Como o Fla-Flu pode ser essencial para o Fluminense no Mundial de Clubes
De olho no Mundial de Clubes, Fluminense usou variações em empate no Fla-Flu e ganhou alternativas, mas também viu planos não darem certo

O Fluminense ficou no empate com o Flamengo pelo Campeonato Brasileiro, mas a bem da verdade, o resultado pouco importava para o Tricolor, campeão da Libertadores no último sábado (4). De olho no Mundial de Clubes, em dezembro, o Flu testou novidades contra o Rubro-Negro, e ganhou alternativas para o time.
Se voltou a usar André na zaga como de costume, o sistema foi um pouco diferente. Em vez de reunir jogadores em volta da bola, como costuma fazer Fernando Diniz, a ideia foi espaçar o campo.
Lima e Ganso recuavam para qualificar a saída e serviam como iscas. Diogo Barbosa, Yony González e Arias abriam pelas pontas, e o centro do campo ficava mais livre para os meias. Isso fez com que a pressão pós-perda do Flamengo diminuísse. Pulgar e Gerson se dividiam nas coberturas, e os pontas do Rubro-Negro demoraram a fazer a leitura correta.
Tempo suficiente para que Arias aproveitasse falha defensiva de Filipe Luís em bola lançada pelo alto e achasse um Yony livre na área. Mesmo atrapalhado, ele balançou as redes pela primeira vez em seu retorno ao Fluminense. Um gol Tipo Colômbia.
— A gente tem que saber jogar da maneira que o jogo pede. A gente soube explorar de maneira variada. Isso mostra maturidade e efeito cumulativo desse ano e meio de trabalho. Demora esse tempo para ter variação de jogo — afirmou Diniz.
Yony González, inclusive, é mais uma boa alternativa para o ataque do Flu. Com capacidade de jogar pela ponta, onde deu assistência importantíssima na semifinal da Libertadores e também por dentro, com presença de área, o colombiano ganha espaço às vésperas do Mundial de Clubes.
#Brasileirão ??
? #FLAxFLU 1-1
⚽️ Arrascaeta
⚽ Yony González
? Posse: 42% – 58%
? Gols esperados (xG): 0.86 – 1.38
? Finalizações (no gol): 11 (7) – 13 (4)
? Grandes chances: 1 – 2
☑️ Passes certos: 318 (83%) – 489 (90%)? Nºs completos em: https://t.co/jmOEFD8gNY pic.twitter.com/pPjOnQ969y
— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) November 11, 2023
Martinelli cresce e ganha importância no Fluminense
Um jogador em especial se beneficiou e muito das mudanças. Se André participava mais da construção na primeira linha, o meio campo se abriu para Martinelli. De frente para o jogo e com espaço para pensar, o camisa 8 foi cerebral.

O volante, na verdade, ocupou um espaço de campo em que Marcelo flutuou por grande parte do primeiro tempo. E teve mais êxito. De seus pés saiu o passe para Arias ganhar no alto e Yony González empatar o Fla-Flu.
— A sua leitura está correta. O Marcelo jogou mais por dentro. Flutuando. O time como um todo não estava conseguindo se impor. As mudanças surtiram efeito, e a gente jogou maneira mais variada. O time tem jogado de maneira variada que é o que tem que fazer. Se jogar sempre da mesma maneira fica mais fácil de marcar — afirmou, respondendo à Trivela na coletiva.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Marcelo joga no meio, mas Fluminense não cumpre plano de Diniz
O Fluminense começou o jogo com um posicionamento diferente. Na defesa, Martinelli fechava o lado esquerdo e liberava Marcelo para jogar pelo meio do campo. A ideia era ter mais qualidade no entorno da bola e associar os três jogadores mais técnicos do time: Paulo Henrique Ganso, André e o camisa 12.

A tentativa era boa, mas espaçado e errando muitos passes, o Flu pouco conseguiu aproveitar. Marcelo se movimentou muito e flutuou bastante, mas não foi suficiente. Foram poucas as vezes em que ele e Ganso conseguiram ocupar a mesma faixa de campo.
Além de estar desconcentrado, o Tricolor também teve menos a bola, um mérito de um Flamengo com ótimos jogadores no meio-campo e que fizeram bom primeiro tempo também na marcação. A pressão pós-perda do Rubro-Negro dificultou a vida do time de Diniz na primeira etapa, e a equipe não conseguia jogar seu jogo. No fim, o Fla teve quase 60% de posse, algo raro contra o Flu.
Fluminense começou mais uma vez desconcentrado e Flamengo, em outra rotação, faz jogo melhor no Maracanã. A partir dos 20 minutos, Tricolor forçou alguns erros do Rubro-Negro e equilibrou o jogo. As melhores chances, entretanto, foram todas do Fla.
— Caio Blois (@caioblois) November 11, 2023
Diniz insistiu que seu plano não era essa.
— Pelo que aconteceu na partida, o resultado de empate foi justo. Não foi um jogo que eu gostei plenamente, porque o começo do jogo, o Flamengo foi muito melhor que a gente. Eu não gostei da primeira parte, e o plano era o contrário. Era para jogar melhor no primeiro tempo — opinou.
Fluminense já está de olho no Mundial de Clubes
Agora, o Fluminense pensa no Mundial de Clubes, e usa o Campeonato Brasileiro, com seriedade, como preparação para a competição. O próximo confronto é um jogo quase festivo: enfrenta o São Paulo, no Maracanã, no dia 22 (quarta). Uma troca de faixas de campeão — os paulistas foram campeões da Copa do Brasil — está prevista para a partida, bem como a volta olímpica com a taça da Libertadores.