Brasileirão Série A

Ano novo, vida nova? Botafogo quer deixar vexame de 2023 no Brasileiro para trás

Depois de perder o título do Campeonato Brasileiro de 2023 de maneira vergonhosa, o Botafogo investiu alto para tentar evitar um novo fracasso e buscar objetivos grandes em 2024

Depois do vexame na reta final do Campeonato Brasileiro, o Botafogo chega em 2024 querendo superar o fracasso do ano anterior. Para isso, John Textor, dono da SAF do clube, investiu mais de R$ 150 milhões em reforços, inclusive contratando o atacante Luiz Henrique, o jogador mais caro da histórica do clube, e reformulando boa parte do time titulares de um ano para o outro.

No entanto, o Botafogo ainda teve dificuldades neste começo de ano. Em fevereiro, Textor demitiu Tiago Nunes e o clube passou mais de 40 dias sem um treinador efetivo. Na última semana, Artur Jorge foi contrato e terá que ajustar o time em meio a disputa do Campeonato Brasileiro, Copa Libertadores e Nilton Santos.

Como o Botafogo foi no Brasileiro de 2023?

O Botafogo foi do céu ao inferno no Campeonato Brasileiro de 2023. Líder desde a terceira rodada, melhor campanha da história do primeiro turno, recordes batidos, torcida empolgada… O Botafogo parecia ter tudo para voltar a conquistar o Brasileirão depois de 28 anos. No entanto, o clube acabou ficando até mesmo fora do G-4, sem vaga direta para a Copa Libertadores deste ano. E boa parte desses problemas passou pela saída do técnico Luís Castro, ainda antes da virada do turno, para o futebol árabe.

Após a saída de Castro, o time ainda se manteve por um tempo considerável na liderança e chegou a abrir 12 pontos para o vice-líder em determinado momento do Brasileiro, além de ter colocado 14 pontos de diferença para o Palmeiras. No entanto, a queda que começou ainda sob o comando de Bruno Lage foi tão bruscas — e com requintes de crueldade, com viradas históricas, que o Glorioso terminou o Brasileirão com 11 jogos sem vitória e apenas na quinta colocação.

O Botafogo vai lutar por Libertadores

Apesar do alto investimento, o Botafogo ainda tem problemas o elenco, principalmente no sistema defensivo. E conta um técnico que praticamente ainda não atuou pelo clube. Assim, por mais que tenha uma boa relação entre os jogadores e a comissão técnica, Artur Jorge ainda deve levar um tempo para estabelecer o time, o que pode complicar alguma pretensão de título do Glorioso.

Principais jogadores do Botafogo no Brasileirão de 2024

  • Júnior Santos: um dos poucos jogadores que se salvaram das críticas da torcida do Botafogo pelo fim do Brasileiro de 2023, Júnior Santos justificou a confiança do torcedor. Neste começo de 2024, mesmo com o grande investimento do clube em reforços, o atacante vem sendo o melhor e principal jogador do time. Foi essencial para colocar o Botafogo na fase de grupos da Copa Libertadores e já marcou 13 gols em 17 jogos no ano.
  • Luiz Henrique: contratação mais cara da história do Botafogo, e uma das mais caras do futebol brasileiro, Luiz Henrique sofreu uma lesão no seu segundo jogo pelo clube. Assim, ele ainda tenta se firmar no time. Mas, pelo investimento feito e pelo potencial do atacante, ele tem tudo para ser um dos destaques do Botafogo no Brasileiro.
  • Tiquinho Soares: Artilheiro do Botafogo em 2023, Tiquinho Soares continua sendo importante para o time. Apesar de ainda ter apenas quatro gols no ano, o atacante segue participando bem do sistema ofensivo da equipe e a única opção do clube como centroavante.

Qual estilo de jogo do Botafogo com Artur Jorge?

Com a recente chegada de Artur Jorge ao Botafogo, ainda é difícil definir como joga do time do português, que está há menos de dez dias no comando do clube. Mas, pelo histórico do técnico e pelas características do elenco alvinegro, o Botafogo deve jogar buscando a bola, pressionando a saída de bola do adversário e apostando nas transições rápidas no ataque, principalmente pelos lados, algo que o Botafogo fez muito bem no seu melhor momento de 2023.

Onde assistir aos jogos do Botafogo no Brasileirão?

Os jogos do Campeonato Brasileiro de 2024 serão transmitidos pela Rede Globo na TV aberta, SporTV na TV fechada e Premiere no pay-per-view. Em caso de partidas nas quais o Athletico Paranaense for o mandante, a transmissão acontecerá na TNT ou CazéTV.

Você pode acompanhar onde assistir aos jogos do Botafogo no Brasileirão neste artigo.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues é jornalista formado pela UFF e soma passagens como repórter e editor de Lance!, Esporte News Mundo e Jogada10.
Botão Voltar ao topo