Brasileirão Série A

Calendário cheio e pressão por resultados: Brasileirão pode selar relação de Fortaleza e Vojvoda

Diferente do rival Ceará, Tricolor de Aço chega pressionado para a disputa do Campeonato Brasileiro em decorrência de queda brusca de rendimento neste começo de temporada

Ao contrário do que alguns poderiam imaginar, o ano do Fortaleza começou abaixo do esperado em termos de desempenho e as cobranças por resultados são fortes.

Classificado para cinco competições em 2025 (Cearense, Copa do Nordeste, Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil), o Tricolor de Aço não agrada o torcedor neste começo de temporada. Tanto que o desempenho na Série A é visto como crucial para a permanência de Juan Pablo Vojvoda no comando do time.

Derrotado pelo rival Ceará na final do Campeonato Cearense, o Fortaleza tem tido dificuldades na primeira fase da Copa do Nordeste. Até o início do Brasileirão, a equipe tentará retomar o controle da temporada e melhorar seu desempenho em campo para não sofrer na elite do futebol brasileiro.

Por que o Fortaleza pode ir bem no Brasileirão?

O Fortaleza perdeu dez jogadores na última temporada, entre eles o atacante Thiago Galhardo, que partiu para o Santa Cruz. Em contrapartida, o Tricolor de Aço se reforçou com oito jogadores, alguns deles bem interessantes, como os argentinos Pol Fernández, meia ex-Boca Juniors, e Gastón Ávila, que estava no Ajax.

A manutenção da base, principalmente no setor ofensivo, com Marinho e Lucero, pode dar ao Fortaleza a força necessária para mais uma boa campanha no Brasileirão.

Aliado a isso, Juan Pablo Vojvoda conta com outros nomes do último ciclo, como Pochettino e Yago Pikachu. Atletas que conhecem o clube e podem contribuir nos momentos de maior necessidade e acúmulo de jogos ao longo da temporada.

Lucero e Marinho são as esperanças do Fortaleza para a disputa do Brasileirão
Lucero e Marinho são as esperanças do Fortaleza para a disputa do Brasileirão. Foto: Imago

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Por que o Fortaleza pode ir mal no Brasileirão?

Após acumular seis vitórias seguidas no começo da temporada, com direito a um sonoro 7 a 0 diante do Cariri pelo Campeonato Cearense, o Fortaleza decaiu consideravelmente de produção.

Depois da derrota para o Ceará por 2 a 1 pela sexta rodada do estadual, o time de Juan Pablo Vojvoda entrou em uma espiral de problemas que se refletiram nos resultados em campo.

Nos oito jogos seguintes após a sequência invicta, o Tricolor perdeu cinco partidas, empatou um e venceu somente dois. A queda brusca de rendimento trouxe cobranças e pedidos pela saída do treinador do Fortaleza, que inclusive questionou a insatisfação da torcida em entrevista coletiva recente.

Tamanha montanha-russa de emoções pode indicar um problema da equipe na Série A: a inconsistência ao longo do campeonato, que aliado a um calendário repleto de jogos, pode significar problemas na disputa da elite nacional.

Como o Fortaleza começou 2025?

O Fortaleza iniciou a temporada 2025 da maneira mais positiva possível. Nos seis primeiros jogos, seis vitórias, porém, após o primeiro revés, o time caiu de produção e passou a ser criticado pela torcida.

Juan Pablo Vojvoda terá trabalho para reconstruir o padrão competitivo da equipe e manter o grupo em suas mãos para a sequência da temporada. Com a classificação na Copa do Nordeste ameaçada e a derrota na decisão do Cearense, o momento é de trabalhar para evitar uma crise ainda maior antes do início do Brasileirão.

Como joga o Fortaleza?

O treinador argentino do Fortaleza costuma montar suas equipes conforme a disposição tática do adversário. Só que nesta temporada, ele parece viver um dilema. A preferência foi dada ao 4-3-3 em parte da temporada para aproveitar os jogadores do meio-campo. Mas o 3-4-2-1 também foi utilizado, possibilitando ao Tricolor ter superioridade numérica nos mais variados setores do campo e ditar o ritmo da partida, seja para acelerar as jogadas ou mesmo valorizar a posse de bola.

Como está o trabalho do técnico Juan Pablo Vojvoda?

Outrora considerado um nome intocável pelos lados da Arena Castelão, tendo em vista o nível competitivo do Fortaleza nos últimos anos, a relação entre Vojvoda e torcida parece ter se desgastado.

Há quatro anos no comando da equipe e mais de 280 jogos disputados, o treinador passa pelo seu pior momento no comando da equipe. A derrota para o Ceará na final do estadual e o momento ruim na Copa do Nordeste estremecem ainda mais este vínculo.

Ao todo, o treinador venceu 141 jogos no comando do Tricolor de Aço e sua equipe marcou 468 gols durante seu período como treinador.

Juan Pablo Vojvoda sofre pressão no Fortaleza e pode ver trabalho terminar este ano caso vá mal no Brasileirão
Juan Pablo Vojvoda sofre pressão no Fortaleza e pode ver trabalho terminar este ano caso vá mal no Brasileirão. Foto: Imago

Jogo do Fortaleza: veja onde assistir

Parte da Liga Forte União (LFU), os jogos do Fortaleza como mandante serão transmitidos nos canais do Grupo Globo (Premiere, SporTV e TV aberta), da Record (TV aberta, R7.com e streaming Play Plus), da CazéTV (no YouTube) e no streaming Amazon Prime Video.

Os cinco primeiros jogos do Fortaleza no Brasileirão

Fortaleza x Fluminense — 29/03–sábado 18h30 — (horário de Brasília) — Ceará

Mirassol x Fortaleza — 06/04 – domingo 15h — (horário de Brasília) — Mirassol

Fortaleza x Internacional — 13/04 – domingo 15h — (horário de Brasília) — Ceará

Vitória x Fortaleza — 16/04 – quarta-feira 15h — (horário de Brasília) — Salvador

Fortaleza x Palmeiras — 20/04 – domingo 15h — (horário de Brasília) — Ceará

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo