Dorival muda São Paulo em três meses: das vaias ao “time de guerreiros”
Após a goleada por 4 a 1 sobre o Santos, os jogadores foram exaltados pelos mais de 58 mil torcedores que compareceram ao estádio
Em pouco menos de três meses sob o comando de Dorival Júnior, o São Paulo saiu das vaias no Morumbi para o grito de “time de guerreiros”. Após a goleada por 4 a 1 sobre o Santos, os jogadores foram exaltados pelos mais de 58 mil torcedores que compareceram ao estádio.
“O que a torcida gritou no final foi por merecimento. Eles (jogadores) foram valentes e vibrantes até o final”, comemorou Dorival Júnior, em entrevista coletiva depois da goleada no clássico.
No início do ano, quando Rogério Ceni ainda era o técnico, o São Paulo foi vaiado em alguns jogos no Morumbi. A equipe vinha pressionada depois do fim de 2022 decepcionante, com a perda do título da Copa Sul-Americana para o Independiente del Valle.
Agora, a torcida está empolgada com a boa fase. O Morumbi teve o recorde de público neste ano no clássico contra o Santos, superando os 57.399 torcedores que assistiram à vitória por 4 a 2 sobre o Vasco, também pelo Brasileirão.
Dorival Júnior cai nas graças da torcida do São Paulo
Não foram apenas os jogadores que receberam o apoio dos torcedores no Morumbi. Antes de o clássico começar, Dorival Júnior foi um dos mais aplaudidos quando teve o nome anunciado no placar eletrônico. Apenas os atacantes Calleri e Luciano “rivalizaram” com o treinador no anúncio da escalação. Os outros foram bem menos exaltados do que Dorival.
E o tamanho do prestígio em pouco menos de três meses tem explicação. O São Paulo fez 23 jogos sob o comando de Dorival, com 14 vitórias, cinco empates e quatro derrotas.
São ainda seis jogos de invencibilidade, com cinco vitórias e um empate. Nesta sequência positiva, o São Paulo despachou o Palmeiras e se classificou para a semifinal da Copa do Brasil.
? A música da #TorcidaQueConduz diz tudo…#TocaNoCalleri#VamosSãoPaulo ?? pic.twitter.com/wYbaqg9rBk
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) July 16, 2023
Os maiores públicos do São Paulo no Morumbi em 2023
- São Paulo x Santos (Brasileirão) – 58.127 torcedores
- São Paulo 4 x 2 Vasco (Brasileirão) – 57.399 torcedores
- São Paulo 0 x 2 Palmeiras (Brasileirão) – 56.871 torcedores
- São Paulo 1 x 2 Corinthians (Paulistão) – 54.970 torcedores
- São Paulo 1 x 0 Palmeiras (Copa do Brasil) – 54.593 torcedores
São Paulo no G4 e em dois mata-matas
A boa fase sob o comando de Dorival Júnior deixou o São Paulo vivo em três campeonatos. A equipe está no G4 do Brasileirão, na semifinal da Copa do Brasil contra o Palmeiras e nas oitavas de final da Copa Sul-Americana contra Independiente Medellín ou San Lorenzo.
Enquanto o caminho por título é mais curto nos mata-matas, no Brasileirão é bastante improvável o São Paulo conseguir tirar a vantagem de 14 pontos do líder Botafogo. Apesar de admitir essa dificuldade, Dorival rechaçou, ao menos por enquanto, priorizar alguma competição.
“Acho que nesse momento não podemos ter essa preocupação. Vamos brigando pelos pontos, não vamos abrir mão de nenhuma em momento nenhum. Vamos tentar fazer o máximo sempre. Se ganharmos ou perdermos posição, e a equipe fizer o que a gente pede, ficarei feliz. A gente pode ter uma arrancada que pode ser decisiva”, disse Dorival.