Brasileirão Série A

Bragantino vence Athletico-PR e aumenta drama na última rodada do Brasileirão 

Briga pelo rebaixamento tem quatro times e bronca pode sobrar até para o Atlético-MG

Athletico-PR e Red Bull Bragantino entraram na Ligga Arena nesta quinta-feira (5) precisando vencer na luta contra o rebaixamento. E a vitória da equipe paulista por 1 a 0 não só evitou que o rival escapasse do descenso, mas também criou um clima nada tranquilo para muita gente na última rodada do Brasileirão, que será disputada no próximo domingo (8). 

Com as vitórias de Fluminense e Red Bull Bragantino nesta quinta, o único rebaixamento confirmado foi o do Criciúma, que perdeu para o Flamengo na quarta. Com 38 pontos, três a menos que o primeiro fora da zona de rebaixamento, os catarinenses se juntaram a Atlético-GO e Cuiabá. 

Sobrando apenas uma vaga para o rebaixamento, quatro equipes diferentes ainda podem ir para a Série B em 2025: Atlético-MG, Athletico-PR, Fluminense e Red Bull Bragantino.

Quis o destino que duas destas equipes se encontrassem na última rodada, no domingo (8), às 16h (horário de Brasília):

Atlético-MG x Athletico-PR – Arena MRV, em Belo Horizonte
Palmeiras x Fluminense – Allianz Parque, em São Paulo
Red Bull Bragantino x Criciúma – Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista

A situação do Atlético-MG

Existem apenas duas combinações que resultam em rebaixamento do Atlético-MG: o Galo teria que perder para o Athletico, além do Bragantino vencer o Criciúma e o Fluminense não perder do Palmeiras.

A situação do Athletico-PR

Vitória: permanência garantida;
Empate: seria rebaixado se o Bragantino vencer e o Fluminense conquistar pontos; permanência garantida em todos os outros casos;
Derrota: seria rebaixado com uma vitória do Bragantino; permanência garantida em todos os outros casos.

A situação do Fluminense

Vitória: permanência garantida;
Empate: permanência garantida;
Derrota: seria rebaixado caso o Bragantino vença e o Athletico-PR conquiste pontos.

A situação do Red Bull Bragantino

Apenas a vitória importa ao Bragantino. Se empatar ou perder, o Massa Bruta cai. 

Como foi Athletico-PR 1 x 2 Red Bull Bragantino

O Bragantino começou com tudo e forçou duas defesas do goleiro Mycael, incluindo um milagre após cabeçada de Lucas Cunha aos 9′. Mas não demorou muito para que o Massa Bruta colhesse os resultados da pressão. Aos 13′, Andrés Hurtado cruzou da direita e Eduardo Sasha apareceu na primeira trave para desviar para o gol.

Após o Bragantino abrir o placar, o Athletico assumiu o protagonismo do jogo. Porém, foi pouco efetivo. Os paranaenses somaram muitos chutes, mas vários de fora de área e poucos levaram real perigo a Cleiton. O goleiro só foi bastante exigido de verdade nos acréscimos, quando fez excelente defesa em cabeçada de Christian.

No segundo tempo, o Furacão seguiu tentando e finalmente chegou ao empate aos 28′. Pouco após sair do banco, Zapelli cruzou da esquerda e Erick apareceu sozinho no meio da defesa para cabecear ao gol e igualar o placar.

O resultado ia salvando Athletico-PR e Fluminense, além de rebaixar o Massa Bruta. Mas o alívio durou apenas oito minutos. Lincoln fez boa jogada e parou em Mycael, mas a bola sobrou fora da área para Sasha, e o atacante mandou por cima de todo mundo para recolocar os paulistas em vantagem.

Foto de Matheus Rocha

Matheus RochaSubcoordenador de conteúdo

Matheus Rocha é natural de Uberlândia, onde se formou em Jornalismo na Unitri em 2014. Começou a carreira no jornalismo na Trivela antes de passar por ExtraTime e Yahoo, participando da cobertura de três Copas do Mundo e cinco Olimpíadas.
Botão Voltar ao topo