Fábio Santos ou Bidu? Últimos jogos provam que nenhum é solução para o Corinthians
Dúvida entre Fábio Santos e Matheus Bidu é comum entre torcida e comissão técnica, mas ambos não têm sido solução para o Corinthians
Diante de diversos problemas táticos que o Corinthians precisa resolver para encerrar a temporada de forma tranquila, um deles é a lateral esquerda alvinegra, um problema que já se apresentava há algum tempo e se tornou ainda mais evidente nos últimos jogos contra o Fortaleza e contra o Grêmio.
Diante de diversos problemas táticos que o Corinthians precisa resolver para encerrar a temporada de forma tranquila, um deles é a lateral esquerda alvinegra. Esse problema já se manifestava há algum tempo e tornou-se ainda mais evidente nos últimos jogos contra o Fortaleza e o Grêmio.
Na última quinta-feira (14), no primeiro jogo após a Data Fifa, Matheus Bidu foi titular contra o Fortaleza. No entanto, a atuação do lateral deixou a torcida corinthiana apreensiva, pois os dois gols do Leão do Pici foram marcados pelo lado esquerdo, devido a falhas na marcação de Bidu. Isso sem contar o pênalti cometido pelo lateral e desperdiçado por Marinho.
Passados quatro dias do jogo no Ceará, o Corinthians entrou em campo em Itaquera para enfrentar o Grêmio na última segunda-feira (18). Com o time titular, entre eles Fábio Santos, que na última semana completou 38 anos e não entrava em campo há seis jogos, e os problemas pelo lado esquerdo não apenas permaneceram, como pioraram.
Todos os quatro gols marcados pelo Grêmio saíram pelo lado onde o camisa seis estava. As dificuldades foram diversas, já que Fábio não conseguiu acompanhar adversários na corrida e deixou espaços sem apertar a marcação, permitindo que o rival pudesse fazer a festa no seu setor.
Matheus Bidu: chegou para suprir Fábio Santos, mas ficou no banco
Quando Bidu chegou ao Corinthians, foi para substituir a saída de Lucas Piton, que na época foi vendido para o Vasco. Naquele momento, o lateral de 24 anos pertencia ao Guarani, mas estava emprestado ao Cruzeiro, onde ajudou a equipe a conquistar a Série B do Campeonato Brasileiro em 2022. No clube mineiro, Matheus entrou em campo 39 vezes e marcou três gols.
Bidu chegou para suprir a necessidade da posição sempre que o veterano Fábio Santos não pudesse jogar, independentemente do motivo. No entanto, ao observar a quantidade de vezes que ele ficou no banco, parece que o jovem lateral ainda não conquistou a confiança necessária para assumir a vaga de titular de forma inquestionável. Até o momento, pelo Corinthians, foram 29 jogos e apenas um gol.
Seu contrato com o Timão vai até 2025, o que se torna uma preocupação, já que Fábio Santos provavelmente encerrará sua carreira ainda nesta temporada e o Corinthians ficaria com apenas uma opção que ainda não é muito bem vista para a posição.
Matheus Bidu feelings pic.twitter.com/Vq3aasoZJq
— Loucos do Bando (@loucosdobandoo) September 15, 2023
Fábio Santos: veterano e ídolo no Corinthians, porém não rende mais
Não há dúvidas sobre a história de Fábio Santos com a camisa do Corinthians, com seis títulos conquistados em sua primeira passagem, incluindo a Libertadores e o Mundial de 2012. No entanto, não podemos ignorar que a última temporada do camisa seis ficou muito abaixo do que ele vinha apresentando nos anos anteriores, mesmo considerando sua idade avançada, 38 anos.
Fábio ficou fora de campo por seis jogos consecutivos, não viajou para Fortaleza e retornou ao time contra o Grêmio. Por um bom tempo, ver o nome dele na escalação titular trazia tranquilidade aos torcedores corinthianos. No entanto, os recentes jogos em que ele esteve em campo aumentaram a apreensão da torcida em relação à vulnerabilidade no lado esquerdo da defesa.
Isso ficou evidente nos quatro gols marcados pelo Tricolor Gaúcho nas costas de Fábio. Essa falta de condicionamento não é algo recente, pois já foi percebida nos jogos contra o Coritiba, pelo Brasileirão, e São Paulo, pela Copa do Brasil. Quando falamos de condicionamento, não estamos questionando o comprometimento nos treinos, mas sim reconhecendo os efeitos da idade. Quando um adversário coloca um jogador mais jovem para atacar pelo lado onde o lateral corinthiano atua, a diferença na corrida se torna evidente.
quatro gols no setor do fabio santos.
fiz questão de marcar aonde ele tava em cada um dos gols. pic.twitter.com/5ZJWKGLRWj
— S! (@___seme) September 19, 2023
Fábio Santos é um jogador experiente e, de acordo com planos, deve se aposentar no final de 2023. No entanto, sua recente atuação tem deixado a lateral esquerda do Timão vulnerável, preocupando a torcida na reta final e decisiva da temporada.