Brasileirão Série A
Tendência

Cláudio Caçapa como interino foi uma resposta rápida e interessante do Botafogo

Remanejado do Lyon por John Textor, Cláudio Caçapa trabalha há sete anos como assistente do clube francês e ajuda o Botafogo a pelo menos ganhar tempo na escolha do novo técnico

O Botafogo sofreu um duro golpe com a saída de Luís Castro no meio do Campeonato Brasileiro. A decisão do treinador é compreensível, diante da oferta financeira do Al-Nassr, mas o Alvinegro ficou de mãos atadas após bancar o comandante e perdê-lo num momento crucial em que lidera a Série A. Os botafoguenses ainda têm uma gordura no topo da competição, mas há pouca margem de manobra em relação ao tempo. Por isso mesmo, pareceu interessante a resposta rápida do Botafogo para a sequência do trabalho: Cláudio Caçapa assume o elenco de maneira interina, enquanto a diretoria busca seu novo técnico efetivo. Seu auxiliar será Lúcio Flávio, atual comandante do time sub-23.

Cláudio Caçapa não possui experiências anteriores como técnico principal, mas inspira respeito por sua trajetória dentro do futebol. O ex-zagueiro marcou seu nome no Atlético Mineiro e sobretudo no Lyon multicampeão na virada do século. Além disso, Caçapa trabalhou bastante em sua formação como treinador após pendurar as chuteiras. O mineiro possui as três principais licenças da Uefa. Dirigiu a seleção sub-15 do Brasil por dois anos e, desde 2016, integra a comissão técnica permanente do Lyon, num trabalho voltado principalmente aos defensores do clube. São mais de 300 partidas à beira do campo. Adquiriu conhecimento ao lado de treinadores como Bruno Génésio, Rudi García, Peter Bosz, Laurent Blanc e Sylvinho.

Caçapa possui abertura no elenco atual

Outro fator que facilita a aceitação de Cláudio Caçapa é ter trabalhado com algumas lideranças do elenco atual do Botafogo. Conviveu por alguns anos com Rafael e Marçal no Lyon. “Tive a oportunidade de trabalhar com o Cláudio na França. É um profissional com passagem pela seleção de base e desenvolve um trabalho de longo prazo no Lyon. Esteve na semifinal da Europa League como auxiliar e nos ajudou bastante. É um cara íntegro, com perfil vencedor e que certamente é um nome consistente para agregar ao Botafogo”, declarou Rafael, ao site oficial dos alvinegros.

Marçal também se manifestou: “O Caçapa foi um grande jogador, por onde passou ganhou muitos títulos e se tornou um auxiliar de grande qualidade. Tive o prazer de trabalhar com ele por três anos, é um estudioso, tem um perfil agregador e conseguiu trazer muito da mentalidade vencedora que conquistou na carreira como atleta para o trabalho de auxiliar. Sempre valorizo bons profissionais que tive o prazer de trabalhar junto e o Cláudio certamente é um deles. Vai nos ajudar”.

A multipropriedade facilita o movimento para Cláudio Caçapa. Como John Textor também é o atual proprietário do Lyon, fica mais fácil remanejar o assistente dos Gones como treinador interino do Botafogo. Além disso, é uma oportunidade que se abre às duas partes. Caçapa terá uma excelente chance para consolidar seu nome como técnico e, caso mantenha o nível do Botafogo no Brasileirão, poderá dar um salto na carreira. Não surpreenderia se o Alvinegro efetivasse o ex-zagueiro diante de bons resultados, assim como o reconhecimento poderia abrir portas em outros lugares. Enquanto isso, os botafoguenses pelo menos ganham tempo, com um nome forte como interino, para arranjar outra alternativa se necessário.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Bruno Lage é a prioridade do Botafogo

O nome favorito nos corredores do Botafogo para substituir Luís Castro é o de Bruno Lage. O antigo treinador do Benfica conquistou títulos importantes em Portugal e também se projetou rumo ao Wolverhampton. Agenciado por Jorge Mendes, possui um mercado maior do que o futebol brasileiro e deu indicativos anteriores que prefere continuar na Europa. Se os alvinegros conseguirem convencê-lo, parece um treinador capaz de sustentar o ritmo no Brasileirão. A questão é que as tratativas talvez se estendam.

Neste momento, a procura por um novo técnico não favorece o Botafogo. Com o início da temporada na Europa, alguns treinadores mais renomados e estrangeiros preferem aguardar uma oportunidade no continente antes de fecharem com uma equipe brasileira. Enquanto isso, a oferta de comandantes é mais escassa dentro do mercado nacional. Mas um treinador brasileiro não deixa de ser uma alternativa aos alvinegros, caso Bruno Lage ou outro comandante de fora não venha, e se Caçapa também não emplacar como interino. Ganhar tempo também faz sentido neste cenário.

Cláudio Caçapa ainda precisará apresentar seu estilo de jogo no Botafogo e demonstrar suas capacidades diante da alta demanda que existe sobre o clube no Brasileirão. O momento é tão positivo que uma troca de técnico gera naturais temores. Entretanto, por aquilo que tem de conhecimento no futebol de alto nível, o ex-zagueiro se apresenta como uma aposta válida. É alguém que participou de elencos vitoriosos e continua com uma boa vivência nos vestiários, assim como no campo de treinamentos. A pior das hipóteses ao veterano, ao que parece, é mesmo voltar a ser assistente do Lyon.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo