Janela de transferências está perto do fim, mas Cruzeiro ainda quer contratar
Cruzeiro já fez contratações nessa janela de transferência, mas ainda busca mais reforços antes do fim do período

A janela de transferências de inverno entrou na sua última semana e as equipes que ainda precisam de novos reforços começam a correr contra o tempo. O período de contratações iniciou no dia 3 de julho e vai até 2 de agosto, próxima quarta-feira. O Cruzeiro, mesmo após cinco nomes anunciados e seis acertados, segue em busca de jogadores que preencham lacunas do elenco identificadas pela diretoria e comissão técnica.
Até o momento, o clube celeste contratou o lateral-direito colombiano Helibelton Palacios, que estava no Elche, da Espanha; o volante Lucas Silva, jogador diversas vezes campeão pelo clube, que defendia no Grêmio; o meia Matheus Pereira, grande reforço da temporada até aqui, que pertencia ao Al-Hilal, da Arábia Saudita.
Também chegaram ao Cruzeiro o ponta Paulo Vitor, que pertencia ao Real Valladolid, time de Ronaldo na Espanha; o atacante Arthur Gomes, que defendia o Sporting de Portugal; além do atacante Rafael Elias, conhecido também como Papagaio, que apesar de ainda não anunciado, já assinou com o time mineiro e desembarcou em Belo Horizonte na última segunda-feira (24).
Além desses nomes, o Cruzeiro ainda fechou um pré-contrato com o zagueiro Zé Ivaldo, de 26 anos, do Athletico-PR. O defensor, campeão da Série B 2022 pela Raposa, viu seu vínculo com o Furacão chegar nos seis meses finais neste mês de julho. Isso possibilitou um acordo para que o jogador chegue sem custos à Raposa no início da temporada 2024.
Qual setor o Cruzeiro pode reforçar?
Apesar das movimentações intensas no mercado, o Cruzeiro ainda não está satisfeito com o que tem e busca pelo menos mais dois jogadores que cheguem para o time titular: um zagueiro e um volante.
A busca por um zagueiro tem sido árdua e acontece desde antes da abertura da janela. O plano de contratar Zé Ivaldo inicialmente visava a chegada do jogador já em 2023, mas o Athletico-PR fez jogo duro. Outros nomes como Rodrigo Caio e João Basso também foram tentados, mas sem sucesso.
Se o Cruzeiro já entendia que era necessário reforçar a zaga, que conta com Lucas Oliveira, Luciano Castán, Neris e Reynaldo como opções, com a lesão do primeiro citado, confirmada nessa terça-feira (25) pelo clube, se tornou ainda mais imprescindível a chegada de um nome para posição.
?OLIVEIRA DE FORA
"O Cruzeiro informa que o atleta Lucas Oliveira foi submetido a exames que diagnosticaram lesão no tornozelo direito.
A indicação para o caso é de tratamento conservador, com início imediato, no Departamento de Saúde do clube."
Neris e Reynaldo são opções
— Maic Costa (@omaiccosta) July 25, 2023
Pepa tem escolhido não relacionar jovens das categorias de base para a zaga nem mesmo quando existem desfalques por cartões ou lesão. Agora, sem Oliveira, em caso de indisponibilidade de atletas, a quantidade de opções no banco se tornaria muito limitada.
Os zagueiros do Cruzeiro atualmente
- Lucas Oliveira
- Luciano Castán
- Neris
- Reynaldo
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Cruzeiro também busca novo volante
Outra carência do elenco celeste é para a posição de volante. Desde que perdeu Richard, citado no esquema de manipulação de resultados em prol de apostas esportivas, e Ramiro, que sofreu grave lesão, o Cruzeiro passou a entender que precisava de um novo homem de meio-campo com características mais defensivas e de organização. Atualmente, Matheus Jussa é quem tem feito a função.
Lucas Silva, nome histórico do clube, até chegou nesta janela para reforçar o meio de campo. Apesar disso, a comissão técnica entende que precisa de mais um nome que atue como primeiro volante. Lucas é visto como um segundo homem e sua contratação foi mais uma oportunidade de mercado do que uma aquisição entendida como solução para as carências do elenco celeste.
O português Pepa, treinador do Cruzeiro, chegou a falar sobre o impacto da perda de Richard e Ramiro de forma inesperada durante a temporada. A dupla era titular no meio de campo da Raposa e vinha fazendo grandes exibições.
— Terei que falar isso, e não estou aqui para me desculpar por nada. Mas Richard e Ramiro nos ajudavam muito nesse quesito de perda de bola. Mas eles já não estão conosco há muito tempo —, disse Pepa após a derrota do Cruzeiro para o Fortaleza, por 1 a 0, no Mineirão, no último dia 21 de junho, pelo Campeonato Brasileiro.
— Sentimos muito a falta desses jogadores? É verdade. Mas não pode servir de desculpa para esses problemas que começaram a aparecer a partir daí. Nós, internamente, que temos que resolver isso — Pepa, treinador do Cruzeiro.
A função de primeiro volante é primordial no jeito que Pepa gosta de ver o Cruzeiro jogar. O treinador entende que precisa de um nome que consiga iniciar a criação e organizar o jogo com a bola nos pés, além de impedir que os adversários consigam fazer transições ofensivas rápidas.
O Cruzeiro já sondou uma série de jogadores para a função nesta janela, inclusive no mercado Sul-Americano, mas nenhuma das consultas virou negócio.
Atualmente, Pepa conta com volantes disponíveis no elenco, sendo eles: Matheus Jussa, Filipe Machado, Neto Moura, Lucas Silva, Wallisson, Ian Luccas e Fernando Henrique.
Ainda há a possibilidade do volante Wallisson deixar o Cruzeiro. Conforme apurou a Trivela, o camisa 5 estaria insatisfeito por não receber uma sequência como titular e aguarda propostas que sejam boas para ele e para o clube.
?ATUALIZAÇÃO – VOLANTES
?Wallisson
Uma fonte garantiu que o staff de Wallisson ainda busca um novo clube para o jogador. Mais uma vez ele foi acionado somente no 2º tempo. A falta de sequência incomoda. Se vai sair, depende do mercado. Mas é o desejo.
?Staff Images/Cruzeiro pic.twitter.com/8Nb1185i0J
— Maic Costa (@omaiccosta) July 24, 2023
Os volantes do Cruzeiro atualmente
- Matheus Jussa
- Filipe Machado
- Neto Moura
- Lucas Silva
- Wallisson
- Ian Luccas
- Fernando Henrique
Contratações do Cruzeiro na janela de inverno
- Helibelton Palacios (Lateral-direito)
- Lucas Silva (Volante)
- Matheus Pereira (Meia)
- Paulo Vitor (Ponta)
- Arthur Gomes (Ponta)
- Papagaio (Atacante)