Brasileirão Série A

Ótima estreia de Bernal não surpreende Fluminense, que espera mais de substituto de André

Tricolor prepara jovem uruguaio como substituto de ídolo e vê ótima estreia em vitória sobre o São Paulo

O Fluminense venceu o São Paulo pelo Campeonato Brasileiro na primeira partida após a venda de André. Seu substituto foi Facundo Bernal, comprado pelo Tricolor nesta janela de transferências justamente para suprir a esperada saída do ídolo. A boa atuação na estreia neste papel não surpreendeu: o clube espera ainda mais dele.

Publicação de @fluminensefc
Ver no Threads

Aos 21 anos, Bernal foi contratado após uma dura negociação com o Defensor, por onde atuava desde as divisões de base. O passado nas divisões de base da seleção do Uruguai fazia o jovem ser acompanhado há anos pelo departamento de scout do Flu.

Desde que a transferência de André começou a ganhar corpo, o Tricolor sempre teve o uruguaio como seu nome preferido no mercado da bola. Não à toa, foi nele o principal investimento do ano: R$ 20 milhões por 60% dos direitos econômicos.

A Trivela apurou mais detalhes e bastidores dos primeiros momentos de Facundo Bernal no Fluminense para este especial.

Bernal é preparado para substituir André desde o dia 1 no Fluminense

A reportagem descobriu que, assim que chegou ao Fluminense, Bernal teve uma reunião com Mano Menezes. Dele, ouviu muitas informações, dentre elas, a de que o técnico já o conhecia muito bem mesmo à distância.

Facundo Bernal treina no Fluminense para substituir André desde que chegou - Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.
Facundo Bernal treina no Fluminense para substituir André desde que chegou – Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

Mano explicou a Bernal importância de André, e como os dois jogadores eram diferentes.

— Nós estamos preparando ele há 30 dias para substituir o André — afirmou Mano em coletiva.

Ainda assim, mostrou o quanto acreditava que suas características seriam bem exploradas. E que seu papel para o time seria igualmente importante, embora não necessariamente idêntico ao do camisa 7.

— Conseguimos nos planejar bem, 30 dias é um período muito bom para você preparar o jogador para uma nova realidade, um novo clube, ele vai crescer muito, pode ter certeza — opinou o treinador.

Bernal sonha com convocação de Bielsa no Uruguai

Mesmo tímido, Bernal saiu feliz da sala do treinador e consciente do papel que teria pela frente no Fluminense.

A Trivela apurou que Facundo Bernal disse a Mano que seu sonho era ser convocado por Marcelo Bielsa para a seleção do Uruguai. E ouviu do treinador, em resposta, que ele o “ajudaria no que fosse possível”.

O jovem era titular da seleção sub-20 nos últimos anos, mas em função de uma lesão no joelho, deixou de ser convocado para o Sul-Americano e para o Mundial da categoria. Em maio de 2024, recebeu a primeira chance no time principal em amistoso contra a Costa Rica.

Facundo Bernal atuou pelas seleções de base do Uruguai - Foto: Conmebol/Divulgação
Facundo Bernal atuou pelas seleções de base do Uruguai – Foto: Conmebol/Divulgação

No empate sem gols, o técnico não foi El Loco Bielsa, mas o ex-volante Diego Pérez, que é auxiliar da seleção principal e trabalha nas divisões de base da Celeste. O time era formado apenas por jogadores de clubes uruguaios que Bielsa queria observar. Bernal foi titular. Mas sente que ainda falta algo.

— Acho que tenho algo pendente com a seleção que não me deixa dormir tranquilo. A vontade de voltar é impressionante. Sei que se continuar trabalhando como faço agora isso vai acontecer e vou aproveitar ao máximo — disse, ao El País, em fevereiro.

Bernal tem Bentancur como inspiração, Terans como ‘pai' e Defensor no coração

Fã de Rodrigo Bentancur, de quem compartilha os 1,87m de altura e algumas características de jogo, Facundo é torcedor do Defensor, clube que o formou, e gosta de mate, diferente do outro uruguaio do elenco.

Terans e Bernal juntos no CT Carlos Castilho: veterano ajuda jovem compatriota em adaptação no Fluminense - Foto:  MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE FC
Terans e Bernal juntos no CT Carlos Castilho: veterano ajuda jovem compatriota em adaptação no Fluminense – Foto: MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE FC

No CT Carlos Castilho, ainda está tímido, mas já é querido pelos companheiros. Apesar de não compartilhar o gosto pelo mate, o compatriota David Terans é o seu grande amigo até aqui, e quase como um pai, tem ajudado na adaptação do jovem.

— Eu chamo ele de Rei aqui porque já estamos com uma amizade grande. Ele está me ajudando com a papelada e conseguindo uma casa. É muito bom ser recebido assim. Ter um colega que está no Brasil há vários anos, que conhece o clube, o país e quer te ajudar dessa maneira é um privilégio — disse Bernal.

‘Busquets uruguaio', brincam companheiros no Fluminense

A qualidade de Bernal chamou a atenção desde os jovens a outros jogadores mais experientes.

Em tom de brincadeira, um dos líderes do elenco, com passagem pela Espanha, comparou o jovem a Sergio Busquets, lendário volante do Barcelona, hoje no Inter Miami.

Publicação de @felipefreitasffc
Ver no Threads

Publicação de @lcnobrega_
Ver no Threads

Publicação de @fluminensefc
Ver no Threads

As similaridades físicas dos dois jogadores fizeram os torcedores também traçarem o paralelo nas redes sociais.

— Jogador que tem muito bom passe, tem a calma necessária para fazer a função, tem posicionamento, capacidade de tomada de bola… Agora para frente é só trabalhar — destacou Mano.

Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo