Flamengo atende pedido de Filipe Luis, afunda Criciúma e ajuda Fluminense
Rubro-Negro faz barba, cabelo e bigode em Santa Catarina, e Tricolor agradece
Não foram poucos os flamenguistas que torceram contra o próprio time nesta quarta-feira (4). O motivo? Se o Criciúma derrotasse o Rubro-Negro carioca, complicaria a vida do Fluminense na briga contra o rebaixamento. Mas não foi o que aconteceu.
No Heriberto Hülse, o Flamengo, que já não briga mais por nada no Campeonato Brasileiro, venceu por 3 a 0. Resultado excelente para o Tricolor das Laranjeiras.
Estacionado nos 38 pontos, o Tigre se manteve na 17ª colocação, abrindo o Z4. O Flu, que recebe o já rebaixado Cuiabá nesta quinta-feira (5) no Maracanã, tem 40 pontos e ocupa o 16º lugar. Em 18º aparece o Red Bull Bragantino, também com 38.
Classificação na parte de baixo da tabela
16º Fluminense – 40 pts
17º Criciúma – 38 pts
18º Red Bull Bragantino – 38 pts
19º Cuiabá – 30 pts (já rebaixado)
20º Atlético-GO – 27 pts (já rebaixado)*Fluminense e Bragantino ainda jogam na 37ª rodada
Filipe Luís não quis saber de entregada
Questionado sobre o “coro” de parte da torcida rubro-negra para entregar o jogo contra o Criciúma e prejudicar o Fluminense, Filipe Luís rechaçou veementemente a ideia antes da bola rolar.
O técnico flamenguista garantiu que seu time sempre entrará em campo para vencer, independente das circunstâncias.
— Coisa de torcedor. Não tem cabimento na nossa profissão. Quero fazer história por ganhar, não por perder um jogo e rebaixar um rival — disse o treinador.
Vale lembrar que Filipe Luís foi revelado nas categorias de base do Figueirense, rival do Criciúma. O ex-lateral defendeu o Alvinegro catarinense até o final de 2004, quando se transferiu para o futebol europeu.
Como foi Criciúma x Flamengo
Moroso, sonolento e equilibrado: três adjetivos que ilustram bem o primeiro tempo de Criciúma x Flamengo. Precisando desesperadamente da vitória, o Tigre foi ligeiramente superior ao Rubro-Negro, mas não a ponto de conseguir levar alguma vantagem para o intervalo. Pelo contrário. Quem balançou as redes foi o Mais Querido.
Aos 44′, Ayrton Lucas recebeu livre no lado esquerdo da área, levantou a cabeça e cruzou para Varela. De primeira, o lateral uruguaio acertou lindo chute e abriu o placar.
O técnico do Criciúma, Claudio Tencati promoveu mudanças na volta para o segundo tempo. Mas em nada adiantou. A equipe da casa seguiu apática em campo e viu Bruno Henrique ampliar. De pênalti, o camisa 27 venceu o goleiro Gustavo.
E ainda deu tempo de mais um. Voltando de lesão, Luiz Araújo saiu do banco de reservas e fechou a conta em bela trama ofensiva rubro-negra.
E agora, Flamengo?
O Flamengo encerra a temporada 2024 no próximo domingo (8), quando recebe o Vitória, em jogo válido pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola a partir das 16h (horário de Brasília), no Maracanã.
O duelo marcará a despedida de Gabigol do Flamengo. No clube carioca desde 2019, o atacante, ídolo da torcida rubro-negra, não renovará seu contrato.