no Atlético (Pedro Souza / Atlético)

Mariano, que deu assistência para Hulk no último jogo, subiu no ranking e agora tem duas. Ele foi apenas o terceiro jogador a servir de garçom para o atacante no Brasileirão, acompanhado de Edenílson e Battaglia. Guilherme Arana, que é visto também como um grande parceiro do camisa 7, só deu uma assistência para ele no Brasileirão.

Ao todo, Hulk fez 22 gols com assistências diretas de seus companheiros de time. Confira a lista dos garçons do atacante:

  • Zaracho 3
  • Sasha 3
  • Mariano 2
  • Nacho 2
  • Jair 2
  • Keno 2
  • Dylan 1
  • Arana 1
  • Nathan 1
  • Nathan Silva 1
  • Junior Alonso 1
  • Guga 1
  • Edenilson 1
  • Battaglia 1
Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander Heinrick

Alecsander Heinrick se formou em Jornalismo na PUC Minas em 2021. Antes da Trivela, passou por Esporte News Mundo, EstrelaBet e Hoje em Dia.
Botão Voltar ao topo