‘Não sei se existe pressão externa’, questiona Mano após Textor criticar arbitragem
Técnico do Fluminense deixa no ar que dono da SAF do Botafogo pode ter constrangido arbitragem com críticas desde 2023
Apesar da falha de Felipe Melo no gol de Luiz Henrique que deu a vitória ao Botafogo, o Fluminense reclamou da arbitragem. O técnico Mano Menezes questionou o que chamou de “pressão externa” de John Textor, dono da SAF alvinegra, à arbitragem.
— Não sei se existe uma pressão externa que foi feita bastante forte de autoria do dono da SAF do Botafogo (John Textor) — questionou Mano Menezes.
— Não sei se intimidou alguma coisa porque nesse ano o pessoal está sensível para caramba para analisar ou para dar um pênalti contra, para marcar uma falta e anular um gol — opinou Mano.
O técnico tricolor citava o relatório produzido pela Good Game e apresentado por John Textor à CPI das Apostas Esportivas. Desde o fim do Brasileirão de 2023, quando o Botafogo perdeu grande vantagem na liderança e o título, o empresário tece críticas e afirma ter provas de manipulação de resultados no futebol brasileiro.
Publicação de @caiobloisVer no Threads
O treinador foi além na crítica. Para Mano, o precedente aberto pela pressão feita por Textor na arbitragem brasileira é muito perigoso.
— O pessoal está mais sensível. Isso é ruim porque vai levar outras pessoas a fazerem pressão. A pressão é sempre ruim, mas quando você vê que a pressão surte efeito, você se sente também no direito de fazer — disse.
Comentarista de arbitragem vê erro de Wilton em pênalti
Em sua entrevista coletiva, Mano questionou dois lances. Além de ver falta no lance que resolveu a partida, o treinador do Flu também reclamou de pênalti de Matheus Martins em Cano.
Publicação de @doentesporfutebolVer no Threads
O lance aconteceu ainda no primeiro tempo. No Premiere, o comentarista de arbitragem Paulo César de Oliveira opinou que a decisão de Wilton Pereira Sampaio foi um erro.
— Foi pênalti porque, depois de ter dominado a bola, o Matheus Martins realizou uma ação adicional e atingiu o rosto do Cano — afirmou o ex-juiz.
Textor critica arbitragem em postagem, mas apaga
Durante o jogo, John Textor postou um vídeo em sua conta oficial no Instagram.
No story, o empresário questionava a não marcação de falta de Marcelo em Matheus Martins. Ele afirmou que o lance foi “intencional” por parte do lateral do Fluminense.
John Textor reclama de pisão de Marcelo em Matheus Martins. Diz ele que intencional.
Não publicou nada sobre cotovelada do mesmo Matheus Martins em Germán Cano.
Daqui do Maracanã, não vi intenção em nenhum dos dois lances. Mas sem querer também é falta e marcaria ambas.
— Caio Blois (@caioblois.bsky.social) September 21, 2024 at 7:16 PM
Logo depois, entretanto, Textor apagou a publicação. Ele não voltaria a postar sobre a arbitragem de Wilton Pereira Sampaio até o fim do jogo, quando apenas comemorou a vitória do Botafogo e provocou o Fluminense.