Brasileirão Série A

Ferreira revive sina de lesões dos tempos de Grêmio pelo São Paulo; veja prazo de recuperação

Atacante sofreu uma lesão do tendão do quadríceps da perna esquerda na derrota para o Palmeiras

O São Paulo não terá Ferreira à disposição contra o Nacional, nesta quinta-feira (22), às 19h (horário de Brasília), no MorumBIS, pelo jogo da volta das oitavas de final da Libertadores — e por um bom tempo.

O atacante sofreu uma lesão do tendão do quadríceps da perna esquerda. Ele sentiu o problema logo a cinco minutos de jogo na derrota por 2 a 1 para o Palmeiras, no Allianz Parque.

Sem Ferreira, Luis Zubeldía tem Rodrigo Nestor e Michel Araújo como principais alternativas do setor. O técnico também pode optar por escalar Welington Rato pela direita e usar Lucas aberto pela esquerda.

Por quanto tempo Ferreira será desfalque?

O São Paulo não divulga o prazo de recuperação de seus jogadores. Mas a Trivela apurou que Ferreira deve desfalcar a equipe por pelo menos dois meses.

Devido à gravidade da lesão, o tempo afastado dos gramados pode ser ainda maior. O atacante já iniciou tratamento nas dependências do clube.

Moreira e Patryck também sofrem lesões

Além de Ferreira, Moreira sofreu uma lesão muscular no posterior da coxa esquerda e volta a ser desfalque para Luis Zubeldía.

Patryck, por sua vez, fraturou a clavícula em um grave choque no gramado do Allianz Parque. O jogador sofreu também uma concussão por ter batido a cabeça. Ele passou por exames neurológicos e deve receber alta nesta segunda-feira

Ferreira revive sina de lesões dos tempos de Grêmio

Ferreira caminhava para fazer a sua melhor temporada em número de jogos na carreira. E com folga.

Em meados de agosto, o atacante já registra 42 partidas em 2024. Sua melhor marca desde 2021, quando entrou em campo 42 vezes — seu recorde em uma mesma temporada.

Agora, porém, o atacante revive a sina de lesões que marcou sua trajetória no Grêmio.

Ferreira sofreu com lesões pelo Grêmio (Foto: Icon Sport)

De 2021 até deixar o clube ao final de 2023 para se transferir ao São Paulo, Ferreira teve sete problemas médicos no intervalo de pouco mais de dois anos.

O jogador sempre foi visto como um diferencial para a equipe. Mas pouco conseguiu ajudar, especialmente em 2022, quando atuou em apenas 15 partidas na temporada.

A sina começou em julho de 2021, quando ele sofreu uma lesão ligamentar no joelho direito e desfalcou o Tricolor gaúcho por 45 dias.

> Lesões de Ferreira pelo Grêmio

  • Julho de 2021 — Lesão ligamentar no joelho direito (45 dias fora)
  • Fevereiro de 2022 — Lesão muscular na coxa direita (40 dias fora)
  • Abril de 2022 — Hérnia inguinal (cerca de 3 meses fora)
  • Julho de 2022 — Lesão muscular na coxa esquerda (20 dias fora)
  • Agosto de 2022 — Lesão muscular na coxa esquerda (2 meses fora)
  • Fevereiro de 2023 — desconforto muscular (23 dias fora)
  • Março de 2023 — Lesão muscular (3 meses fora)

Já em fevereiro de 2022, Ferreira voltou a ser desfalque por 40 dias após sentir uma lesão muscular de grau 2 na coxa direita. Em abril, virou baixa por quase três meses devido a uma hérnia inguinal.

O atacante retornou em julho e atuou pouco. Voltou a ter lesão muscular, mas na coxa esquerda. Foram mais 20 dias parado.

E no retorno, mais uma lesão no mesmo local, mas de maior gravidade. Ele ficou fora por mais dois meses.

Em fevereiro de 2023, um desconforto muscular o tirou de combate por 23 dias. Ferreira retornou em março, mas sofreu nova lesão muscular, que o tirou de combate novamente por três meses.

> Os próximos três jogos do São Paulo

  • São Paulo x Nacional — Libertadores — quinta-feira (22 de agosto), às 19h (horário de Brasília);
  • São Paulo x Vitória — Brasileirão — domingo (25 de agosto), às 18h30 (horário de Brasília);
  • Jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil (a definir adversário, data e horário).
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo