Brasileirão Série A

Grêmio questiona arbitragem após derrota para o Atlético-MG: ‘Duramente prejudicado’

Pênalti em Hulk e gol anulado de Braithwaite geraram revolta no lado do Tricolor Gaúcho

Apenas 11 dias depois do empate em 0 a 0 com o Botafogo, em que a expulsão de Monsalve gerou muita polêmica, o Grêmio voltou a reclamar da arbitragem nesta quarta-feira (9).

O Grêmio entende que foi prejudicado em dois lances capitais logo no início da derrota por 2 a 1 para o Atlético-MG, na Arena MRV, em partida atrasada da sexta rodada do Campeonato Brasileiro.

‘Hulk chuta o chão', opina Renato

Primeiro, no pênalti de Jemerson em cima de Hulk, aos oito minutos, que o árbitro Luiz Flávio de Oliveira imediatamente assinalou no campo, e o próprio camisa 7 atleticano converteu para abrir o placar.

— No pênalti do Hulk o Jemerson chuta o chão. O Hulk valorizou. Ele não foi no VAR, o VAR não chamou ele — reclamou o técnico Renato Portaluppi.

Renato Portaluppi durante o jogo entre Atlético-MG e Grêmio

‘Não tem como amputar o braço', ironiza Brum sobre gol anulado de Braithwaite

Depois, no gol de Martin Braithwaite, que seria o do empate gremista, aos 11 minutos. O VAR, Wagner Reway, chamou Luiz Flávio para consultar o vídeo, e o tento foi anulado por toque de braço do dinamarquês na origem da jogada.

— O que eu falo há 10 anos: o VAR apita o jogo. Cada pessoa que vai no VAR tem uma regra. […] Vi o lance por vários ângulos, não vi a bola pegando no braço do Martin. Mesmo se tivesse pego, que ele tenha dominado a bola com o braço e feito o gol… Ele correu, chutou, goleiro defendeu, a bola sobrou para ele… Foram alguns segundos depois — argumentou Renato.

— Não tem como amputar o braço do jogador do Grêmio. Ele ainda cola o braço no corpo justamente para evitar qualquer polêmica — acrescentou o vice-presidente de futebol do Grêmio, Antônio Brum.

Dirigente do Grêmio manifesta preocupação com arbitragem para o Gre-Nal

O dirigente, que normalmente não se manifesta após os jogos, voltou a ir aos microfones, assim como havia acontecido após o empate com o Botafogo.

— Mais um jogo em que o Grêmio foi duramente prejudicado pela arbitragem e que, para mim, interferiu diretamente no resultado da partida. […] É uma sucessão de erros coletivos, que tu não sabe mais de quem reclamar. Se tu reclama do VAR ou do árbitro do campo — ponderou Brum.

Antônio Brum, vice-presidente de futebol do Grêmio. Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

O vice de futebol gremista também já se antecipou acerca do clássico Gre-Nal do próximo dia 19, no Beira-Rio. Para alguns, em tradicional tentativa de condicionar a arbitragem.

— O Grêmio foi duramente criticado, e estamos muito preocupados porque vamos viver na sequência a semana Gre-Nal. Faço um apelo para a CBF que escolha muito bem a arbitragem para que o Grêmio não seja novamente prejudicado na sequência do campeonato — clamou.

Próximos jogos do Grêmio

  • Internacional x Grêmio — Campeonato Brasileiro — sábado, 19 de outubro de 2024, às 16h (horário de Brasília);
  • Grêmio x Atlético/GO — Campeonato Brasileiro — sábado, 26 de outubro de 2024, às 16h30min (horário de Brasília).

Grêmio no Campeonato Brasileiro 2024

  • 11º colocado com 35 pontos em 29 jogos
  • 10 vitórias, 5 empates e 14 derrotas
  • 40% de aproveitamento
  • 33 gols feitos e 37 gols sofridos
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo