Juventude precisa levar força do Jaconi na bagagem para afastar fantasma no Brasileirão
O Juventude já sabe o que precisa fazer para não passar sufoco no Campeonato Brasileiro e acabar rebaixado para a Série B

Após garantir a permanência no Campeonato Brasileiro do ano passado, o Juventude vem para edição de 2025 com a missão de evitar o rebaixamento para a Série B sob o comando do técnico Fábio Matias.
O Ju sabe que cada ponto importa na luta pela permanência na Série A.
Por que o Juventude pode ir bem no Brasileirão?

O Alfredo Jaconi é um dos trunfos do Juventude. No Brasileirão 2024, o Ju somou 30 dos seus 45 pontos jogando como mandante. Para essa temporada, a expectativa é manter sua casa como uma visita desagradável aos rivais. Para isso, Fábio Matias e companhia sabem que podem contar com o apoio da torcida alviverde.
Outro detalhe importante é que o Campeonato Brasileiro é a única competição do Juventude até o final de 2025. Enquanto os adversários terão que dividir suas atenções com as copas nacionais e internacionais, o Ju contará com um calendário menos abarrotado para manter o condicionamento físico de seus atletas.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Por que o Juventude pode ir mal no Brasileirão?
Por outro lado, o Juventude não conta com um grupo de jogadores tão badalados quanto seus rivais — muito graças ao orçamento limitado. Às vésperas do início do Campeonato Brasileiro, o Ju ainda procura por um volante marcador e um centroavante. A intenção da diretoria é que ambos os atletas briguem pela titularidade. A depender de quando esses reforços sejam anunciados, a equipe pode arcar com as consequências.
O Juventude também não costuma ser um bom visitante na Série A. Em 2022 — ano do último rebaixamento –, o Ju conquistou apenas sete dos 57 pontos possíveis. Em 2024, foram 15 pontos fora de casa. Caso Fábio Matias não consiga ser um oponente indigesto fora de casa, as chances de uma queda para a segunda divisão aumentam.
Como o Juventude começou 2025?
Após perder para o Boca Juniors em um amistoso de pré-temporada, o Juventude fez uma campanha sólida no Campeonato Gaúcho, com apenas uma derrota na fase de grupos, para o Internacional. O Ju chegou a vencer o Grêmio antes do mata-mata, porém, acabou eliminado pelo rival na semifinal do estadual, nos pênaltis. Para piorar, a equipe de Fábio Matias se despediu da Copa do Brasil ainda na primeira fase ao perder para o Maringá.
Como joga o Juventude?

Aos 45 anos, Fábio Matias é conhecido por seguir um modelo de trabalho semelhante a Roger Machado e Jair Ventura — que treinaram o Juventude em 2024. O técnico busca implementar uma postura agressiva na marcação, assim como a pressão pós-perda da bola. O Ju não se limita apenas à defesa, já que também tenta propor jogo.
Como está o trabalho do técnico Fábio Matias?

No cargo desde o final de outubro do ano passado, Fábio Matias salvou o Juventude do rebaixamento nas últimas sete rodadas do Brasileirão, terminando na 15ª posição. À época contestado, substituiu Jair Ventura, que deixou o Ju dentro do Z-4. Agora, o treinador espera que sua longa preparação tenha o mesmo resultado de 2024.
Jogo do Juventude: veja onde assistir
Parte da Liga Forte União (LFU), os jogos do Juventude como mandante serão transmitidos nos canais do Grupo Globo (Premiere, SporTV e TV aberta), da Record (TV aberta, R7.com e streaming Play Plus), da CazéTV (no Youtube) e no streaming Amazon Prime Video.
Os cinco primeiros jogos do Juventude no Brasileirão
- Juventude x Vitória — 29/03, sábado, às 18h30 (horário de Brasília) — Alfredo Jaconi
- Botafogo x Juventude — a definir — Nilton Santos
- Juventude x Ceará — a definir — Alfredo Jaconi
- Flamengo x Juventude — a definir — Maracanã
- Juventude x Mirassol — a definir — Alfredo Jaconi