Brasileirão Série A

Pressionado, Corinthians precisa manter a cabeça no lugar para não piorar situação

Depois da Data Fifa, o Corinthians tem confrontos diretos com Bahia e Vasco pela sobrevivência à Série A

Quando a temporada de 2023 começou, nem o maior dos pessimistas diriam que o Corinthians estaria tentando se livrar de um possível rebaixamento para a Série B faltando cinco rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro. Apesar de se manter fora do Z4, na 14ª posição, o Timão não consegue manter uma sequência de resultados suficientemente favoráveis para deixar para trás a segunda parte da tabela.

As vitórias em cima do Cuiabá e do Athletico-PR, foram um respiro para o alvinegro, mas na sequência a equipe amargou a derrota diante do Bragantino, e na última quinta-feira (9), o empate com o Atlético-MG, depois de fazer um ótimo primeiro tempo. Com esses resultados, o Corinthians somou 41 pontos. O ideal par se manter na Série A, é o número mágico de 45 pontos.

Aos poucos, o Corinthians tem melhorado dentro de campo, principalmente depois da chegada de Mano Menezes. A prova disso foram as últimas partidas, em que, apesar dos resultados, a equipe vem se encontrando taticamente. O problema é que dentro dos jogos, o Timão sofre com a oscilação entre dos tempos, um problema que o treinador já sinalizou que precisa consertar quanto antes:

— A gente precisa resolver esse problema tático, e esse foi o teor da minha conversa com os jogadores no vestiário. Ou a gente vai resolver ele com mais gás, ou a gente vai resolver ele taticamente. Porque o time não pode baixar o bloco inteiro, como a gente baixou e dá a bola para o adversário e não conseguir mais jogar, isso é muito perigoso.

Corinthians precisa estar com a cabeça no lugar para conseguir resultados necessários e se livrar da pressão

A reta final do Timão no Brasileiro não será tranquila, a começar pelo jogo do próximo domingo (12), contra o Grêmio, em Porto Alegre. Isso porque a equipe gaúcha vem de uma virada histórica em cima do Botafogo, e busca assumir a liderança do campeonato. Depois, o time terá mais dez dias de trabalho livre de jogos por conta da Data Fifa. Ao término dela, no dia 25 de novembro, o Corinthians terá pela frente dois confrontos diretos com o Bahia, na Neo Química Arena, e depois o Vasco, em São Januário.

E para que o resultado dentro do campo aconteça, o time precisa estar com a parte mental em dia, senão tudo pode ficar ainda mais complicado, porque se os jogadores ficarem ansiosos pelo resultado, ou até mesmo perderem a confiança, as coisas poderão ser piores. Para Mano Menezes, tudo está interligado, e não existe separação do mental para o tático

— Não existe uma parte separada na pessoa nem no atleta. Parte mental é uma coisa, parte física é outra, não, atleta precisa ser preparado na totalidade para suportar isso que é o futebol. Em alguns momentos você começa a errar passe que não errava, toma decisão errada, torcedor já fica mais tenso, tem menos paciência e olha que nosso torcedor é maravilhoso no estádio para ajudar a equipe. Não vejo necessidade de fazer nada separado da preparação do dia a dia para o atleta estar forte. Acredito que esteja mais forte se conhecendo como potencial individual, a capacidade da equipe, o que tem que fazer como equipe na maior parte do jogo.

Por conta da pressão pelos resultados, Mano vai seguir com um time de jogadores experientes e ídolos do clube que já lidaram com situações parecidas, como Cássio, Fagner, Fábio Santos, Gil, Giuliano e Renato Augusto.

Foto de Jade Gimenez

Jade Gimenez

Jornalista, fascinada por esporte desde a infância, paixão que se tornou profissão. Além do futebol me mantenho por dentro de outras modalidades desde Fórmula 1 até NFL. Trabalhei como repórter em TV e rádio cobrindo partidas de futebol, futsal e basquete.
Botão Voltar ao topo