Brasileirão Série A

Flamengo aposta em personalidade de Tite para corrigir erros com treinadores de 2023

Gestão de pessoas do treinador é fator crucial para escolha da diretoria do Flamengo, que ainda viu um Landim relutante

Ainda que não tenha oficializado a saída do técnico Jorge Sampaoli, o Flamengo já está em busca de um substituto e tem alvo definido: Adenor Leonardo Bacchi, o Tite. O ex-treinador da Seleção Brasileira recebeu os primeiros contatos do Rubro-Negro e, agora, espera algo mais concreto, mesmo que esbarre em alguns problemas. O gaúcho é bem visto nos bastidores, e o clube da Gávea aposta muito na gestão do comandante.

Depois de não renovar com Dorival Júnior, o Flamengo apostou em dois treinadores conhecidos por estilos ofensivos, uma manutenção no critério, mas com a mudança drástica do “paizão” para comandantes sem tato com os atletas. Tanto Vítor Pereira quanto Sampaoli, em especial o segundo, caíram por conta dessa dificuldade. Tite, por outro lado, tem histórico de saber extrair o melhor de um elenco.

Até Landim se rende a boa gestão de pessoas de Tite

Presidente do Flamengo, Rodolfo Landim tem convicções fortes e não via Tite como uma possibilidade para ser treinador do clube. Não é uma questão de relacionamento, já que a dupla conviveu diariamente quando estiveram na delegação da Seleção Brasileira, campeã da Copa América de 2019, mas pelo estilo do técnico. O Rubro-Negro se caracterizou por comandantes que buscam o ataque, e Adenor prioriza a solidez defensiva.

A Trivela confirmou a informação do ge de que o mandatário, ainda relutante, confiou em pessoas próximas para abrir conversas com Tite. Por ter comandado a Amarelinha, além de fortíssimos times do Corinthians na última década, o treinador é visto como um estudioso do futebol, que poderia extrair o melhor de cada atleta desse elenco, especialmente depois da renovação prevista pelo departamento de futebol.

Apesar do campo e bola ser um fator importante, o principal é mesmo a gestão de pessoas. Como mencionado, o Flamengo teve problemas com os dois treinadores escolhidos para comandar o time neste ano, e quer mudar radicalmente nesse quesito. Tite é visto como uma excelente opção, segundo apurou a reportagem, especialmente por saber ser o “paizão”, mas fazer com que os atletas se doem por uma causa maior. A questão, inclusive, lembra um pouco o ex-treinador do clube, Jorge Jesus.

Tite abraça Gabigol, um dos símbolos do Flamengo nos últimos anos (Foto: CBF/Divulgação)

O que falta para o avanço?

O primeiro contato veio, e o Flamengo tenta avançar para fechar a contratação ainda nesta temporada, mas esbarra em algumas convicções de Tite. Inicialmente, uma volta ao Brasil não estava nos planos do treinador, que queria um trabalho consolidado na Europa. No entanto, por não ter recebido nenhuma proposta que agradasse, o comandante voltou as atenções para seu país de origem.

Com 62 anos, o natural de Caxias do Sul não tem pressa para assumir o Flamengo e, inclusive, teria mais vontade de iniciar os trabalhos quando a temporada terminasse. É justamente esse ponto que precisa de um denominador comum entre clube e treinador, já que o Rubro-Negro almeja um substituto imediato para Sampaoli. A ideia é começar a reformulação o mais rápido possível.

Em seu último trabalho, pela Seleção Brasileira, Tite realizou 81 jogos, entre amistosos, partidas das Eliminatórias, Copas do Mundo de 2018 e 2022 e Copa América. Foram 61 vitórias, 15 empates e apenas seis derrotas, mas nenhum título do tão sonhado Mundial de Seleções, que o Brasil terminou participações com eliminações traumáticas.

Sampaoli cai quando, de maneira oficial?

Essa é a grande incógnita do ambiente do Flamengo nesta terça-feira (26), data em que a equipe se reapresenta depois da final da Copa do Brasil. Ao contrário do que muitos esperavam, Sampaoli ainda não foi comunicado da decisão da diretoria de seguir o projeto em frente sem ele, embora tenha ficado claro depois do vice-campeonato diante do São Paulo.

Sampaoli está muito perto de deixar o Flamengo de maneira oficial (Foto: Icon Sport)

Sampaoli concedeu coletiva no domingo (24) e voltou com o Rio de Janeiro junto a delegação. Desde então, o treinador espera por um contato dos rubro-negros para encerrar a parceria. A multa do treinador argentino é de 1,5 milhão de euros, cerca de R$ 8 milhões na cotação atual. A Trivela apurou que a presença do treinador no Ninho do Urubu, para o treino desta terça, está confirmada.

Mesmo que esteja buscando águas diferentes com Tite, o Flamengo pode repetir aquele que foi considerado um erro no ano passado. Se comandar o treino do Flamengo, Sampaoli se juntará a Paulo Sousa no hall de técnicos do clube que estavam cientes de sua demissão, mas, ainda assim, continuaram vivendo o dia a dia do time. É importante frisar que a diretoria rubro-negra não deve manter o argentino para o duelo diante do Bahia, no sábado (30), no Maracanã.

Veja números da passagem de Sampaoli pelo Flamengo

  • 39 jogos (20 vitórias, 10 empates e 9 derrotas)
  • 59% de aproveitamento
  • +22 de saldo (63 gols marcados e 41 sofridos)
  • Nenhum título
Foto de Guilherme Xavier

Guilherme Xavier

É repórter na cobertura do Flamengo há três anos, com passagens por Lance e Coluna do Fla. Fã de Charlie Brown Jr e enxadrista. Viver pra ser melhor também é um jeito de levar a vida!
Botão Voltar ao topo