Há um mês sem vencer, Corinthians não tem outra opção diante do América-MG
Corinthians precisa usar força da torcida para conseguir quebrar jejum de vitórias e fugir de briga pelo Z4
O Corinthians joga neste domingo (22) com o América-MG, em casa, na Neo Química Arena, e apesar de estar oito colocações a frente do Coelho, a situação do Alvinegro não é lá tão diferente. São cinco jogos sem conseguir uma vitória, enquanto o adversário 20º colocado, seis.
Mas para além da coincidência, o Timão não tem outra opção a não ser vencer a equipe lanterna do Campeonato Brasileiro, e o motivo para essa “obrigação” é a se afastar quanto antes e de uma vez da zona de rebaixamento. Atualmente, o Corinthians continua estacionado no 13º lugar, com 32 pontos, o primeiro no Z4 é o Santos, apenas pontos atrás do Timão.
Última vitória do Corinthians foi há um mês
O Corinthians está há um mês sem conseguir vencer uma partida no Campeonato Brasileiro, a última vitória foi diante do líder Botafogo, no dia 22 de setembro. Depois disso foram dois empates e uma derrota, fora os dois jogos da Copa Sul-Americana.
Durante toda a competição, o Timão patinou nos jejuns de vitórias e sequência de empates, independente do treinador que estivesse no comando. Porém, desde a chegada de Mano Menezes, as coisas aparentemente ganharam mais organização diante dos trabalhos anteriores. A confirmação das mudanças não são vistas apenas no campo. Em entrevista na zona mista, Fausto Vera, que estava sem atuar há 40 dias, e foi titular diante do Fluminense, reforçou o sentimento dos últimos meses:
— O que mudou [com Mano Menezes] é que trabalhamos a parte tática, que a gente precisava melhorar. Perdemos muitos meses de trabalho. Agora temos que melhorar, aproveitar que o treinador está fazendo as coisas bem. Temos que estar juntos para sair da situação e pensar nas vitórias — disse o argentino.
Sobre o tempo perdido e os jogos que o time não conseguiu vencer, o treinador corinthiano reforçou que não adianta olhar para trás e que a tabela do Corinthians também não facilitou:
— Não dá para olhar para trás o que ficou, ficou, e sequência da tabela era bem difícil. Desde que cheguei, jogou com São Paulo, no Morumbi, com Flamengo na nossa casa, e agora com o Fluminense no Maracanã. Se você olhar para trás vai ver que também se teve dificuldade no primeiro turno, então a gente analisa, o nível do adversário que a gente enfrenta.
América-MG é pedra no sapato corinthiano mesmo fora de casa
O América-MG tem sido uma pedra no sapato do Corinthians nos últimos anos. Ao todo, as duas equipes se enfrentaram 27 vezes: são 10 vitórias do alvinegro, 8 empates e 9 vitórias do Coelho. O último jogo foi em julho, pela Copa do Brasil deste ano. Na ocasião o Corinthians perdeu no Independência, por 1 a 0, e venceu na Neo Química Arena por 3 a 2, mas em jogo complicado em que precisou correr atrás do placar.
Na partida do primeiro turno entre Corinthians e América, o Timão saiu derrotado de Minas Gerais por 2 a 0.
Para o jogo deste domingo, o foco do elenco é usar sua torcida dentro de casa para garantir a vitória e quebrar o jejum. O zagueiro Gil reforçou esse pensamento:
— Sabemos que na nossa casa temos que vencer. Acho que a nossa força é o nosso torcedor, aquilo que eles têm proporcionado. Eles têm enchido a nossa casa e nós jogadores temos que nos conscientizar disso, eles vão para ver nossa vitória, nossa entrega, nossa dedicação, e estamos focados nisso. E como falei, temos um jogo muito importante em casa no domingo, é procurar descansar para fazer um grande jogo.