Seguro e sem fazer força, Flamengo vai da água para o vinho em estreia de Tite
Tite deixa sua marca em vitória do Flamengo, com ajustes pontuais e recuperação de alguns atletas, como Ayrton Lucas
A confiança era grande, mas o Flamengo conseguiu exceder as expectativas na estreia de Tite. Ao vencer o Cruzeiro por 2 a 0, o Rubro-Negro não dá um passo importante apenas na tabela de classificação, mas também na recuperação da confiança de um elenco desanimado por frustrações de 2023. Adenor sabe o que está fazendo e foi a principal figura no triunfo.
Ninguém esperava um time dominante logo na estreia, mas Tite soube fazer com que o Flamengo sofresse pouco e conseguisse uma vitória segura no Mineirão. Tal roteiro foi raro na temporada, e o treinador soube valorizar a entrega de seus atletas na coletiva depois da partida. Em resumo, Adenor Leonardo Bachi fez o básico e foi premiado por isso.
Esquema de jogo valoriza solidez defensiva
Ao entrar em campo, Tite mostrou que estava ciente do principal problema do Flamengo na temporada. Com Pulgar e Thiago Maia, dois volantes de ofício, o time teve sustentação para defender e fazer a transição, ainda que a partida do segundo não tenha sido das melhores. Já foi um ponto de partida para que o Rubro-Negro sofresse pouco diante do Cruzeiro.
Além da sustentação, a marcação dos dois volantes também liberou Wesley, pelo lado direito, e Ayrton Lucas, pelo esquerdo, algo que raramente acontecia com Jorge Sampaoli. O camisa 6, inclusive, inaugurou o placar no Mineirão e fez sua melhor partida em muito tempo. A sincronia nesse avanço foi fundamental para que o Flamengo conseguisse construir a vitória.
Para completar a linha, Fabrício Bruno foi seguro e David Luiz estava bem até deixar o campo com torção no tornozelo. Ele será reavaliado pelo Flamengo nesta sexta-feira (20), durante a reapresentação. Rossi começou bem, com grande defesa nos primeiros minutos, mas depois brincou de tanto soltar a bola. Ainda que tenha sido o escolhido para iniciar, ainda não passa plena confiança.
Dedo de Tite em reviravolta e gols do Flamengo
O Rubro-Negro venceu com tranquilidade, mas nem sempre teve o controle total da partida. Os primeiros 25 minutos foram de domínio do Cruzeiro, com marcação pressão que incomodava a saída de bola do Flamengo. Em momentos como esse, de falta de encaixe, que um grande treinador faz a diferença. Tite, campeão de tudo, recolocou a equipe no jogo.
Ao identificar as investidas do Cruzeiro, o treinador inverteu Everton Ribeiro com Gerson e fez com que o time ficasse mais com a bola. O resultado veio justamente nos erros do adversário, dos quais o Flamengo soube tirar proveito com maestria. No restante da partida, que ainda teve pressão de leve da Raposa, nos minutos finais, o Rubro-Negro soube administrar bem.
Valorização do trabalho de todos
Tite será uma peça fundamental na engrenagem do Flamengo, especialmente no período de reformulação, mas ele não está sozinho. Por mais que tenha trazido uma comissão técnica com cinco peças, entre auxiliares, preparador físico e analista de desempenho, o treinador precisa contar, também, com aqueles que já estavam no clube. A integração tem sido feita com maestria.
— O Flamengo gosta de ter a bola, eu gosto de ter a bola, queria agregar a essa característica. Entrar em jogos assim é muito difícil, e os quatro que entraram foram bem, isso é muito importante. Os jogos tem sido de um nível de exigência muito grande, é uma disputa muito acirrada. Todos poderem dar sua contribuição me deixa muito feliz — disse.
Como o próprio Adenor citou durante a coletiva, todos foram importantes para essa adaptação. Do faxineiro ao presidente, o Flamengo precisa estar cada vez mais unido, algo que se perdeu ao longo de um ano repleto de fracassos e decisões erradas. É uma nova cara para o clube, que começou sua caminhada rumo à vaga direta na Libertadores. O próximo compromisso é diante do Vasco, no domingo (22), no Maracanã.