Brasileirão Série A

Majestoso das organizadas: Corinthians e São Paulo divergem sobre 1ª uniformizada do Brasil

Alvinegro apresenta documentos para alegar que teve a primeira torcida organizada do país, na década de 30

São Paulo e Corinthians se enfrentam apenas a partir das 16h (horário de Brasília) deste domingo (28), no Mané Garrincha, pelo Campeonato Brasileiro.

Mas o Majestoso já começou fora de campo em uma pequena divergência entre os dois rivais sobre qual dos dois fundou a primeira torcida organizada do Brasil.

Corinthians alega ter primeira organizada do Brasil

O Corinthians publicou em seu site oficial nesta semana uma série de documentos e artigos de jornais do início da década de 30 para comprovar que tem a primeira organizada do país.

O trabalho de pesquisa é do Departamento Cultural do clube.

A Corinthians Torcida surgiu nas arquibancadas em 1934, obra de Francisco Piciocchi, o “Tan Tan”.

Artigo de jornal da época é usado pelo Corinthians como prova de pioneirismo
Artigo de jornal da época é usado pelo Corinthians como prova de pioneirismo (Divulgação)

Tan Tan foi responsável por organizar as primeiras caravanas de torcida e até mesmo o primeiro protesto de uma torcida no Brasil.

Em 1934, ele teve a ideia de bordar “Corinthians Torcida” nas camisas e bonés vestidos pelos torcedores. Surgia, então, a primeira organizada uniformizada do Brasil.

A Corinthians Torcida marcou presença, por exemplo, na inauguração do Pacaembu e foi saudade pelo presidente Getúlio Vargas.

A grande questão é que o São Paulo alega também que a primeira organizada do Brasil foi fundada nas dependências do clube.

O que diz o São Paulo

Na Enciclopédia disponível em seu site oficial, o São Paulo alega que a primeira torcida organizada do Brasil nasceu a partir de uma entidade criada dentro do próprio clube.

Tudo passou pelas mãos de Manoel Raymundo Paes de Almeida, um tricolor histórico que ajudou a consolidar o clube em sua fundação e também, anos mais tarde, nas obras do MorumBIS.

A TUSP marcava presença em estádios no final da década de 30 para torcer pelo São Paulo
A TUSP marcava presença em estádios no final da década de 30 para torcer pelo São Paulo (Arquivo/Estado)

Em 9 de fevereiro de 1935, surgiu o Grêmio Tricolor, entidade que pretendia integrar grupos de sócios distintos e promover algumas atividades nas dependências do clube.

Dessa mesma associação, veio o Grêmio são-paulino, embrião da Torcida Uniformizada do São Paulo, a TUSP, fundada em 1939.

A TUSP logo ficou conhecida por sua euforia, com mosaicos e festas nas arquibancadas organizadas com recursos próprios. Ela esteve presente, inclusive, na inauguração do Pacaembu.

Outras torcidas também clamam pioneirismo

Outras duas torcidas brasileiras também se consideram responsáveis pelas primeiras organizadas do Brasil — ainda que todas elas tenham surgido depois dos movimentos de São Paulo e Corinthians.

No Rio Grande do Sul, Vicente Rao criou o Departamento de Cooperação e Propaganda no Internacional, com inovações como uso de confetes, serpentina e foguetes.

No Rio de Janeiro, a torcida mais antiga é a Charanga do Flamengo, fundada em 11 de outubro de 1942.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Foto de Fábio Lázaro

Fábio LázaroSetorista

Nascido em Santos, criado em São Vicente e entregue à São Paulo. Na Trivela desde junho de 2024, como setorista do Corinthians. Passagem pelo Lance! entre fevereiro de 2020 e maio de 2024, onde cobriu Santos e Corinthians. Por lá, também coordenou pautas e estratégias digitais. Atualmente, também é repórter na rádio 9 de Julho, comentarista no programa Esporte por Esporte, da TV Santa Cecília, e narrador freelancer.
Botão Voltar ao topo