Brasileirão Série A

Em crise, Fluminense vê com bons olhos saídas de veteranos na janela

Lanterna do Brasileirão, Tricolor não irá se opor à saída de reforços contratados para 2024 e tem incógnitas no elenco

Lanterna do Campeonato Brasileiro, o Fluminense vive uma grande crise. Enquanto aguarda a chegada de reforços e as reestreias de Thiago Silva e Nonato, além do retorno de desfalques, o Tricolor planeja mudanças internas.

Não é novidade que os reforços para 2024 ainda não mostraram o que deles se esperava. Alguns deles, entretanto, podem sair antes mesmo disso.

A Trivela apurou que há a intenção da diretoria e do técnico Mano Menezes de fazer algumas mudanças no elenco. Ao menos dois reforços contratados para 2024 estão na corda bamba.

Sem muito dinheiro para contratar, o Fluminense vê com bons olhos enxugar sua folha salarial para ganhar fôlego no mercado da bola. O clube não pretende se opor à saída de alguns jogadores.

Fluminense deve vender jogadores na janela

A janela internacional de transferências se abre nesta quarta-feira (10), e o mercado da bola começa a se agitar. Para o Fluminense, algumas saídas são iminentes.

Será difícil segurar o volante André, por exemplo. Uma boa proposta de um grande centro levará provavelmente o camisa 7 para a Europa. Após recusar o Liverpool em 2023, o jogador de 22 anos não pretende fazer o mesmo nesta temporada. E nem o clube.

Fluminense tem a expectativa de negociar André na janela de transferências - Foto: Icon sport
Fluminense tem a expectativa de negociar André na janela de transferências – Foto: Icon sport

Isso porque a saída de André pode significar a permanência de Jhon Arias. O colombiano não tem propostas por enquanto, mas recebeu sondagens de Portugal e Itália.

O Zenit, que oferecera 19 milhões de euros em janeiro, voltou a procurá-lo, mas a Trivela apurou que o atacante de 26 anos não quer jogar na Rússia. Na Copa América com a Colômbia, Arias só voltará ao Flu na próxima semana.

https://twitter.com/jhonariasa/status/1810003786045542402

John Kennedy também atrai o interesse de clubes de México e Estados Unidos, mas não deseja deixar o Fluminense. O clube, por outro lado, vê uma negociação com bons olhos desde que o negócio envolva altas cifras.

Felipe Alves vira quarta opção no gol do Fluminense

Homem de confiança de Fernando Diniz, o goleiro Felipe Alves não goza do mesmo prestígio com o treinador de goleiros André Carvalho. Antes reserva imediato, ele agora é a quarta opção para a meta com Mano Menezes.

Felipe, no entanto, não pretende procurar outro clube no momento. O Flu, por outro lado, não irá se opor a sua saída caso haja interesse do jogador e de outras equipes.

Gabriel Pires pode buscar novo clube no mercado

Outro jogador que pode deixar o Fluminense é o volante Gabriel Pires.

Triste com as vaias que vem recebendo das arquibancadas, o jogador de 30 anos conversou com a comissão técnica e a diretoria e aguarda a janela de transferências.

Gabriel ainda não fez sete jogos no Campeonato Brasileiro e pode mudar de ares na Série A ou até voltar ao exterior. O Fluminense também não pretende se opor.

A Trivela apurou que o interesse em sua saída, neste momento, é mútuo, embora Mano Menezes goste do volante.

Gabriel Pires pode deixar o Fluminense na janela de transferências - Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC
Gabriel Pires pode deixar o Fluminense na janela de transferências – Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC

Renato Augusto ganha força com Mano Menezes

Embora também tenha sido vaiado pela torcida do Fluminense, Renato Augusto segue prestigiado internamente. A Trivela apurou que o camisa 20 ganhou força com a chegada de Mano Menezes.

Isso porque as rusgas que existiram nos tempos de Corinthians não são mais um problema. Assim que chegou, Mano chamou Renato para uma conversa e afirmou contar com ele. Do jogador, ouviu palavras de confiança que o time pode sair dessa situação.

Com boa relação com o elenco, Renato Augusto tem a confiança do clube para render ainda em 2024. O meia de 36 anos tenta melhorar fisicamente para seguir recebendo chances.

Renato Augusto ganhou força com a chegada de Mano Menezes ao Fluminense (Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE FC)
Renato Augusto ganhou força com a chegada de Mano Menezes ao Fluminense (Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE FC)

Douglas Costa é incógnita no Fluminense

Um dos nomes mais badalados a chegar em 2024, o atacante Douglas Costa não vive boa fase no Fluminense. Vaiado constantemente pela torcida e com problemas físicos, o ponta-direita é uma incógnita no clube.

Em má fase, Douglas Costa é uma incógnita no Fluminense - Foto: MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE F.C.
Em má fase, Douglas Costa é uma incógnita no Fluminense – Foto: MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE F.C.

O atacante tem boa relação com o elenco, mas pode deixar o clube. Douglas dificilmente recusaria uma proposta na janela de transferências, e o Flu vê sua saída como um alívio pelo baixo desempenho.

Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo