Brasileirão Série A

Ferreira e Calleri comandam um São Paulo que supera marca do Brasileirão de 2023

São Paulo vence o Athletico-PR por 2 a 1 na Ligga Arena e entra no G4 do Campeonato Brasileiro

O São Paulo bateu o Athletico-PR por 2 a 1 nesta quarta-feira (3), na Ligga Arena, pelo Campeonato Brasileiro, chegou à terceira vitória consecutiva… E ainda igualou

O clube chegou a 11 pontos somados em sete jogos fora de casa na competição. Essa é a mesma pontuação feita em todas as 19 rodadas como visitante no Brasileirão de 2023.

No ano passado, o Tricolor fez a sua pior campanha fora do MorumBIS na história do Campeonato Brasileiro de pontos corridos. Foram dez derrotas, um empate e apenas uma vitória, conquistada diante do Bahia já na 36ª rodada, com aproveitamento de míseros  19,3%.

São Paulo como visitante no Brasileirão

  • Em 2023: 11 pontos em 19 jogos — 1 vitória, 8 empates, 10 derrotas — 19,3% de aprov.
  • Em 2024: 11 pontos em 7 jogos — 3 vitórias, 2 empates, 2 derrotas — 52,3% de aprov.

Ferreira e Calleri comandam o São Paulo em vitória

O São Paulo chegou a sua terceira vitória consecutiva no Brasileirão graças aos esforços de seu melhor jogador no momento e a seu jogador mais decisivo na temporada: Ferreira e Calleri respectivamente. Os dois autores dos gols, aliás, também receberam o terceiro amarelo e serão desfalques contra oRed Bull Bragantino

Fora de casa, o técnico Luis Zubeldía — que voltava após suspensão e acabou expulso — repetiu a base da escalação das duas vitórias anteriores. A única alteração foi a entrada de Wellington Rato no lugar de Luciano, suspenso.

O resultado foi uma equipe que até alternou momentos de superioridade com o rival. Mas que competiu durante os 90 minutos para conquistar a vitória. Um prêmio a quem esteve concentrado ao máximo o tempo todo e foi letal nos momentos de decidir.

O Tricolor abriu o placar no primeiro tempo com um golaço de Ferreira. E não falamos apenas pela belíssima conclusão, em chute cruzado de sem-pulo. Mas pela construção da jogada, de pé em pé desde a defesa, até a assistência de Calleri.

Em um raro momento de instabilidade na partida, o São Paulo sofreu o empate logo após abrir o placar. Fernandinho acertou um bonito chute da entrada da área, sem chances para Jandrei.

“Cascudo”, São Paulo sabe jogar o jogo

O segundo tempo foi de um Athletico-PR bem mais agressivo. Mas o São Paulo precisou de apenas uma bobeira do adversário para voltar a ficar em vantagem.

Calleri aproveitou um escorregão de Thiago Heleno e saiu na cara de Léo Linck. Ele errou a finalização, mas contou com a sorte que acompanha os predestinados: o rebote ficou em seus pés, com o gol livre.

> Calleri em 2024

  • 28 jogos
  • 10 gols
  • 4 assistências
  • 14 participações em gol (líder do elenco)

A partir daí, o São Paulo foi “cascudo” e soube jogar o jogo para sair com a vitória. Isso, porque Léo Linck acabou expulso por uma confusão com Welington. O Tricolor aproveitou a instabilidade emocional do adversário para cozinhar a partida até sair com a vitória.

A situação do São Paulo no Brasileirão

A vitória no confronto direto em Curitiba faz o São Paulo subir na tabela e entrar no G4 do Brasileirão. O Tricolor agora é quarto colocado, com 24 pontos. A distância para o líder Flamengo se mantém nos seis pontos.

Os próximos três jogos do São Paulo

  • São Paulo x Red Bull Bragantino — Brasileirão — sábado (6), às 21h (horário de Brasília);
  • Atlético-MG x São Paulo — Brasileirão — quinta-feira (11), às 21h30 (horário de Brasília);
  • São Paulo x Grêmio — Brasileirão — quarta-feira (17), às 20h (horário de Brasília).
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo