Como Fernando Seabra deve escalar o Cruzeiro sem Matheus Pereira
Time celeste não contará com o meia Matheus Pereira na partida contra o Internacional, no domingo (25)
O Cruzeiro nem bem terminou de comemorar a emocionante classificação sobre o Boca Juniors nas oitavas de final da Copa Sul-Americana e já tem que pensar no próximo adversário do Campeonato Brasileiro: o Internacional.
A Raposa viaja até Porto Alegre, onde enfrentará o Colorado no domingo (25), às 19h30, no Beira-Rio, em partida válida pela 24ª rodada do Brasileirão. O jogo é importante para que o time celeste volte ao G6 da competição.
Mas para superar o Inter, o Cruzeiro terá que suprir a ausência de seu principal jogador: o meia Matheus Pereira, que está suspenso por ter acumulado três cartões amarelos.
Matheus teve uma queda de rendimento nos últimos jogos mas é, sem dúvidas, o jogador mais perigoso do time celeste. São nove gols e 12 assistências na temporada.
Para se ter ideia da importância do jogador, contra o Boca, o 10 azul não teve participação direta (gol ou assistência) nos gols da Raposa, mas foi importante nos lances.
No primeiro gol, ajudou na pressão que terminou em roubada de bola de Lautaro Díaz e finalizou para Sergio Romero espalmar e a bola sobrar para Matheus Henrique guardar.
No segundo, bateu o escanteio que resultou no gol de Walace, que aproveitou corte mal feito da defesa argentina.
Como Fernando Seabra pode escalar o Cruzeiro sem Matheus Pereira?
Hoje, podemos dizer que Matheus Pereira é insubstituível no Cruzeiro, tanto por sua qualidade técnica excepcional, quanto por seu poder de decisão, com passes mágicos ou finalizações precisas.
Além disso, falando de características, Matheus tem valências que ninguém mais tem no elenco celeste. Ninguém melhor que ele consegue quebrar sistemas de marcação. Por isso, sem o jogador, é de se esperar que o Cruzeiro perca em criatividade.
Por isso, Fernando Seabra terá trabalho para fazer o Cruzeiro se impor contra um Internacional em crise, que precisa vencer para reduzir a pressão que ronda o Beira-Rio. O Colorado venceu só um dos seus últimos 14 jogos.
Barreal deve voltar ao time
Desfalcado de seu camisa 10, Fernando Seabra tem em Álvaro Barreal o favorito para voltar ao time.
Se for escalado, o argentino deve atuar aberto pela esquerda, com um trinca de volantes composta por Walace, Lucas Romero e Matheus Henrique, este último com maior liberdade.
Como Barreal e Matheus Henrique são jogadores versáteis, é possível, também, que o Cruzeiro jogue em um 4-4-2, com os dois abertos, ou com um deles fazendo a função de meia centralizado.
Outro que pode ganhar a titularidade em um esquema de três volantes é Arthur Gomes, mas é provável que Barreal esteja à frente nesta disputa.
Mateus Vital e Vitinho correm por fora
Também existe a possibilidade, essa mais remota, dos meias Mateus Vital ou Vitinho serem escolhidos para a vaga de Matheus Pereira.
O camisa 7 e o 22 são naturais da posição e isso pesa a favor de ambos. Mas como dito anteriormente, a chance é pequena, visto que se tratam de jogadores que não têm tido muitas oportunidades com Fernando Seabra.
Seabra também pode mudar o esquema tático
Outra possibilidade é uma mudança no esquema do Cruzeiro. Lucas Romero e Walace jogaram juntos nas duas partidas contra o Boca Juniors e se Fernando Seabra quiser, pode sacar um deles e então promover duas entradas no time.
Assim seria possível colocar Barreal e Arthur Gomes, por exemplo, ou um deles e algum meia armador, como os já citados Vitinho e Vital, mas tal escolha seria surpreendente.