Brasileirão Série A

Cruzeiro tenta quebrar tabu histórico contra o Cuiabá e se recuperar no Brasileirão

Após sequência de bons resultados, o Cruzeiro perdeu para o São Paulo na última rodada

O Cruzeiro volta a entrar em campo após onze dias sem partidas no Campeonato Brasileiro e terá o Cuiabá pela frente na noite desta quinta-feira (13). A partida, válida pela oitava rodada da competição, acontecerá a partir das 19h, no Mineirão.

Atualmente na décima colocação, com dez pontos em seis jogos — menos partidas que boa parte dos times do Brasileirão —, o Cruzeiro sabe que precisa da vitória para se manter na parte de cima da tabela.

O time celeste teve bom início de campeonato, mas vem de derrota fora de casa para o São Paulo.

Como enfrenta o vice-lanterna Cuiabá, que tem somente quatro pontos em sete jogos — e que conquistou sua primeira e única vitória na competição apenas na última rodada, quando goleou o Criciúma por 4 a 0 —, em casa, o Cruzeiro entende que só um resultado positivo importa.

Cruzeiro tentará quebrar tabu

Vencer o Cuiabá significa, além dos três pontos, a quebra de um impressionante tabu.

O Cruzeiro jamais venceu o Dourado na história. Podemos ir mais longe, o time celeste sequer marcou um gol contra a equipe mato-grossense.

São quatro jogos disputados entre as equipes até hoje, com dois empates e duas vitórias do Cuiabá.

Apesar de impressionar, algo explica o tabu. O Cuiabá é uma equipe jovem, fundada em 2001, e sua ascensão no futebol brasileiro aconteceu nos últimos anos.

Esse crescimento coincidiu com a pior fase do Cruzeiro em sua história. Sendo assim, nestes poucos confrontos, o Dourado levou a melhor.

Em 2023, o Cruzeiro enfrentou o Cuiabá duas vezes, perdendo por 1 a 0 na Arena do Jacaré e empatando em 0 a 0 na Arena Pantanal
Em 2023, o Cruzeiro enfrentou o Cuiabá duas vezes, perdendo por 1 a 0 na Arena do Jacaré e empatando em 0 a 0 na Arena Pantanal -Foto: Staff Images/Cruzeiro

Escalação do Cruzeiro terá novidade

O treinador Fernando Seabra segue com alguns desfalques para o jogo de logo mais. Marlon, expulso contra o São Paulo, cumprirá suspensão.

Arthur Gomes, que havia se recuperado de edema na coxa, voltou a sentir e ficou de fora dos relacionados.

Jhosefer sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo e será desfalque.

Juan Dinenno e Mateus Vital, lesionados, seguirão indisponíveis por um tempo.

Outro desfalque é o de José Cifuentes, convocado para disputar a Copa América pela Seleção Equatoriana.

Ainda assim, Seabra deve escalar um Cruzeiro bem parecido com o que vem jogando nas últimas rodadas. A única mudança será a entrada de Kaiki na vaga de Marlon.

  • Provável escalação do Cruzeiro: Anderson; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Kaiki; Lucas Romero e Lucas Silva; Gabriel Veron, Matheus Pereira e Álvaro Barreal; Rafa Silva.

Relacionados do Cruzeiro

Fernando Seabra promoveu algumas novidades entre os relacionados para Cruzeiro x Cuiabá.

O goleiro Gabriel Grando e o volante Filipe Machado voltaram a aparecer, assim como a dupla Wesley Gasolina e Helibelton Palacios, convocados juntos.

O jovem atacante Arthur Viana, de 20 anos, que tem feito bons treinamentos e vinha em boa fase no sub-20 da Raposa, foi relacionado pela primeira vez e pode estrear como profissional.

João Pedro, ponta de 21 anos, não foi relacionado desta vez. Em negociação para deixar o clube, Rafael Elias Papagaio vai para o jogo.

Os reforços Cássio, Kaio Jorge e Lautaro Díaz só poderão estrear a partir do dia 10 de julho.

Veja a lista de relacionados do Cruzeiro:

  • Goleiros: Anderson, Léo Aragão e Gabriel Grando
  • Laterais-direitos: William, Helibelton Palacios e Wesley Gasolina
  • Zagueiros: Zé Ivaldo, João Marcelo, Neris e Lucas Villalba
  • Lateral-esquerdo: Kaiki
  • Volantes: Lucas Romero, Lucas Silva, Filipe Machado e Ramiro
  • Meias: Matheus Pereira, Japa e Vitinho
  • Atacantes: Rafa Silva, Álvaro Barreal, Gabriel Veron, Robert, Rafael Elias e Arthur Viana

Cuiabá busca sair do Z4

Podendo deixar a zona de rebaixamento em caso de vitória, o Cuiabá de Petittreinador e ex-jogador português que disputou as Copas do Mundo de 2002 e 2006 — quer aproveitar o bom momento para voltar a complicar para o Cruzeiro.

O português terá cinco desfalques para o jogo de logo mais. São eles:

O lateral-direito Matheus Alexandre, suspenso; o meia Lucas Fernandes, o volante Filipe Augusto e o atacante Derik Lacerda, lesionados; o zagueiro Gabriel Knesowitsch, que sofre com uma alergia.

  • Provável escalação do Cuiabá: Walter; Raylan, Marllon, Alan Empereur e Ramon; Lucas Mineiro, Denilson e Max; Jonathan Cafú, Clayson e Pitta.
Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo