Brasileirão Série A

Grêmio faz diagnóstico de problemas e pode ter mudanças contra o Fluminense

Ambiente no Grêmio é de cobranças e jogo contra o Fluminense será decisivo em meio à má fase

O Grêmio não está em boa fase. O ambiente gremista é de cobrança interna pela retomada dos resultados positivos e também por uma melhora no desempenho. O Tricolor avalia o jogo do próximo domingo (13), contra o Fluminense, na Arena, como fundamental para voltar a vencer. Renato ganha opções e pode fazer mudanças.

O Grêmio já não ganha há três jogos. São duas partidas sem vitória no Brasileirão, contra dois clubes da parte de baixo da tabela, Vasco e Goiás, respectivamente. A sequência é completada com a derrota para o Flamengo, em Porto Alegre, pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil.

No recorte dos últimos sete jogos, o Grêmio perdeu três, empatou outros três e ganhou apenas uma vez. Porém, até mesmo no último resultado positivo, no compromisso com o Atlético-MG, na Arena, pelo Campeonato Brasileiro, o desempenho foi significativamente abaixo do que já foi apresentado neste ano.

Grêmio jogou mal e perdeu para o Vasco no último jogo pelo Brasileirão (Foto: Iconsport)

Motivos do momento ruim do Grêmio

O Grêmio faz avaliações internas que levam a diagnósticos. O clube debate nos bastidores os motivos que levam a esse momento ruim na temporada e procuram encontrar maneiras de fazer a equipe produzir mais e principalmente voltar a vencer.

Um ponto destacado no Grêmio é o desânimo gerado por frustração após a derrota para o Flamengo na Copa do Brasil. A competição era a prioridade máxima do clube na temporada e tida como única possibilidade de conquista de grande título em 2023. O Tricolor esperava um resultado melhor diante dos cariocas.

Mesmo que o Grêmio não tenha atirado a toalha completamente, até mesmo no discurso externo se percebe que o Tricolor quase não acredita em uma classificação no Rio de Janeiro contra o Flamengo. No Brasileirão, segundo o próprio técnico Renato Portaluppi, a disputa do clube é por uma vaga para a Copa Libertadores de 2024.

Ocorreu um desânimo geral no elenco pela frustração da derrota para o Flamengo e o distanciamento para o Botafogo. O Tricolor perdeu o confronto direto da parte de cima da tabela do Campeonato Brasileiro para os cariocas. Apesar disso, em aproveitamento, segue sendo o clube mais próximo do líder da competição.

+Leia mais: Grêmio planeja estreia de Luan, mas quer ver camisa 7 em ação antes disso

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Renato e direção buscam remobilizar o Grêmio

O objetivo do treinador e da diretoria é por devolver o ânimo, não somente interno, mas também externo. Mesmo com a frustração na Copa do Brasil, o entendimento do comandante de vestiário e dos dirigentes é que o ano gremista, principalmente por estar recém voltando da segunda divisão, é extremamente positivo.

A avaliação no Grêmio é que conquistar o Gauchão, vencer os clássicos já disputados, chegar à semifinal da Copa do Brasil e estar na parte de cima da tabela do Brasileirão deve ser tratado como uma temporada positiva para o clube, ainda mais pela chegada de Suárez que trouxe importantes e significativos benefícios financeiros ao clube.

Antônio Brum, vice de futebol do Grêmio, busca auxiliar Renato a retomar a confiança no clube (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Renato pode mudar o esquema tático do Grêmio novamente

O Grêmio já mudou de esquema mais de uma vez nesta temporada. O ano começou com Renato Portaluppi buscando atuar com sua ideia principal, tendo dois extremas no ataque. Porém, pela falta de atacantes com característica de velocidade, houve a mudança para um time com meias-armadores.

Os meias deram resposta positiva no estadual, mas tiveram rendimento ruim nas competições nacionais. O sistema com três zagueiros passou a ser utilizado e deu resposta rápida, sendo fixado e tendo sucesso, mas já foi abandonado contra o Vasco.

Renato está buscando retomar sua ideia principal de jogo, com atacantes de lado na equipe, mas o baixo desempenho de Nathan nas oportunidades que recebeu, pode fazer o treinador gremista retirar o meio-campista para devolver um zagueiro ao time.

Nathan não deu resposta positiva nas oportunidades que recebeu no time do Grêmio (Foto: Iconsport)

Lucas Besozzi está com moral no Grêmio

O jovem atacante argentino tem agrado nos treinamentos e também aprovou na sua estreia diante do Vasco. Besozzi deve ganhar mais minutos em campo diante do Fluminense. Ferreira, mesmo plenamente recuperado, não tem passado confiança ao treinador.

João Pedro Galvão também será alternativa para os lados do ataque, embora atue principalmente de forma mais centralizada. Porém, o novo reforço ainda não está fisicamente pronto para iniciar uma partida. O atleta deve ser opção no banco de reservas no próximo domingo.

Quando Pedro Geromel retorna?

O zagueiro já treina normalmente, sem dores e sem limitações, há três semanas. Geromel aproveita a semana cheia de trabalhos no CT Luiz Carvalho para evoluir no processo de retomada do ritmo de jogo nas atividades com bola. Existe possibilidade que o jogador apareça no banco de reservas diante do Fluminense.

Foto de Bruno Soares

Bruno Soares

Bruno Soares nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em 2023. Antes de escrever para Trivela, passou por rádio Grenal, Ulbra TV e MS+ Sports
Botão Voltar ao topo