Botafogo mostra que nem tudo é Libertadores e, com titulares, goleia o Flamengo
Apesar da expectativa de poupar jogadores, Artur Jorge escalou o time com força máxima e fez 4 a 1 no Flamengo, no Nilton Santos
O Botafogo mostrou que não se importa apenas com a Copa Libertadores e que também quer buscar o título do Campeonato Brasileiro. Apesar da expectativa de poupar alguns jogadores de olho no jogo com o Palmeiras, na próxima quarta-feira (21), o Glorioso entrou em campo neste domingo (18), no clássico com o Flamengo, no Nilton Santos, com o time titular.
E a estratégia deu certo. O Botafogo foi superior ao Flamengo durante praticamente toda a partida e conseguiu uma categórica vitória por 4 a 1, com gols de Mateo Ponte, Igor Jesus e Matheus Martins (2). Com o resultado, o clube reassumiu a liderança do Campeonato Brasileiro.
Depois de um duro jogo com o Palmeiras, na última quarta-feira (14), pela ida das oitavas de final da Copa Libertadores, havia a expectativa de que alguns jogadores mais desgastados, como Bastos, Cuiabano e Luiz Henrique pudessem ser poupados. No entanto, o técnico Artur Jorge escalou o mesmo time titular que venceu o Verdão por 2 a 1 no meio de semana.
A postura do Botafogo chama ainda mais a atenção ao se comparar com os outros clubes brasileiros que estão nas oitavas de final da Copa Libertadores, a começar pelo próprio adversário deste domingo. O Flamengo entrou em campo no Nilton Santos com um time misto — muito por conta, é claro, das recentes baixas que o técnico Tite teve por lesão recentemente.
Além do Flamengo, o Palmeiras, adversário do Botafogo, também usou um time misto neste domingo, apesar de hoje ser difícil definir qual seria a equipe titular de Abel Ferreira. Grêmio, São Paulo e Atlético-MG usaram times praticamente reservas na rodada. Apenas o Fluminense entrou em campo com o que tinha de melhor. Muito possivelmente, é claro, pelo confronto direto com o Corinthians na luta contra o rebaixamento e pelo time já estar sofrendo com muitos desfalques.
A utilização do time titular neste domingo, obviamente, não era garantia de vitória. Mas mostrou que o Botafogo tem potencial e, principalmente, quer brigar pelos dois campeonatos que ainda disputa em 2024. O que vai acontecer na quarta-feira, contra o Palmeiras, é incerto. Por isso, a vitória com os titulares neste domingo, que colocou o clube de novo na liderança da competição, torna-se ainda mais importante.
ENLOOOOUQUEEEEEEECEEEE A TORCIDA DO FOGÃO NO NILTON SANTOS! MATHEEEEEEUS MARTINS! pic.twitter.com/O1wPLi3CG8
— Botafogo F.R. (@Botafogo) August 18, 2024
Como foi a vitória do Botafogo sobre o Flamengo
Com os titulares em campo, o Botafogo pressionou o Flamengo nos minutos iniciais e não demorou para abrir o placar. Logo aos 2′, Marlon Freitas fez um ótimo cruzamento para Mateo Ponte, que apareceu nas costas da marcação e fez o gol de cabeça.
O jogo, no entanto, ficou aberto, com chances de gols para os dois lados. O Botafogo seguia superior, mas foi o Flamengo quem marcou com Bruno Henrique, aproveitando falha de John, que demorou para sair do gol e viu o atacante rubro-negro finalizar de cavadinha.
Novamente no começo de um tempo, o Botafogo voltou a pressionar e retomou a frente do placar com Igor Jesus, aos 8′. O Botafogo não tirou o pé e seguiu pressionando, mas perdeu muitos gols e, inclusive, um pênalti com Thiago Almada. Para a sorte do argentino, não fez falta. O Glorioso ainda ampliou duas vezes com Matheus Martins. O atacante, que entrou no segundo tempo, marcou aos 39′ e aos 49′, transformando a vitória em goleada.
IGOR JESUS DESEMPATOU O JOGO NO NILTÃO ☄️9️⃣9️⃣ #VamosBOTAFOGO
📹@canalpremiere pic.twitter.com/YQDD4ZTLGy
— Botafogo F.R. (@Botafogo) August 18, 2024
Como fica a situação do Botafogo no Brasileiro
Com a vitória deste domingo, o Botafogo reassumiu a liderança do Campeonato Brasileiro, que havia perdido no sábado para o Fortaleza. Agora, o Glorioso tem 46 pontos, contra 45 do time cearense.
O Botafogo volta a campo pelo Brasileiro no próximo domingo (25), contra o Bahia, na Arena Fonte Nova. Antes disso, na quarta-feira (21), o Glorioso encara o Palmeiras, no Allianz Parque, pelo jogo de volta das oitavas de final da Libertadores.