Brasileirão Série A

Vale a pena para o Cruzeiro poupar contra o Fortaleza? Veja os prós e contras

Time celeste pega o Leão, em Cariacica (ES), na próxima segunda-feira (5)

O Cruzeiro terá uma sequência importante de jogos nas próximas semanas, onde enfrentará o Fortaleza, adversário direto na briga pelo G4 do Campeonato Brasileiro, seu maior rival, Atlético-MG, e o Boca Juniors, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, entre outros adversários.

Estes serão os jogos da Raposa no mês de agosto:

  • Cruzeiro x Fortaleza — 21ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024 — segunda, 5 de agosto, às 21h — Estádio Kleber Andrade, em Cariacica/ES;
  • Cruzeiro x Atlético-MG — 22ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024 — sábado, 10 de agosto, às 21h30 — Estádio Mineirão, em Belo Horizonte/MG.
  • Boca Juniors x Cruzeiro — Jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana de 2024 — quinta, 15 de agosto, às 21h30 — La Bombonera, em Buenos Aires/ARG.
  • Vitória x Cruzeiro — 23ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024 — segunda, 19 de agosto, às 20h — Estádio Barradão, em Salvador/BA.
  • Cruzeiro x Boca Juniors — Jogo de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana de 2024 — quinta, 22 de agosto, às 21h30 — Estádio Mineirão, em Belo Horizonte/MG.
  • Internacional x Cruzeiro — 24ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024 — domingo, 25 de agosto, às 16h — Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre/RS.
  • Cruzeiro x Internacional — Jogo adiado da quinta rodada do Campeonato Brasileiro de 2024 — quarta-feira, 28 de agosto, às 19h30 — Estádio Mineirão, em Belo Horizonte/MG.

Dentre todos estes confrontos, um em especial gera maior preocupação entre os cruzeirenses: a partida contra o Fortaleza.

Isso porque além de ser um jogo a ser disputado em Cariacica, no Espírito Santo — o mando de campo foi vendido pela gestão de Ronaldo Nazário —, em um gramado que se encontra em um estado muito ruim, a partida antecede o clássico contra o Atlético-MG, o Cruzeiro tem vários jogadores pendurados. Alguns deles insubstituíveis.

Estão pendurados:

  • Rafa Silva – atacante
  • Matheus Pereira – meia
  • Vitinho – meia
  • Ramiro – volante
  • Lucas Romero – volante
  • Kaiki – lateral-esquerdo
  • William – lateral-direito
  • João Marcelo – zagueiro

Destes nomes, apenas Rafa Silva não deve ser relacionado para a partida contra o Leão, por estar se recuperando de lesão. Matheus Pereira, Lucas Romero, William e João Marcelo são titulares absolutos, enquanto Kaiki tem revezado com Marlon na lateral-esquerda.

Com a possibilidade de perder atletas importantes, inclusive mais de um de uma só vez, alguns torcedores passaram a cogitar a possibilidade de poupar alguns nomes contra o Fortaleza. Já outra parte dos cruzeirenses rechaça a ideia, por entender que o próximo jogo é fundamental para a classificação do Brasileirão.

Pensando nas duas ideias, quais seriam os prós e contras de poupar na próxima partida? Nós levantamos:

Prós

1. Reduzir o risco de lesões

Imagens do Estádio Kléber Andrade, feitas com exclusividade durante a semana pelo portal Diário Celeste, mostram as condições precárias do gramado que receberá Cruzeiro x Fortaleza.

https://twitter.com/DiarioCeleste/status/1818411891083165889

O terreno está muito irregular, o que, em uma partida de alta intensidade, aumenta o risco de lesões.

Nos últimos dias, os volantes Lucas Romero e Matheus Henrique, que apresentaram maior desgaste muscular, vêm passando por controle de carga na Toca da Raposa 2.

Eles não serão problema para Fernando Seabra, mas um gramado ruim é um fator de risco a mais para, principalmente, estes atletas.

2. Evitar suspensões para Cruzeiro x Atlético-MG

O Cruzeiro tem oito jogadores pendurados, sendo que cinco podem ser titulares. Destes, quatro são atletas defensivos — William, João Marcelo, Kaiki e Lucas Romero –, mais suscetíveis a serem advertidos.

Poupar alguns deles pode garantir suas presenças no clássico contra o Atlético-MG, um jogo importante, que costuma ser um termômetro para as semanas seguintes.

Vencer o rival seria importante, também, para chegar com moral para o confronto contra o Boca Juniors, que será disputado alguns dias depois, em La Bombonera, na Argentina, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana.

No primeiro turno, o Atlético aproveitou o momento instável do Cruzeiro para atropelar na Arena MRV, vencendo por 3 a 0, em partida que ainda está engasgada para elenco e torcida celestes.

3. Atletas insubstituíveis estão pendurados

Para além das suspensões por si só, dois jogadores pendurados são insubstituíveis. O lateral-direito William tem apenas Wesley Gasolina como reserva, e o camisa 2 atuou em apenas uma partida neste Brasileirão, já entrando nos minutos finais.

Quando William esteve suspenso, Fernando Seabra preferiu utilizar Helibelton Palacios, hoje no Sport, do que dar oportunidade para Gasolina.

Destaque do Cruzeiro no Brasileirão, lateral-direito William é um dos pendurados da Raposa
Destaque do Cruzeiro no Brasileirão, lateral-direito William é um dos pendurados da Raposa – Foto: Icon Sport

Já Matheus Pereira, o melhor jogador do campeonato, até tem reservas da posição com ritmo de jogo, mas nenhum que chegue perto daquilo que ele pode entregar.

João Marcelo também é um jogador difícil de se substituir, mas quando Lucas Villalba foi acionado, correspondeu.

Lucas Romero é mais um que seria grande perda, mas até o clássico, é esperado que Walace já tenha plenas condições de atuar.

4. Entrar temendo receber cartão é um risco muito grande no Brasileirão

Se Fernando Seabra decidir manter os pendurados, estes jogadores não poderão pensar em jogar para não receber amarelo, em especial os defensores.

Em um campeonato tão intenso como o Brasileiro, entrar com rotação abaixo, sem a “faca nos dentes”, pode ser muito perigoso e custar pontos.

Quem for escolhido para pegar o Fortaleza terá de pensar somente naquela partida. Será preciso muita resiliência para não pensar no clássico que está por vir. Inclusive porque Juan Pablo Vojvoda poderá se aproveitar disso para “forçar jogadas” em cima dos pendurados.

Contras

1. Partida contra o Fortaleza é confronto direto

O Cruzeiro é o quinto colocado do Brasileirão, com 35 pontos em 19 jogos, uma posição atrás do Fortaleza, que abre o G4, com um ponto a mais. Vencer o Leão do Pici garantiria que a equipe celeste no G4.

Além disso, a Raposa poderia ultrapassar o Palmeiras, terceiro colocado, que tem a mesma pontuação do Fortaleza, mas uma partida a mais. Também seria possível se aproximar dos líderes Flamengo e Botafogo, indo para o clássico cheio de moral.

2. Poupar contra o Fortaleza não garante vitória no clássico

Todo jogo vale três pontos no Campeonato Brasileiro, sendo ele um clássico ou não. Por isso, poupar contra o Fortaleza é uma aposta arriscada. Nada garante que ir com força máxima contra o Atlético-MG garantiria o resultado positivo.

Assim, seria possível que o Cruzeiro tropeçasse em ambas as partidas, o que transformaria a ideia de poupar em um “Cavalo de Tróia”.

É preciso pensar jogo a jogo nos pontos corridos e dada a condição do Cruzeiro na tabela, “escolher” um adversário seria arriscado.

Além disso, como dito anteriormente, vencer o Fortaleza traria ainda mais confiança ao grupo celeste, que chegaria para o clássico “na ponta dos cascos”.

3. Cruzeiro tem boas opções no elenco

Apesar de Matheus Pereira e William serem peças difíceis de substituir, o time celeste tem opções que podem suprir eventuais suspensões. Lucas Villalba conseguiria atuar ao lado de Zé Ivaldo sem problemas, Walace teria oportunidade em caso de ausência de Lucas Romero e Marlon poderia substituir Kaiki.

Além disso, caso Matheus Pereira fique fora, Fernando Seabra poderá mudar o esquema de jogo do Cruzeiro para o clássico, apostando em uma configuração de time diferente que pode surpreender Gabriel Milito.

A reposição mais difícil seria a de William, mas não se pode contar com cartões que ainda nem foram tomado.

Estreia de Walace como titular do Cruzeiro pode estar se aproximando
Estreia de Walace como titular do Cruzeiro pode estar se aproximando – Foto: Icon Sport

4. Atlético-MG também terá desfalques

Por fim, desfalques são normais no futebol e podem surgir a qualquer momento, mesmo que haja preservação nos jogos.

Sendo assim, é preciso saber lidar com isso e Fernando Seabra terá quatro dias para treinar o time após a partida contra o Fortaleza, período hábil para encontrar soluções para possíveis ausências.

Sem contar o que o Atlético-MG também tem seus desfalques e provavelmente estará sem seu craque, visto que Hulk se lesionou e não deve se recuperar a tempo de jogar. O jovem ponta Alisson é outro desfalque certo. O goleiro Everson é dúvida para a partida.

O alvinengro ainda tem Paulinho, Saravia e Igor Rabello pendurados. Hulk e Rômulo também estão, mas não foram relacionados para enfrentar o Criciúma, amanhã, em Santa Catarina.

É trabalho dos jogadores e treinadores conseguirem suprir isso sem deixar o nível cair. Contra o Botafogo, por exemplo, o Cruzeiro jogou sem seu zagueiro titular, Zé Ivaldo, e venceu bem, sem sofrer gols.

Um atacante se aproxima de retorno e o outro é emprestado

Os bastidores do Cruzeiro seguem agitados e o clube atualizou a situação de dois atacantes da equipe. O primeiro, Gabriel Veron, que se recupera de lesão, iniciou, nesta sexta-feira (2), atividades híbridas entre fisioterapia e preparação física. Em breve, deve ficar à disposição de Fernando Seabra.

https://twitter.com/Cruzeiro/status/1819398556937281645

Já o garoto Robert, de 19 anos, foi emprestado ao Copenhagen FC, da Dinamarca, até agosto de 2025. A equipe europeia pagará ao Cruzeiro pela cessão. O camisa 80 passará por exames médicos em seu novo clube antes de assinar contrato.

https://twitter.com/Cruzeiro/status/1819400911132774833
Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, No Ataque, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo