Flamengo de Filipe Luís vive linha tênue entre solução e problema no Brasileirão
Treinador utilizará o duelo contra o Juventude pensando na decisão, mas situação no nacional não permite deslizes
O duelo do Flamengo contra o Juventude servirá como uma espécie de laboratório para Filipe Luís testar um pouco mais o time, diante dos desfalques para a final da Copa do Brasil. As semelhanças entre as baixas, inclusive, são determinantes para algumas mexidas. O problema é que não há margem para muitos erros.
A situação do Flamengo no Campeonato Brasileiro não é ruim, mas um tropeço em casa pode complicar o fim de temporada. O clube já viu, em 2023, o que pode acontecer quando se aposta todas as fichas nas incertezas de uma final.
Mexidas à vista?
Essa é a principal questão de momento para Filipe Luís. Como as baixas são semelhantes, o comandante pode preparar o time no mesmo esquema que quiser na final da Copa do Brasil.
Além de Pedro, Viña, Cebolinha e Luiz Araújo, Bruno Henrique (suspenso) e De La Cruz (lesionado) são os desfalques iguais. Charly Alcaraz pode ganhar nova oportunidade, assim como Michael, do jeito que ele gosta, na ala esquerda.
O treinador também teve problemas de última hora, já que Alex Sandro e Carlinhos foram vetados da partida por problemas físicos. Ayrton Lucas deve ser utilizado na vaga do lateral esquerdo titular.
O Clube de Regatas do Flamengo informa que o atleta Alex Sandro não está recuperado de um desconforto na posterior da coxa direita apresentado na partida contra o Corinthians. Não será relacionado para enfrentar o Juventude. O atacante Carlinhos foi diagnosticado com uma lesão no…
— Flamengo (@Flamengo) October 25, 2024
A situação no Campeonato Brasileiro
No momento, o Flamengo carrega 51 pontos na bagagem e um jogo a menos do que os adversários na zona de classificação para a Libertadores. A derrota para o Fluminense, na última rodada, deixou a situação no G-4 mais ameaçada, e a vitória sobre o Juventude é fundamental.
3. Fortaleza – 56 pontos (30 jogos)
4. Flamengo – 51 pontos (29 jogos)
5. São Paulo – 50 pontos (30 jogos)
6. Internacional – 49 pontos (29 jogos)
7. Bahia – 46 pontos (30 jogos)
A questão é que o duelo atrasado é justamente contra o Internacional, em um jogo de seis pontos. Além disso, o jogo é nas vésperas da final da Copa do Brasil, em Porto Alegre, ou seja, o Flamengo provavelmente não enviará força máxima.
O resultado no Maracanã, já se coloca como crucial para manter a gordura antes dos jogos contra o Atlético Mineiro. A bola rola para Flamengo e Juventude a partir das 16h30 (de Brasília) deste sábado (26).
Filipe Luís viveu isso
Por mais que a decisão do laboratório tenha sido tomada em conjunto, como é de praxe no Flamengo, Filipe Luís tem mais razões para buscar o resultado contra o Juventude.
Não dá para esquecer que o atual treinador participou da derrocada rubro-negra na Copa do Brasil de 2023, diante do São Paulo, como jogador.
O medo se transformou em necessidade naquela reta final de Campeonato Brasileiro, e o Flamengo só confirmou a vaga direta na Libertadores na última rodada, perdendo para o São Paulo, inclusive. Muito mais por incompetência do Botafogo do que por méritos próprios.
Ao contrário de 2023, contudo, o Alvinegro não dá sinais de derrocada, e outras equipes se colocam como candidatas ao G-4, como São Paulo, Internacional e Bahia, todos com apenas o Brasileirão por disputar.
É um fim de temporada puxado para o Flamengo, que não pode largar totalmente o Campeonato Brasileiro, mas também precisa priorizar a Copa do Brasil, um título importante que está a duas vitórias de parar no colo dos rubro-negros.