Flamengo: Cebolinha e Luiz Araújo correspondem confiança de Tite em momento crucial
Dupla foi fundamental para a vitória do Flamengo sobre o Fortaleza e mostrou que Tite pode confiar nas opções vindas do banco
A vitória sobre o Fortaleza foi importante demais para o Flamengo em diversos aspectos. No primeiro momento, os três pontos servem para tranquilizar o Rubro-Negro no G-6 e recolocar a equipe comandada por Tite na briga pela vaga direta na Libertadores. Ao analisar mais fundo, no entanto, o triunfo resgata a confiança do time e, para dois atletas, serve como uma resposta a Adenor.
Cebolinha e Luiz Araújo receberam voto de confiança de Tite para iniciarem a partida, nas ausências de Gerson e Bruno Henrique. Criticados pela torcida, a dupla deu conta do recado e foi peça fundamental na vitória do Flamengo. O ex-São Paulo, inclusive, marcou o gol que sacramentou o resultado positivo em Fortaleza. Tais atuações são um recado direto ao novo comandante, de que eles podem ser opções viáveis no time.
Dupla do Flamengo impressiona pela qualidade e entrega
Quando Tite escalou Cebolinha e Luiz Araújo, muitos torceram o nariz. Claro que as ausências fizeram com que o Flamengo tivesse opções escassas no ataque em Fortaleza, mas a dupla ainda não caiu nas graças da torcida rubro-negra. O ex-Grêmio, em especial, não conseguiu emplacar sequência de boas atuações no time titular, e os valores gastos na operação, cerca de R$ 94 milhões, eram muito questionados.
Assim, foi uma grata surpresa para o torcedor do Flamengo ver ele jogando bem. Tinga sofreu com as investidas de Everton ao longo de todo o jogo, até que ele fosse substituído, já na reta final do duelo. Ele teve aproveitamento superior a 80% nos passes e nos dribles, além de ter vencido 12 dos 14 embates na partida. Na sua grande chance na partida, parou em João Ricardo. Mostrou que o físico também está em dia, com boas arrancadas.
O destaque, no entanto, ficou mesmo para Luiz Araújo. O gol foi apenas a cereja no bolo de uma excelente atuação na Arena Castelão. O atacante fez um salseiro na defesa do Fortaleza desde o primeiro minuto de partida, com passes precisos, jogadas de ultrapassagem e boas chegadas na área adversária. Ele foi o ponta que Tite busca, pela principal virtude no jogo: a entrega.
#Brasileirão 🇧🇷
Luiz Araújo em Fortaleza 0-2 Flamengo:
⚽️ 1 gol
👟 1/1 chute no gol
🔑 1 passe decisivo
✅ 23/26 passes certos (88%!)
💪 7/15 duelos ganhos (!)
🦾 4 bolas recuperadas
💨 3/5 dribles certos (!)
👊 3 faltas sofridas
💯 Nota Sofascore 7.3 pic.twitter.com/UpMP5aCMHr— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) November 5, 2023
Tanto Cebolinha quanto Luiz Araújo se desdobraram demais na marcação e no ataque, mostrando que estão mais ativos fisicamente. O camisa 31, em especial, conseguiu aguentar os 90 minutos e, mesmo que tenha sentido cãibras no fim, terminou o confronto em campo. Ele marcou seu segundo gol em três partidas pelo Flamengo de Tite.
Crescimento no momento certo
As ausências citadas não foram o único motivo para que as atuações de Cebolinha e Luiz Araújo fossem tão celebradas no Flamengo. Os dois voltaram a jogar bem e foram importantes em momento que o ataque do Flamengo vive complicações com medalhões. Pedro também vive crescente, é verdade, mas Gabigol e Bruno Henrique estão em péssima fase, irritando até os torcedores, que os têm como ídolos.
O bom desempenho da dupla dá confiança e ciência a Tite para saber que, em caso de atuação ruim dos titulares, as opções vindas do banco de reservas podem resolver uma partida complicada. Com faturamento de R$ 1 bilhão, o Rubro-Negro montou um elenco robusto justamente para situações como essa, mas o desempenho dos suplentes em 2023 tinha sido muito ruim. Está melhorando agora.
A exaltação da confiança passada por Tite também é demonstração de que o trabalho de recuperação do treinador está começando a se encaixar. Luiz Araújo, inclusive, celebrou a oportunidade depois da partida contra o Fortaleza, enquanto Cebolinha já havia falado da representatividade do comandante para o psicológico da equipe.
— Tenho que agradecer muito a confiança que o Tite está depositando em mim. É meu segundo jogo seguido como titular. Hoje pude marcar meu segundo gol com a camisa do Flamengo, foi muito importante, mas creio que o mais importante foram os três pontos — disse, à TV Globo.
Novas oportunidades no horizonte?
Pensando na sequência do Flamengo, pelo menos um dos dois jogadores que são tema desta matéria devem receber mais oportunidades nos próximos dois compromissos da equipe na temporada. Suspenso contra o Fortaleza, Bruno Henrique seguirá fora diante do Palmeiras e, por isso, abrirá a vaga no ataque mais uma vez. O natural é que Cebolinha permaneça como titular no confronto direto.
Luiz Araújo, em compensação, entrou na vaga de Gerson contra o Fortaleza, e o camisa 8, titular absoluto, deve retornar ao time diante do Palmeiras. A esperança do atacante é de que Thiago Maia está suspenso, e existe a possibilidade de Tite recuar o Coringa para jogar ao lado de Pulgar, abrindo, assim, um espaço no setor ofensivo. Tudo dependerá da preparação para o duelo, que será disputado na quarta-feira (08), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã.