Auxiliar de Pepa lamenta empate e acerta em análise: Cruzeiro merecia mais
Cruzeiro jogou bem, criou mais, não foi incomodado, mas não conseguiu tirar o zero do placar em partida contra o líder Botafogo

Cruzeiro e Botafogo empataram em 0 a 0, na noite deste domingo (6), no Mineirão, em partida válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O placar em branco reflete pouco o que foi o jogo. Empurrado por 45 mil torcedores, o time celeste jogou melhor e parou em Lucas Perri, grande destaque da partida.
O português Pepa, treinador do Cruzeiro, não comandou o time por ter sido expulso no empate celeste em 3 a 3 com o Athletico-PR na última rodada. No seu lugar, esteve o treinador auxiliar Samuel Correia, que também ficou responsável pela entrevista coletiva.
O que Samuel Correia falou na coletiva?
- Elogiou o desempenho do Cruzeiro
- Exaltou a partida de Lucas Silva, mas focou no desempenho coletivo
- Explicou a saída de Matheus Peireira
- Projetou a partida contra o Palmeiras
- Afirmou que o clube conta com o meia Daniel Jr
- Disse que espera que Bruno Rodrigues jogue contra o Palmeiras
- Falou sobre as perspectivas de Papagaio no time
+LEIA MAIS: Pedro Martins abriu as portas do Cruzeiro em coletiva difícil de se ver no Brasil
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Atuação satisfatória
A boa partida do Cruzeiro resultou em apoio da torcida após o apito final, mesmo após o empate. Samuel exaltou a situação, ressaltando que nem sempre o time tem conseguido entregar o que a torcida espera, mas que o grande objetivo da comissão é alcançar essa simbiose com os cruzeirenses.
— Penso que fizemos um jogo muito, muito bom. Jogar com uma grande equipe, que está fazendo um campeonato extraordinário e nós conseguimos propor, durante quase o jogo todo, com bola, criar situações para finalizarmos, na primeira parte não flagrante, mas na parte final com situações de gol iminentes, Perri com duas defesas absurdas, travou nosso gol, mas penso que fizemos um jogo soberbo — elogiou Samuel Correia.
Para o auxiliar português, não é certo falar de um resultado injusto. Apesar disso, para ele, o Cruzeiro merecia mais da partida de hoje do que apenas um ponto. A posição do Botafogo na tabela e a forma que ambos os times se portaram corroboram a afirmação. O líder Botafogo finalizou no gol apenas uma vez durante o jogo, um chute de Segovia, que não assustou Anderson, substituto do suspenso Rafael Cabral.
— Eu não digo injustiça, mas digo que dentro daquilo que fizemos no jogo, merecíamos mais. Um ponto fica curto para aquilo que fizemos. Na primeira etapa não conseguimos criar muitas situações de finalização, pelo menos flagrantes, mas na segunda, pela qualidade que tivemos, penso que se falarmos em injustiça, merecíamos os três pontos — disse Correia.
Lucas Silva se destaca, mas coletivo é exaltado
O volante Lucas Silva, que assumiu a braçadeira de capitão no Cruzeiro, foi um dos melhores jogadores em campo. Além de distribuir belos passes e enfiadas de bola, o volante foi o maestro do meio de campo celeste, se apresentando para o jogo, pedindo bolas e orientando os companheiros. A atuação do camisa 16 não passou despercebida por Samuel Correia, mas este preferiu exaltar todo o time.
— O Lucas fez um grande jogo, mas se me permite, eu acho que ajudaria ficar com a imagem, eu e vocês, do grupo, do coletivo. Todos eles tiveram um desempenho muito forte no jogo. O Lucas e todos eles que jogaram do início, quem entrou, e esta é a imagem que queremos. As individualidades, com esse coletivo forte, naturalmente se sobressaem e ajudam-nos a fazer jogos deste calibre — falou Correia.
O auxiliar técnico da Raposa ainda falou sobre a escolha de Lucas Silva para ser o capitão da equipe.
— Foi de uma forma natural. É um jogador que tem esse perfil. O Lucas, de uma forma natural, com seu carisma, com sua personalidade, pelo exemplo que é, virou nosso capitão — explicou.
Lucas Silva, que jogou MUITO, falou sobre a partida e lamentou "o detalhe" que faltou para garantir a vitória. Ele ainda falou que jogar no @Cruzeiro é diferente para ele. Se sente mais leve vestindo a camisa estrelada.@trivela pic.twitter.com/mP9wXey9AN
— Maic Costa (@omaiccosta) August 6, 2023
Matheus Pereira saiu por pancada e não por fadiga
Outro ponto comentado por Samuel Correia foi a situação de Matheus Pereira. Grande reforço do Cruzeiro na temporada, o meia fez sua estreia como titular e mesmo ainda não tendo as melhores condições físicas e de ritmo de jogo, atuou até os 29 minutos do segundo tempo. Em sua estreia, contra o Athletico-PR, o camisa 96 jogou apenas dez minutos.
Matheus fez bom jogo e demonstrou qualidade técnica acima da média, criando boas oportunidades de gol e fazendo Lucas Perri trabalhar em cobrança de falta. Perguntado sobre a situação física do atleta, Correia destacou que ele não sentiu fadiga e saiu em decorrência de uma pancada no joelho.
— Fomos perguntando como ele estava, desgaste, mas ele não saiu por causa disso. Houve um toque no joelho e isso o impediu de continuar no jogo. Nós estávamos cientes do que ele podia nos dar e a saída foi por causa do toque do joelho e não por causa de fadiga — explicou Correia.
+LEIA MAIS: Cruzeiro dá destino a encostados e define elenco que termina 2023
Cruzeiro conta com Bruno Rodrigues para enfrentar o Palmeiras
Um dos principais jogadores do Cruzeiro, o atacante Bruno Rodrigues recebeu uma proposta do Al Taawon, da Arábia Saudita, e pode deixar o clube. Para realizar o desejo do atleta e da Raposa — a continuidade em Minas Gerais —, o Cruzeiro precisaria comprar mais um percentual do jogador, tornando seu empréstimo uma transferência definitiva.
Apesar do momento de indefinição do futuro de Bruno no Cruzeiro, Samuel Correia disse que a comissão técnica espera contar com o jogador na partida contra o Palmeiras, na segunda-feira (14).
— Ele teve um pequeno problema físico, está fazendo um trabalho específico. Vamos ver no princípio da semana se já estará apto para contarmos com ele — disse Samuel.
Papagaio estreia e cria boas chances
O atacante Rafael Elias, o Papagaio, fez sua estreia pelo Cruzeiro no jogo deste domingo e fez boa partida, obrigando o goleiro Lucas Perri a efetuar dois milagres. Além das finalizações, o camisa 40 se movimentou bem e demonstrou boa velocidade. Perguntado sobre como a comissão técnica pretende utilizar o jogador, Samuel Correia não entrou em muitos detalhes.
— É um dos nossos centroavantes. Contamos com o melhor do Rafael Elias. Ele entrou, deu sua contribuição, tem trabalhado bastante. E depois cabe a nós, ao mister, optar por ele, por Gilberto ou por outros jogadores — finalizou Samuel Correia.