Palmeiras se aproxima de prazo para nova volta de Dudu: Vai dar para contar com ele?
Camisa sete do Verdão está há 19 dias se preparando para retornar ao time
Segundo os cálculos de Abel Ferreira, divulgados há 19 dias, Dudu está na parte final do período de recondicionamento para voltar a ser uma opção para o ataque do Palmeiras em 2024.
Foi em 11 de agosto, após o empate com o Flamengo no Maracanã (1 a 1), pelo Campeonato Brasileiro, que o técnico disse que o camisa 7 iria passar por um processo de readequação física.
“Vai ficar fora por um mês. Não está em condições de jogar, de ajudar a gente. Fará um processo de recondicionamento”, afirmou Abel, na ocasião.
Dudu precisava de um passo atrás no Palmeiras
A Trivela apurou com profissionais do clube e com o estafe do jogador que tal processo, decidido em comum acordo entre as partes, está se desenvolvendo positivamente dentro do esperado.
O que ficou definido foi uma espécie de “passo atrás” na recuperação. O jogador vinha se queixando de dores musculares, o que é natural em função da gravidade da lesão.
Mas, acima de tudo, nem a comissão técnica, nem o jogador estavam satisfeitos com o desempenho de Dudu em campo.
Ver essa foto no Instagram
Jogador não conseguiu manter o ritmo
Os nove meses sem jogar, além da parte física, também influenciaram na parte técnica. E Dudu, um jogador que se cobra demais, estava chateado com o que estava demonstrando quando tinha chances.
Exceto pela vitória sobre o Cruzeiro (2 a 0), quando começou jogando, Dudu em nenhum momento mostrou ser sombra daquele que foi o principal jogador do Palmeiras pós-2014, na atual fase vencedora do clube.
Em mais de uma oportunidade, Abel se queixou de que Dudu não estava com confiança no um contra um, algo que sempre foi seu ponto forte e principal característica do seu jogo.
Treinos fora de horário e trabalho com atletas da base do Palmeiras
Neste tempo fora de convocações, viagens e jogos, Dudu tem basicamente treinado, mesmo fora dos horários convencionais — além dos trabalhos com o elenco profissional.
No último domingo (25), por exemplo, o atacante postou uma foto com a equipe de fisioterapia e fisiologia do clube, com quem trabalhou.
— Hoje é domingo com frio, dia de folga do elenco e sei que vocês poderiam estar com suas famílias, mas todos vieram até o CT para continuarmos o trabalho — disse o Baixola.
Para aumentar o seu ritmo de jogo, o camisa 7 também tem participado de amistosos com jogadores das categorias de base. Foi o que aconteceu no último dia 25:
— Também quero agradecer ao (diretor da base) João Paulo Sampaio, por disponibilizar a rapaziada da base para eu poder jogar um amistoso hoje pela manhã. E, claro, muito obrigado, a toda a molecada da base que está sempre me ajudando nesse meu processo. Tenho muita fé que ainda vou dar muita alegria a todos vocês e também para a nossa torcida até o último dia que eu usar essa camisa — disse ele.
Inverso do que ocorreu no Palmeiras em 2023
Curiosamente, a postagem de Dudu sobre o treino de domingo aconteceu dois dias antes de a lesão que o tirou da temporada passada completar um ano.
Foi em 27 de agosto de 2023, na vitória por 1 a 0 sobre o Vasco, que Dudu rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito. Sem ele, o Palmeiras se perdeu e demorou quase dez jogos para se reencontrar, com Endrick, e rumar para o bi seguido do Campeonato Brasileiro.
Desta vez, pode ser que em vez de ser o ponto da breve derrocada, Dudu acabe sendo o pivô de uma nova arrancada no campeonato nacional.