Brasileirão Série A

Flamengo pode ganhar reforço e agregar o saldo (que já é positivo) do período de Copa América

Rubro-Negro chega à metade da sequência de desfalques em situação interessante e espera uma excelente notícia neste sábado

O jogo contra o Cruzeiro marca a metade do período de desfalques da Copa América para o Flamengo. Tite e companhia se viraram do jeito que deu, e o saldo foi extremamente positivo, já que o Rubro-Negro está na liderança do Brasileirão. A situação, contudo, pode ficar ainda melhor.

A Trivela revê todos os passos do clube neste período difícil, com elenco mais enxuto do que o habitual. Neste sábado (29), Tite tem a possibilidade de acompanhar a volta de um desses atletas entregues à Copa América, antes mesmo do esperado.

O Flamengo na Copa América

A derrota para o Juventude não ofusca o interessante trabalho do Flamengo, mesmo com os desfalques. A equipe ocupa a ponta da tabela do Campeonato Brasileiro, com 24 pontos conquistados em 36 possíveis. Venceu Grêmio, Bahia e Fluminense, jogos complicados, além de um empate suado diante do Athletico Paranaense, em Curitiba.

Dessa forma, o Flamengo conseguiu conquistar 10 dos 15 pontos possíveis nesse período sem Pulgar, De La Cruz, Arrascaeta, Varela e Matias Viña, todos titulares no momento em que deixaram o clube para servir às respectivas Seleções. O saldo é muito positivo, ainda mais pelo que foi feito com o elenco.

Os resultados dramáticos fizeram com que o plantel se unisse ainda mais, recuperando a sinergia com a torcida rubro-negra. Léo Ortiz e Léo Pereira foram bem ao serem improvisados e mostraram a força desse grupo, que, segundo Tite, vai longe quando junto.

— Quando um grupo de atletas se gosta, ele faz mais. Quando um grupo de atletas tem o respeito e amizade, ele faz mais. E nós pensamos sempre no próximo jogo, nós trabalhamos dessa forma e conduzimos o trabalho dessa forma. Sem se preocupar com estatísticas passadas, situações passadas. É sempre o momento — analisou, após a vitória sobre o Fluminense.

Retorno inesperado

Se Tite já vê o Flamengo bem, mesmo com os desfalques, imagine se conseguir um dos atletas da Copa América antes do esperado. Se o Uruguai, do quarteto rubro-negro, é líder do Grupo C, o Chile, de Erick Pulgar, está em apuros. La Roja acumulou um ponto em seis possíveis no Grupo A, que também conta com Argentina, Peru e Canadá.

Os chilenos enfrentarão os canadenses neste sábado (29), às 21h (de Brasília), em Orlando. Quem vencer se classifica às oitavas de final, mas La Roja, por conta de campanha inferior, precisa dos três pontos para garantir a vaga.

  1. Argentina – 6 pontos
  2. Canadá – 3 pontos
  3. Chile – 1 ponto 
  4. Peru – 1 ponto

Se for eliminado na fase de grupos, Pulgar poderá retornar às atividades no Flamengo de imediato. Ele não estará em campo contra o Cruzeiro, neste domingo (30), pelo do pouco tempo hábil de descanso até lá, mas pode muito bem pintar diante do Atlético Mineiro, na próxima quarta-feira (3).

Pulgar pode ser o primeiro a voltar ao Flamengo pós Copa América (Foto: Divulgação/La Roja)

A Trivela apurou que o Flamengo observa a situação de Pulgar de perto, mas só vai se movimentar caso a eliminação precoce se concretize.

Sequência difícil pela frente

Além dos jogos contra Cruzeiro e Atlético Mineiro, o Flamengo ainda terá dois compromissos pelo Brasileirão antes do fim da Copa América. A final está marcada para o dia 14 de julho, em Miami.

  • Flamengo x Cruzeiro – 30 de junho – 18h30 (de Brasília) – Maracanã
  • Atlético Mineiro x Flamengo – 03 de julho – 21h30 (de Brasília) – Arena MRV
  • Flamengo x Cuiabá – 06 de julho – 21h (de Brasília) – Maracanã
  • Flamengo x Fortaleza – 10 de julho – horário não definido pela CBF – Maracanã
Foto de Guilherme Xavier

Guilherme Xavier

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo