Brasileirão Série A

Janela de transferências está perto do fim, mas Cruzeiro ainda quer contratar

Cruzeiro já fez contratações nessa janela de transferência, mas ainda busca mais reforços antes do fim do período

A janela de transferências de inverno entrou na sua última semana e as equipes que ainda precisam de novos reforços começam a correr contra o tempo. O período de contratações iniciou no dia 3 de julho e vai até 2 de agosto, próxima quarta-feira. O Cruzeiro, mesmo após cinco nomes anunciados e seis acertados, segue em busca de jogadores que preencham lacunas do elenco identificadas pela diretoria e comissão técnica.

Até o momento, o clube celeste contratou o lateral-direito colombiano Helibelton Palacios, que estava no Elche, da Espanha; o volante Lucas Silva, jogador diversas vezes campeão pelo clube, que defendia no Grêmio; o meia Matheus Pereira, grande reforço da temporada até aqui, que pertencia ao Al-Hilal, da Arábia Saudita.

Também chegaram ao Cruzeiro o ponta Paulo Vitor, que pertencia ao Real Valladolid, time de Ronaldo na Espanha; o atacante Arthur Gomes, que defendia o Sporting de Portugal; além do atacante Rafael Elias, conhecido também como Papagaio, que apesar de ainda não anunciado, já assinou com o time mineiro e desembarcou em Belo Horizonte na última segunda-feira (24).

Além desses nomes, o Cruzeiro ainda fechou um pré-contrato com o zagueiro Zé Ivaldo, de 26 anos, do Athletico-PR. O defensor, campeão da Série B 2022 pela Raposa, viu seu vínculo com o Furacão chegar nos seis meses finais neste mês de julho. Isso possibilitou um acordo para que o jogador chegue sem custos à Raposa no início da temporada 2024.

Qual setor o Cruzeiro pode reforçar?

Apesar das movimentações intensas no mercado, o Cruzeiro ainda não está satisfeito com o que tem e busca pelo menos mais dois jogadores que cheguem para o time titular: um zagueiro e um volante.

A busca por um zagueiro tem sido árdua e acontece desde antes da abertura da janela. O plano de contratar Zé Ivaldo inicialmente visava a chegada do jogador já em 2023, mas o Athletico-PR fez jogo duro. Outros nomes como Rodrigo Caio e João Basso também foram tentados, mas sem sucesso.

Se o Cruzeiro já entendia que era necessário reforçar a zaga, que conta com Lucas Oliveira, Luciano Castán, Neris e Reynaldo como opções, com a lesão do primeiro citado, confirmada nessa terça-feira (25) pelo clube, se tornou ainda mais imprescindível a chegada de um nome para posição.

Pepa tem escolhido não relacionar jovens das categorias de base para a zaga nem mesmo quando existem desfalques por cartões ou lesão. Agora, sem Oliveira, em caso de indisponibilidade de atletas, a quantidade de opções no banco se tornaria muito limitada.

Os zagueiros do Cruzeiro atualmente

  • Lucas Oliveira
  • Luciano Castán
  • Neris
  • Reynaldo

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Cruzeiro também busca novo volante

Outra carência do elenco celeste é para a posição de volante. Desde que perdeu Richard, citado no esquema de manipulação de resultados em prol de apostas esportivas, e Ramiro, que sofreu grave lesão, o Cruzeiro passou a entender que precisava de um novo homem de meio-campo com características mais defensivas e de organização. Atualmente, Matheus Jussa é quem tem feito a função.

Lucas Silva, nome histórico do clube, até chegou nesta janela para reforçar o meio de campo. Apesar disso, a comissão técnica entende que precisa de mais um nome que atue como primeiro volante. Lucas é visto como um segundo homem e sua contratação foi mais uma oportunidade de mercado do que uma aquisição entendida como solução para as carências do elenco celeste.

O português Pepa, treinador do Cruzeiro, chegou a falar sobre o impacto da perda de Richard e Ramiro de forma inesperada durante a temporada. A dupla era titular no meio de campo da Raposa e vinha fazendo grandes exibições.

— Terei que falar isso, e não estou aqui para me desculpar por nada. Mas Richard e Ramiro nos ajudavam muito nesse quesito de perda de bola. Mas eles já não estão conosco há muito tempo —, disse Pepa após a derrota do Cruzeiro para o Fortaleza, por 1 a 0, no Mineirão, no último dia 21 de junho, pelo Campeonato Brasileiro.

— Sentimos muito a falta desses jogadores? É verdade. Mas não pode servir de desculpa para esses problemas que começaram a aparecer a partir daí. Nós, internamente, que temos que resolver isso — Pepa, treinador do Cruzeiro.

A função de primeiro volante é primordial no jeito que Pepa gosta de ver o Cruzeiro jogar. O treinador entende que precisa de um nome que consiga iniciar a criação e organizar o jogo com a bola nos pés, além de impedir que os adversários consigam fazer transições ofensivas rápidas.

O Cruzeiro já sondou uma série de jogadores para a função nesta janela, inclusive no mercado Sul-Americano, mas nenhuma das consultas virou negócio.

Atualmente, Pepa conta com volantes disponíveis no elenco, sendo eles: Matheus Jussa, Filipe Machado, Neto Moura, Lucas Silva, Wallisson, Ian Luccas e Fernando Henrique.

Ainda há a possibilidade do volante Wallisson deixar o Cruzeiro. Conforme apurou a Trivela, o camisa 5 estaria insatisfeito por não receber uma sequência como titular e aguarda propostas que sejam boas para ele e para o clube.

Os volantes do Cruzeiro atualmente

  • Matheus Jussa
  • Filipe Machado
  • Neto Moura
  • Lucas Silva
  • Wallisson
  • Ian Luccas
  • Fernando Henrique

Contratações do Cruzeiro na janela de inverno

  • Helibelton Palacios (Lateral-direito)
  • Lucas Silva (Volante)
  • Matheus Pereira (Meia)
  • Paulo Vitor (Ponta)
  • Arthur Gomes (Ponta)
  • Papagaio (Atacante)
Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, No Ataque, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo