Árbitros terão de anunciar decisões do VAR para todo estádio no Brasileiro
Competição começa no próximo dia 13 de abril e vai se estender até oito de dezembro
Nesta terça-feira (5), os 20 clubes que formam a elite do Campeonato Brasileiro se reuniram junto de dirigentes da CBF para aprovar as novidades na edição de 2024 da competição. Até mesmo os capitães de cada equipe fizeram parte da reunião, remotamente, fato inédito na história do Conselho Técnico. Uma das novidades da desta temporada será a implementação do Troféu Roberto Dinamite, premiação que será entregue ao artilheiro da competição. O árbitro justificar suas decisões tomadas a partir de intervenção do VAR, como acontece na NFL, por exemplo, também é outro destaque.
Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, afirmou que o Conselho Técnico deste ano foi muito proveitoso, reiterando que a entidade está sempre aberta ao diálogo e que vai manter o foco para fortalecer o futebol nacional. A primeira rodada do Brasileirão está prevista para acontecer no dia 13 de abril (sábado) e a última está programada para acontecer no dia oito de dezembro (domingo).
— A reunião foi muito proveitosa. A CBF está sempre aberta ao diálogo, sempre a favor do debate. Foi tudo muito importante e salutar, podem ter certeza de que vamos continuar trabalhando para fazer o futebol brasileiro cada vez mais forte — disse Ednaldo Rodrigues.
Além do prêmio individual ao maior goleador da edição de 2024 do Brasileirão, a principal divisão do futebol nacional terá como outras novidades o aumento no número de estrangeiros em cada elenco, a paralisação da competição durante a Data Fifa.
Explicação das decisões do VAR aos torcedores
Assim como na principal liga de futebol americano do mundo, a NFL, os árbitros vão explicar ao público presente nos estádios as decisões do VAR nesta edição do Campeonato Brasileiro. A Comissão de Arbitragem da CBF recebeu a aprovação da Fifa para implementar tal novidade. A medida foi testada recentemente na final da Supercopa Feminina deste ano.
No mês de fevereiro, a árbitra Deborah Cecília Cruz Correia anunciou em tempo real aos torcedores que anularia o gol do Cruzeiro, marcado por Byanca Brasil, durante o confronto diante do Corinthians. O árbitro de vídeo recomendou que a juíza revisasse a jogada e após ver o replay assinalou toque no braço da atacante cruzeirense.
Até 2023, cada clube tinha um limite de sete jogadores estrangeiros para compor seu elenco. Neste ano, as equipes poderão inscrever até nove jogadores nascidos em outros países.
Homenagem à Roberto Dinamite
Maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro com 190 gols, Roberto Dinamite terá seu nome estampado em um prêmio ao artilheiro da competição a partir deste ano. Maior ídolo da história do Vasco da Gama, Dinamite marcou nada mais nada menos do que 708 gols em 1.110 jogos. Pelo Cruzmaltino, o lendário atacante do Gigante da Colina e da seleção brasileira conquistou o Brasileirão em 1974 e o Campeonato Carioca em quatro oportunidades (1977, 1982, 1987, 1988 e 1992).
Para Ednaldo Rodrigues, o nome do prêmio ao jogador que mais marcar gols no Brasileirão é uma homenagem justa por tudo o que o ex-atacante fez pelo futebol brasileiro.
— Roberto Dinamite é uma das maiores lendas do futebol mundial. Ele conseguiu um feito fantástico ao se sagrar o maior artilheiro de todos os tempos do Campeonato Brasileiro. Por tudo isso, nada mais justo que eternizar esse feito dando o nome deste craque ao prêmio do artilheiro da competição — afirmou o presidente da CBF.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Paralisação do Brasileirão na Data Fifa
Uma das novidades aprovadas no Conselho Técnico do Campeonato Brasileiro é a paralisação da competição durante os períodos de Data Fifa. Os jogos não serão realizados durante as partidas da seleção brasileira e os times que tiverem jogadores convocados terão um intervalo mínimo de 48 horas entre o fim do período de jogos internacionais e as suas próprias partidas.
Este era um pedido antigo dos clubes, sendo atendido por Ednaldo Rodrigues em seu primeiro ano de gestão à frente da entidade máxima do futebol brasileiro.
Duelos da primeira rodada do Campeonato Brasileiro 2024
- Internacional (RS) x Bahia (BA)
- Cruzeiro (MG) x Botafogo (RJ)
- Vitória (BA) x Palmeiras (SP)
- Fluminense (RJ) x Red Bull Bragantino (SP)
- Vasco da Gama (RJ) x Grêmio (RS)
- Corinthians (SP) x Atlético (MG)
- São Paulo (SP) x Fortaleza (CE)
- Athletico (PR) x Cuiabá (MT)
- Atlético (GO) x Flamengo (RJ)
- Criciúma (SC) x Juventude (RS)



