Brasileirão Série A

Após melhor campanha da história, Bahia pode dobrar a aposta no Brasileirão 2025

Campeão estadual e classificado para Libertadores, Tricolor chega em alta na maior competição do Brasil

Campeão baiano, classificado à fase de grupos da Libertadores e invicto na Copa do Nordeste. O Bahia iniciou 2025 com tudo, um fruto da continuação do trabalho do Grupo City, dando confiança ao técnico Rogério Ceni e melhorando o elenco. Após alcançar no último ano sua melhor campanha na história do Brasileirão de pontos corridos, o Tricolor de Aço tem tudo para manter o ritmo neste ano.

Por que o Bahia pode ir bem no Brasileirão?

Luciano Rodríguez comemora gol do Bahia
Luciano Rodríguez comemora gol do Bahia (Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia)

Com o terceiro trabalho à beira do campo mais longevo do país, o clube baiano vive um amadurecimento das ideias de jogo e viu seu elenco sair fortalecido ao fim da última janela de transferências. Rodrigo Nestor, Erick, Michel Araújo e Willian José são os reforços que chegam apenas para deixar o banco com opções — talvez o grande problema da última temporada, marcada por uma queda de desempenho do meio para o fim do ano.

O time titular, consolidado com nomes como Everton Ribeiro, Caio Alexandre e Lucho Rodríguez, teve apenas Santiago Ramos Mingo e Erick Pulga como novidades na escalação entre os nomes que chegaram para 2025. Com o 11 inicial solidificado, junto ao trabalho de Ceni e um elenco com mais jogadores, o Tricolor pode atingir mais do que os 53 pontos que alcançou em 2025.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Por que o Bahia pode ir mal no Brasileirão?

A principal competição do país nem começou e o Bahia já jogou 22 partidas entre estadual, regional e Liberta, de longe quem mais entrou em campo até aqui na Série A, junto dos também nordestinos Sport e Vitória. Apesar do calendário ser pesado para todos, ainda há a questão logística de, em quase todo jogo fora de casa, fazer viagens continentais, o que cansa ainda mais um grupo de jogadores que já tem um alto número de minutos nas pernas.

Parte da queda de desempenho do ano passado aconteceu por isso, mas também por, na época, Ceni ter forçado em um esquema tático que pouco mudou desde o início de 2024. São pontos para se prestar atenção em um 2025 com Libertadores e Copa do Brasil disputados ao mesmo tempo do Brasileirão.

Como o Bahia começou 2025?

Após três jogos com o time sub-20, o elenco principal do Bahia se apresentou a partir de 23 de janeiro. Desde lá, o time venceu 11 vezes, empatou cinco vezes e só perdeu para Jacuipense, na ida da semifinal do estadual, quando atuou com reservas. A goleada por 5 a 0 na volta mostra que o revés de pouco valeu. Entre os 20 times da Série A até aqui, o Tricolor tem o melhor ataque, com 41 gols marcados.

Como joga o Bahia?

Após utilizar muito o quarteto de meio-campo Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly, Ceni deu mais consistência defensiva ao time ao colocar dois pontas e sacar um dos meias. Com isso, ganhou muito no momento sem bola, seja para pressionar ou recompor no 4-4-2. Ofensivamente, a equipe baiana segue muito criativa e bem consolidada na ideia do técnico em uma estrutura 3-2-5, com amplitude, profundidade e muitas trocas de passes.

Como está o trabalho do técnico Rogério Ceni?

Rogério Ceni, técnico do Bahia (Foto: Imago)
O técnico Rogério Ceni, do Bahia (Foto: Imago)

O eterno ídolo do São Paulo chegou a Salvador em setembro de 2023. A missão era fugir do rebaixamento e foi cumprida. Em 2024, com mais investimentos, a expectativa era pelo menos vaga na Copa Sul-Americana. Veio para Libertadores (como o próprio Ceni reafirmou em coletivas). Em 2025, a equipe compensou o vice-estadual do ano passado ao bater o Vitória na decisão. Um trabalho que atende, com resultados e estrutura tática, exatamente o que espera o Grupo City de um treinador.

Jogo do Bahia: veja onde assistir

O Bahia, membro da Libra (Liga do Futebol Brasileiro), terá todas as suas partidas como mandantes transmitidas pelo Grupo Globo por meio do canal aberto, na TV fechada (SporTV) e no pay-per-view (Premiere).

Os cinco primeiros jogos do Bahia no Brasileirão

  • Bahia x Corinthians — 29/03, sábado, às 18h30 (horário de Brasília) — Arena Fonte Nova
  • Santos x Bahia — a definir — Vila Belmiro
  • Bahia x Mirassol — a definir — Arena Fonte Nova
  • Cruzeiro x Bahia — a definir — Mineirão
  • Bahia x Ceará — a definir — Arena Fonte Nova
Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo