Herói, Diogo Barbosa é pilar da parte fora de campo do Dinizismo no Fluminense
Diogo Barbosa fez o gol da vitória do Fluminense contra o Fortaleza, mas mais do que isso, tem sido um dos pilares do Dinizismo

A vitória do Fluminense no finalzinho sobre o Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro, teve um herói: Diogo Barbosa. Contestado pela torcida à época da contratação, o lateral-esquerdo de 31 anos tem tido boa passagem até aqui pelo Tricolor, e ressalta um pilar importante do Dinizismo fora de campo.
Fernando Diniz tem sua filosofia própria de jogo. E de vida. O técnico do Flu — e a bem da verdade, outros dirigentes do clube — detestam rótulos e clichês no futebol. Um deles é o de descartar jogadores após uma (ou algumas) temporadas ruins. Em pouco tempo, o clube já foi recompensado pela aposta em Diogo Barbosa.
Quando o interesse do Fluminense no jogador foi publicado pela imprensa, o atleta recebeu uma saraivada de críticas. Do lado do Grêmio, onde atuava, os torcedores nas redes sociais comemoravam sua saída. No Rio de Janeiro, tricolores reclamavam da contratação: seja pela idade ou por não ter feito boa passagem no Rio Grande do Sul, até hashtags foram levantadas contra o negócio.
#Brasileirão ??
Diogo Barbosa em Fluminense 1-0 Fortaleza:
⚽️ 1 gol
? 4 bolas recuperadas
? 2 desarmes
? 0 dribles sofridos
? 5/8 duelos ganhos (62%)
? 2/3 dribles certos (67%)
✅ 33/41 passes certos (80%)
? Nota Sofascore 7.5 (a 3ª maior do jogo) pic.twitter.com/Bn0GyZRWfB— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) September 3, 2023
Nada disso esmoreceu clube, jogador e treinador. Fernando Diniz ligou para Diogo Barbosa mais uma vez para ratificar o interesse em seu futebol. Sem um reserva na posição após diversas lesões, o Flu negociou uma rescisão com o Grêmio e chegou a um acerto salarial com o lateral-esquerdo, com vencimentos mais baixos que no outro clube.
— Para mim, ele é um jogador primoroso. Esse jogador já teve momentos brilhantes no Cruzeiro, com conquistas de títulos importantes, tanto é que foi contratado pelo Palmeiras. Às vezes um jogador vive um momento em que as coisas não fluem como o potencial dele permitiria. Eu acho que ele veio para uma casa que sabe acolher e foi escolhido a dedo. Jogador tem momentos. Jogador não deixa de ser bom porque tem um momento ruim em algum clube — destacou Fernando Diniz após vitória sobre o Santos.
De criticado à reserva de luxo de Marcelo
Antes mesmo de estrear, Diogo foi mais uma vítima da “bruxa solta” de contusões do Fluminense. Um estiramento no ligamento colateral medial do seu joelho lhe tirou de combate por algumas semanas e atrasou seu primeiro jogo.
Da estreia na derrota para o Coritiba até o gol salvador contra o Fortaleza, foram 10 jogos substituindo Marcelo, o maior nome da posição no futebol nos últimos anos.
— Temos o privilégio de ter um dos maiores jogadores da história da posição (Marcelo) e um outro (Diogo Barbosa) que conhece muito da posição e tem muita coisa a entregar para o Fluminense — destacou Diniz.

Com Marcelo suspenso na Libertadores após expulsão logo no jogo de ida contra o Argentinos Juniors, pelas oitavas de final, coube a Diogo Barbosa herdar a posição no mata-mata da Libertadores.
— Estou sempre preparado (para substituir o Marcelo). Treino sempre para ter uma oportunidade, vim para o Fluminense para jogar. Sei que o Marcelo não vai aguentar jogar todos os jogos, é um jogador experiente e a carga física é muito alta. Então estou preparado. Sigo feliz em ajudar bastante. E tenho demonstrado essa felicidade dentro de campo, jogando feliz, jogando leve — disse o lateral-esquerdo em Buenos Aires.
Suas boas atuações nas duas fases, participando dos gols sobre o clube argentino e o Olimpia, nas quartas de final, já tinham agradado o torcedor. O gol da vitória sobre o Fortaleza foi a cereja do bolo.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Volta ao Rio de Janeiro e reencontro com bom futebol
Formado no Vasco e com passagem marcante pelo Botafogo, Diogo reencontrou as boas atuações em seu retorno ao Rio de Janeiro. A torcida do Fluminense, ironicamente, já começou uma “fila do perdão” para o lateral.
SEGUE A FILA DO PERDÃO PROS QUE ADERIRAM À HASHTAG “DIOGO BARBOSA NÃO” PEDIREM DESCULPAS AO HOMEM pic.twitter.com/CtLxuhMdM8
— mari moraes ᶠᶠᶜ ??? // faltam 9 pontos (@marimoraes0507) September 3, 2023
Depois de se destacar pelo Alvinegro e viver bons momentos em Cruzeiro e Palmeiras, o lateral-esquerdo estava em baixa no Grêmio nos últimos anos. Ele era um sonho antigo do Fluminense, que chegou a negociar sua contratação em três vezes, em 2016, 2018 e 2020.
Fluminense no Brasileirão 2023
- 5ª colocação após 22 jogos disputados
- 57% de aproveitamento até o momento
- 38 pontos conquistados com 11 vitórias, 5 empates e 6 derrotas