Brasileirão Série A

Apesar do empate, mudança de postura do Corinthians é uma luz no fim do túnel

Corinthians segue em situação preocupante no Brasileirão, mas torcedor se anima ao ver mudança de postura de atletas

A contagem regressiva e a conta pela soma de pontos vêm tirando o sono do torcedor corintiano. E isso promete continuar por algum tempo, já que o Corinthians está no meio de uma adaptação com o novo treinador, novos padrões táticos e treinamentos, e o time não vence no Campeonato Brasileiro desde a partida diante do líder Botafogo, na Neo Química Arena.

Há tempos a situação na tabela do Brasileiro é desconfortável. Já são 27 rodadas disputadas e o Corinthians não conseguiu até agora passar do 10º lugar, e vem vivendo sobre pressão desde o meio do ano, mas se apoiava nas outras disputas que poderiam render ao menos um título. Agora, eliminado em todas, a realidade bateu a porta, e a falta de vitórias e pontos conquistados agora fazem falta.

Mudança de postura no Corinthians é uma luz no fim do túnel

Hoje na 13ª colocação, com 32 pontos, nem tudo é terra arrasada no Parque São Jorge. Além da sequência de jogos um pouco mais “tranquila”, as mudanças proporcionadas desde a chegada de Mano Menezes também são uma luz no fim do túnel para o torcedor e também para o técnico:

— Esse é o caminho que nós ainda temos que percorrer, mas saio com um sentimento muito bom com o comportamento da equipe na primeira parte, com a postura, com a ambição, e esse é o Corinthians que a gente quer daqui para frente durante os jogos. Pode ter certeza que, se continuarmos assim nesse nível que fizemos a boa parte do primeiro tempo, estamos de novo próximos a voltar a vencer, que é o que a gente quer no próximo jogo na nossa casa.

O empate diante do Fluminense, no Maracanã, foi decepcionante, levando em consideração que o Timão saiu na frente, e dominou o primeiro tempo da partida. Mas analisando o que aconteceu dentro do campo, há motivos para o torcedor alvinegro acreditar na recuperação do Corinthians no campeonato para se afastar quanto antes da zona de rebaixamento.

O principal ponto é a mudança no comportamento dos jogadores em campo, que disputaram mais bolas, e impuseram perigo ao adversário. Isso não acontecia há algum tempo, já que o time sempre parecia apático dentro do campo independente da partida. Além disso, o elenco está mais organizado, errando menos passes, e diminuiu principalmente o espaçamento, erro que vinha sendo frequente enquanto a equipe era treinada por Luxemburgo, dando espaço para os adversários chegarem na área alvinegra. Mas desde que Mano Menezes chegou, esse foi o ponto mais trabalho pelo treinador. Nos treinamentos da Data Fifa, o foco foi principalmente em corrigir essas falhas, e o resultado ainda que inicialmente pode ser visto diante do Fluminense, nesta quinta-feira (19).

A expectativa é que o time continue evoluindo sob o comando do Mano, e que nas próximas partidas o time consiga desenvolver melhor os padrões e segurar a boa atuação sem oscilar tanto de um tempo para o outro.

O treinador corinthiano reforçou durante a coletiva que gostou das mudanças e que elas mostram que o time está chegando perto de conseguir as vitórias que precisa:

— Esse é o Corinthians que a gente quer daqui para frente durante os jogos. Pode ter certeza que, se continuarmos assim nesse nível que fizemos a boa parte do primeiro tempo, estamos de novo próximos a voltar a vencer, que é o que a gente quer no próximo jogo na nossa casa.

Próximos jogos do Corinthians 

  • Corinthians x América-MG – Campeonato Brasileiro – sábado, 21 de outubro de 2023, às 18h30 (horário de Brasília)
  • Cuiabá x Corinthians – Campeonato Brasileiro – terça-feira, 24 de outubro de 2023, às 21h30 (horário de Brasília)
  • Corinthians x Santos – Campeonato Brasileiro – sábado, 28 de outubro de 2023, sem horário definido
Foto de Jade Gimenez

Jade GimenezSetorista

Jornalista, fascinada por esporte desde a infância e transformou a paixão em profissão. Além do futebol, se mantem por dentro de outras modalidades desde Fórmula 1 até NFL. Trabalhou como repórter em TV e rádio cobrindo partidas de futebol, futsal e basquete.
Botão Voltar ao topo