Brasileirão Série A

Coutinho dá gosto de vitória a empate e, acima de tudo, esperança para o Vasco

Em noite de atuação ruim, o primeiro gol de Philippe Coutinho neste retorno ao Vasco é mais do que simbólico

Philippe Coutinho, enfim, parece ter estreado pelo Vasco. Neste domingo (15), o cria da Colina marcou o gol que garantiu o empate em 1 a 1 com o Flamengo, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. O resultado, é claro, e a atuação não foram das melhores, mas o gol do meia, que voltou a jogar depois de mais de um mês fora, deu esperança de que o Cruz-Maltino ainda pode evoluir na reta final da temporada.

✅ Siga a Trivela no Threads e BlueSky

O Vasco, de fato, não fez um bom jogo. O Flamengo foi muito superior durante quase toda a partida, teve duas bolas na trave e poderia ter construído um placar mais elástico. Mas o time de Rafael Paiva, como já tem sido normal, não desistiu e buscou o empate no fim do jogo. E ainda teve chance para tentar a virada.

Mas, mais importante do que o ponto conquistado, que deixa o Vasco ainda em situação confortável no Campeonato Brasileiro, foi o retorno e o gol de Coutinho.

Contratado em julho e com uma expectativa alta da torcida, Philippe Coutinho teve um começo devagar no Vasco. Que pese o período de adaptação neste retorno ao futebol brasileiro e vindo de um período de férias, o meia teve quatro jogos em que pouco conseguiu fazer pelo time do Vasco. Foram poucos minutos em campo, é verdade, mas ainda assim o começo deixou a desejar.

E o retorno do Cria ainda foi interrompido por problemas físicos e médicos. Coutinho sofreu uma lesão na muscular na coxa esquerda no começo de agosto. Quando estava perto de retornar aos jogos, teve Covid-19 e precisou desfalcar o time.

Longe das condições físicas ideais, precisou passar por um período de treinos para aprimorar a parte física e, enfim, voltou a ser relacionado por Rafael Paiva neste domingo.

Coutinho salva noite ruim do Vasco

No Maracanã, Coutinho viu do banco o Flamengo praticamente amassar o Vasco durante boa parte do jogo. O Rubro-Negro foi superior e desperdiçou oportunidades de fazer um placar elástico.

Quando Rafael Paiva decidiu acionar Coutinho e o meia se preparava para entrar em campo, o Flamengo abriu o placar com Gerson, aos 27 do segundo tempo. O que poderia parecer um sinal de azar do meia, acabou se transformando num final de jogo bom para o Vasco.

Coutinho entrou dois minutos depois do gol do Flamengo e teve um começo de noite apagada, praticamente sem tocar na bola. Mas o cria da Colina mostrou ter estrela ao aparecer na área para fazer, aos 42′, o gol de empate. O meia apareceu na pequena área para completar, de cabeça, um cruzamento de Puma Rodríguez.

O gol marcado por Coutinho foi comemorado de forma muita efusiva pela torcida do Vasco. O Cruz-Maltino ainda teve chance de virar com Vegetti e, mesmo com o empate no placar, o gol de Coutinho e a festa dos vascaínos deram a sensação de um resultado positivo.

Coutinho pode ser a esperança de evolução do Vasco

Mesmo sem Coutinho, o Vasco de Rafael Paiva conseguiu dar uma boa arrancada no Campeonato Brasileiro e chegar nas semifinais da Copa do Brasil. Sempre jogando no limite e muitas vezes precisando buscar resultados, como na noite deste domingo, o Cruz-Maltino ainda apresentava certas limitações técnicas.

A expectativa, agora, é de que o gol marcado no clássico com o Flamengo dê mais confiança para Coutinho e que o meia possa dar esse toque de qualidade que o Vasco precisa para a reta final da temporada. Afinal, o Cruz-Maltino tem pela frente uma sequência difícil, com confrontos diante de Palmeiras, em Brasília, e o Cruzeiro, fora de casa. Em outubro, o Vasco tem as semifinais da Copa do Brasil contra o Atlético-MG.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo