Entenda as preocupações do Grêmio para o jogo decisivo com Bahia
Renato Portaluppi tem dúvidas na escalação; prefeito de Porto Alegre pede adiamento por alerta de ciclone

O Grêmio fechou a sua preparação para enfrentar o Bahia nesta quarta-feira (12), às 19h (de Brasília), na Arena, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. O time do técnico Renato Portaluppi tem duas dúvidas. Porém, há possibilidade da partida decisiva não ocorrer por causa da previsão do tempo em Porto Alegre.
Após o empate em 1 a 1, na Arena Fonte Nova, na partida de ida, o Tricolor gaúcho precisa vencer para se classificar no tempo normal. Um novo empate levará a decisão da vaga para as penalidades máximas. O vencedor de Grêmio e Bahia enfrentará o vencer de Flamengo e Athletico-PR, nas semifinais da competição.
Presença de Suárez é incerta
O centroavante uruguaio pode ser ausência na partida mais uma vez por causa das fortes dores no joelho direito. No jogo de ida, pelo mesmo motivo, o jogador foi retirado do time ainda no aquecimento e permaneceu os 90 minutos no banco de reservas.
O objetivo do Grêmio é utilizar Suárez, mas não há garantia de participação. Para isso, o Tricolor tem preservado o centroavante de atividades, oferecendo menos intensidade aos trabalhos desempenhados pelo uruguaio.
De acordo com o técnico Renato Portaluppi na entrevista coletiva após a derrota para o Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro, somente no dia do jogo é que o Grêmio saberá se poderá contar com o jogador. Dependerá do nível das dores no joelho do atleta.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Reinaldo é preocupação
O lateral-esquerdo gremista apresentou dores no músculo adutor da coxa direita e pode não iniciar o confronto com o Bahia. Reinaldo passou por exame de imagem e teve um edema muscular constatado. Não entraria em campo se não fosse um jogo decisivo. A tendência, porém, é que seja escalado para atuar mesmo com dores.
Se Reinaldo não tiver condições de atuar nesta quarta-feira, o técnico Renato Portaluppi vai escalar o jovem Cuiabano como titular. O jogador, que é lateral de origem, vem sendo utilizado como meia-atacante.

Despedida
O meia-atacante Vina deve fazer a sua despedida com a camisa do Grêmio. O jogador, que pertence ao Ceará, está sendo negociado de forma definitiva com um clube da Arábia Saudita.
O atleta está se despedindo do Grêmio com 27 jogos disputados, sendo sete pelo Gauchão, 14 pelo Campeonato Brasileiro e estará no seu sétimo pela Copa do Brasil.
Vina foi titular na partida de ida contra o Bahia por causa da ausência de Suárez. Na Arena, no entanto, deve entrar somente no decorrer do jogo.
Time provável do Grêmio
Gabriel Grando; Bruno Uvini, Bruno Alves e Kannemann; João Pedro, Villasanti, Carballo e Reinaldo (Cuiabano); Bitello e Cristaldo; Suárez (Vina).

Desfalques no Grêmio
Fábio, Geromel, Pepê e Jhonata Robert são as ausências no Grêmio para a partida. Os quatro jogadores ainda se recuperam de lesão, mas em estágios distintos.
Jogo pode não acontecer
A previsão do tempo no Estado do Rio Grande do Sul é uma preocupação envolvendo a realização da partida entre Grêmio e Bahia. Está previsto um ciclone extratropical, com forte volume de chuvas, para diversas regiões do Estado, entre elas, a cidade de Porto Alegre.
O prefeito da capital gaúcha, Sebastião Melo, fez um alerta para possíveis problemas que podem ser causados e solicitou o adiamento da partida. Ele justificou, ainda, como precaução envolvendo o deslocamento de pessoas e a mobilização de serviços.
Grêmio x Bahia está marcado para 19h. O horário já era uma preocupação da prefeitura e também do próprio Grêmio, por causa do trânsito intenso nas principais vias da cidade.
Apesar da preocupação e do alerta realizados pelo prefeito de Porto Alegre e pelo Grêmio para possibilidade de adiamento da partida, a CBF ainda não se pronunciou oficialmente sobre o tema.