Corinthians: Data Fifa pode ter ajudado Luxemburgo não apenas na sequência complicada de jogos
Depois de uma sequência ruim e de polêmicas ligadas ao treinador, Corinthians pode, enfim, respirar antes de sequência difícil no Brasileirão

Ao todo foram nove dias sem jogos. Uma boa pausa para Vanderlei Luxemburgo colocar cada coisa em seu lugar, e montar estratégias que possam favorecer o Corinthians na sequência de jogos que começa nesta quinta-feira (14), contra o Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro.
Na semana passada, logo depois do empate diante do rival Palmeiras, Luxemburgo falou como a Data Fifa seria importante para preparar o elenco, e também lamentou a ausência dos jogadores que estariam servindo suas seleções, como Matías Rojas e Gabriel Moscardo – esse, que acabou voltando antes para o Brasil devido ao terremoto que aconteceu no Marrocos.
No sábado, o treinador contou com o sub-20 alvinegro para a atividade dos profissionais, um típico rachão entre os dois elencos. A atividade pode ter ajudado mais efetivamente o treinador com a questão tática, que precisa ser realmente trabalhada principalmente ofensivamente, já que o número de finalizações esteve aquém do esperado nos jogos contra o Estudiantes, pela Copa Sul-Americana, e Palmeiras.
A sequência de jogos do Corinthians no Brasileirão não é fácil. Na semana que vem, visita o Fortaleza, no Castelão. Depois, recebe o Grêmio, em jogo da 15ª rodada que havia sido adiado. Logo depois, o adversário é o Botafogo, líder isolado da competição com 51 pontos.
Desafios complicados que irão preceder a semifinal da Copa Sul-Americana, única competição em que o time de Luxemburgo tem chances de ser campeão em 2023.
Recuperação de Fagner e Renato Augusto ajudam na sequência
Mas há espaço para notícias boas. Fagner e Renato Augusto voltaram aos treinamentos, e devem estar à disposição do treinador, assim como praticamente todo o time considerado titular.
Essa será a oportunidade para que Luxa possa trabalhar com dois de seus principais jogadores que claramente fazem diferença dentro de campo. Com Renato Augusto em campo, o aproveitamento do time chega a mais 70%. Já Fagner está fora desde a semifinal da Copa do Brasil contra o São Paulo. Nos cinco jogos desde então, o Corinthians somou apenas uma vitória, além de três empates e uma derrota, que culminou na classificação sobre o Estudiantes nos pênaltis.
Data Fifa pode diminuir desgaste do treinador
O tempo dado ao Corinthians pela Data Fifa não serviu apenas para trabalhos tático, recuperações, planejamentos e ajustes. Na semana sem jogos, Luxemburgo pode respirar, e diminuir o ritmo – e o desgaste – pelo qual havia passando nas últimas semanas, especialmente nas entrevistas coletivas após as partidas.
Apesar de negar que tenha se envolvido em qualquer atrito com os outros departamentos ou profissionais do clube e com a diretoria, Luxemburgo vinha sendo questionado pelos resultados apresentados, principalmente depois eliminação na Copa do Brasil e a péssima partida na Argentina, quando o treinador disse que sua estratégia tinha dado certo.
– Deu certo, nós classificamos. Errado é quando você não consegue o resultado. Nós sabíamos, estava até conversando com os jogadores, nós temos que valorizar essa passagem para a fase seguinte, pois nós enfrentamos uma das melhores equipes que nós jogamos até hoje… muita qualidade. O resultado lá fez que nós fizéssemos perder aqui e nós temos um goleiro que pega pênalti e temos bons batedores – afirmou o técnico.
Para grande parte da torcida, no entanto, era nítido que o time estava perdido em campo. O resultado foi construído na base de muita sorte, raça e, por que não, mística. Com as suas devidas proporções, a Data Fifa no Alvinegro se resumiu ao bom e velho “quem não é visto, não é lembrado” – e isso, definitivamente, não foi classificado como algo necessariamente ruim.