Libertadores

Bahia mantém escrita, vai à fase de grupos e faz Brasil alcançar feito inédito na Libertadores

Com gol de Jean Lucas, Tricolor de Aço vence Boston River na Fonte Nova

A vitória por 1 a 0 sobre o Boston River, na Arena Fonte Nova, nesta quinta-feira (13), não só colocou o Bahia na fase de grupos da Copa Libertadores, bem como manteve a invencibilidade do Tricolor de Aço. O clube baiano nunca perdeu em casa no torneio continental: são sete triunfos e um empate em oito partidas disputadas.

Mais do que a vitória em si, o Bahia fez história para o futebol brasileiro. Com a classificação do time de Rogério Ceni, essa será a primeira vez que o Nordeste terá dois representantes na fase de grupos da Libertadores.

O outro clube nordestino é o Fortaleza. A equipe comandada pelo argentino Juan Pablo Vojvoda terminou o Campeonato Brasileiro 2024 em quarto, posição que o colocou direto (sem playoffs) na competição mais importante do futebol sul-americano.

O sorteio da fase de grupos da Libertadores 2025 acontece na próxima segunda-feira, às 20h (horário de Brasília), na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai.

Como foi a vitória do Bahia sobre o Boston River

A configuração da partida na Fonte Nova foi a esperada: Bahia com a bola, propondo o jogo e buscando brechas na defesa adversária, e Boston River fechado, talhado para contra-atacar.

Não faltaram oportunidades para o Tricolor de Aço no primeiro tempo, mas faltou o gol. Antúnez operou três defesas providenciais, Lucho Rodríguez cabeceou rente à trave e a defesa uruguaia salvou chute em cima da linha. Apesar do “ataque contra defesa”, tudo igual na etapa inicial. 

Veio o segundo tempo, e o Bahia continuou em cima do adversário, martelando em busca de seu gol. E ele foi sair aos 13 minutos, com Jean Lucas. Juba recebeu pela esquerda, olhou para a área e cruzou na cabeça do camisa 6, que como elemento surpresa entre os marcadores, testou consciente e estufou as redes. 

Foi o suficiente para a classificação. Baqueado, o Boston River praticamente não esboçou reação, e o Tricolor de Aço segurou o resultado. 

Time do Bahia perfilado antes da bola rolar na Fonte Nova
Time do Bahia perfilado antes da bola rolar na Fonte Nova (Foto: Icon Sport)

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

E agora, Bahia?

Garantido na fase de grupos da Libertadores, o Bahia agora vira a chave e foca as atenções na final do Campeonato Baiano. Neste domingo (16), a partir das 16h (horário de Brasília), o Tricolor de Aço enfrenta seu arquirrival Vitória, na Arena Fonte Nova, pela partida de ida da decisão estadual. 

Próximos jogos do Bahia

  • Bahia x Vitória — final do Campeonato Baiano (ida) — Arena Fonte Nova — 16/3;
  • CSA x Bahia — Copa do Nordeste — Estádio Rei Pelé — 19/3;
  • Vitória x Bahia — final do Campeonato Baiano (volta) — Barradão — 23/3
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo