Brasileirão Série A

Presidente amplia crise com ofensas a jornalistas e obriga Grêmio a vencer o Cruzeiro

Alberto Guerra disparou contra repórteres em coletiva antes de duelo desta quarta-feira

Não bastasse o fim de ano melancólico e desesperador, o Grêmio ainda consegue alimentar as próprias crises.

E o pior: na véspera de (mais um) duelo decisivo na luta para se afastar do Z4 do Brasileirão, nesta quarta-feira (27), às 21h (horário de Brasília), diante do Cruzeiro, no Mineirão.

Dessa vez, o responsável por isso foi o próprio presidente do clube, Alberto Guerra, em uma fala ofensiva contra o jornalista Diogo Rossi, da Rádio Imortal.

Presidente amplia crise às vésperas de decisão

Na última terça-feira (26), Rossi publicou uma informação de que Martin Braithwaite teria ido à sala do presidente para reclamar dos treinamentos no dia a dia de trabalhos do Grêmio.

Mais tarde, na chegada da delegação gremista a Belo Horizonte, o mandatário convocou entrevista coletiva com os jornalistas presentes. E proferiu ofensas contra o jornalista.

— Tenho que cuidar as palavras. Porque não é colega de vocês (repórteres), é no mínimo um desqualificado. Não deve ter sido parido, deve ter sido filho de chocadeira para falar uma bobagem desse tamanho. São várias fake news dentro de uma — Alberto Guerra, presidente do Grêmio, em fala sobre o jornalista Diogo Rossi.

Além das palavras ofensivas, Guerra negou com veemência que tenha recebido Braithwaite em sua sala.

— Martin nunca esteve na minha sala, nunca conversamos sobre treinamento, ele é um cara extremamente profissional. Nos meus 30 anos de Grêmio, é o atleta mais profissional com quem eu trabalhei. Conversamos abertamente sobre tudo que entendemos que possa ser modificado, melhorado para o resultado ser melhor — disse Guerra.

Em outra resposta, o presidente disparou contra o repórter César Fabris, também da Rádio Imortal, em um questionamento sobre a falta de entrevistas e comunicação da diretoria com o torcedor.

— Foi uma decisão que no pós-jogo, como acontece há oito anos no Palmeiras, há dez no Flamengo. quem fala são atletas e treinador. Dirigente não mais. Seu discurso, claro, vocês precisam da gente e talvez não estejamos na mesma disponibilidade.

— No seu caso (César), é o seguinte: ou tu és assessor de imprensa, ou agente, ou és repórter. Os três juntos não dá. Como vou saber se tu estás falando em defesa do jogador que tens procuração ou do treinador que defendes? — Guerra.

Renato com a mão na cabeça antes do jogo do Grêmio contra o Palmeiras
Grêmio está obrigado a vencer o Cruzeiro. Foto: Marcello Zambrana/IconSport

Grêmio (ainda mais) obrigado a vencer

O duelo com o Cruzeiro encerra uma 35ª rodada que teve alguns resultados positivos, mas outros nem tanto para o Grêmio.

A derrota do Red Bull Bragantino para o Inter e o empate entre Fluminense e Criciúma — dois rivais diretos — ajudaram o Tricolor. Mas a vitória do Juventude sobre o Atlético Mineiro foi péssima.

Com um empate, o Grêmio mantém os mesmos três pontos de distância para o Z4 que tinha no início da rodada.

Últimos jogos do Grêmio no Campeonato Brasileiro

  • Cruzeiro x Grêmio — Campeonato Brasileiro — quarta-feira, 27 de novembro de 2024, às 21h (horário de Brasília);
  • Grêmio x São Paulo — Campeonato Brasileiro — domingo, 1º de dezembro de 2024, às 16h (horário de Brasília);
  • Vitória x Grêmio — Campeonato Brasileiro — quarta-feira, 4 de dezembro de 2024, às 20h (horário de Brasília).
  • Grêmio x Corinthians – Campeonato Brasileiro – domingo, 8 de dezembro de 2024, às 16h (horário de Brasília)
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo