Brasileirão Série A

Valeu o risco? Após retorno antecipado no Gre-Nal, Fernando segue fora do Internacional

Experiente volante, que ainda se recupera de lesão muscular, será novamente substituído por Rômulo diante do Fluminense

No jogo contra o Fluminense, nesta sexta-feira (8), às 19h, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Beira-Rio, mais uma vez o Internacional não contará com Fernando, lesionado.

O experiente volante de 37 anos não atua desde a vitória colorada, por 1 a 0, no Gre-Nal, no dia 19 de outubro, em que entrou aos 15 minutos do segundo tempo.

O clássico marcou o retorno de Fernando após se recuperar de lesão muscular na panturrilha direita, sofrida no triunfo por 3 a 1 sobre o Vitória, no dia 29 de setembro.

Para contar com uma das referências do elenco por pouco mais de 30 minutos no clássico Gre-Nal, o Inter admite, publicamente, que acelerou o processo de recuperação, e paga o preço agora.

— No processo do Gre-Nal a gente correu um risco, calculado, para tê-lo em parte, e sabíamos que poderia ter algum tipo de problema em função disso. O processo precisou ser continuado um pouco mais e a gente não vai tê-lo para esse jogo [contra o Fluminense], com certeza — reconheceu o técnico Roger Machado após a vitória por 2 a 0 sobre o Criciúma, na última terça-feira (5).

Rômulo tem suprido bem ausência de Fernando

Menos mal, para o Inter, que Rômulo tem dado conta do recado como substituto de Fernando. Titular nas últimas três partidas — vitórias sobre Atlético-MG e Criciúma e empate com o Flamengo –, o volante de 24 anos recebeu elogios de Roger.

— É um jogador para essa função de meio-campo como um protetor da defesa. Eu chamo essa função de ‘varredor de linha'. […] E ele faz muito bem — enalteceu o treinador, que apontou um ponto em que Rômulo tem melhorado.

— Está evoluindo no outro momento do jogo, que é no momento ofensivo. Para que ele tenha um pouco mais de facilidade, a gente abre uma linha de três para que ele consiga pegar o jogo de frente. É jovem, está aprendendo com o Fernando na função, e tenho certeza que vai evoluir mais além do que tem nos ajudado — destacou.

Fernando x Rômulo no Campeonato Brasileiro 2024*

  • Jogos: 19 x 24
  • Titular: 14 x 16
  • Passes certos p/partida: 39.4 (91%) x 25.5 (85%)
  • Desarmes p/jogo: 1.4 x 1.8
  • Interceptações p/jogo: 1 x 1.3
  • Disputas de bola vencidas p/jogo: 3.3 (55%) x 4.2 (55%)

Outra alternativa do elenco colorado para essa primeira função de meio-campo é o jovem Luiz Otávio, de 17 anos, que é oriundo das categorias de base do Inter. ‘Pastor', como é apelidado, entrou nos últimos minutos das vitórias no Gre-Nal e sobre o Criciúma.

*Dados do SofaScore

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo