Brasileirão Série A

Inspirado no próprio Corinthians, Botafogo vai à Itaquera para espantar instabilidade

Botafogo tenta repetir feito do Corinthians de 2017 e manter embalo em busca do título após primeiro turno histórico no Brasileiro

O Botafogo enfrenta o Corinthians tentando buscar uma inspiração em um passado recente do próprio adversário da noite desta sexta-feira, às 20h (horário de Brasília), na Neo Química Arena. Em momentos muito diferentes no Campeonato Brasileiro, o Glorioso tenta repetir a campanha do Timão no Brasileirão de 2017. Com trajetória parecida, até aqui, com a do rival desta noite, o Botafogo busca a vitória para manter o roteiro até o fim.

Assim como o Corinthians em 2017, o Botafogo também fez um primeiro turno histórico no Campeonato Brasileiro. Inclusive, com a mesma pontuação. Os dois times conquistaram 47 pontos nas primeiras 19 rodadas. Um aproveitamento de 82,5%. No entanto, os cariocas tiveram mais vitórias e, assim, ficaram com a marca do melhor primeiro turno da história da competição.

Em 2017, o Corinthians também teve momentos de oscilação, principalmente no começo do returno, como o Botafogo também tem vivido nesta fase da competição. Logos nas quatro primeiras rodadas da segunda parte da competição, o Timão teve três derrotas, sendo duas delas como mandantes.

Já o Botafogo vem de duas derrotas seguidas, para Flamengo e Atlético-MG. Na temporada, contando a Copa Sul-Americana, são três derrotas em sequência, o que aumentou a pressão e que reforça o momento de instabilidade vivido pelo time de Bruno Lage.

Após a 23.ª rodada, passando pelo momento de instabilidade, o Corinthians tinha sete pontos de vantagem sobre o Grêmio, então vice-líder. Esta é a mesma diferença que o Botafogo tem hoje sobre o Palmeiras, em mais uma coincidência entre as duas campanhas.

No final das contas, o Corinthians superou essa “crise” no começo do returno e conseguiu conquistar o Brasileiro com três rodadas de antecedência. Além disso, terminou a competição com nove pontos de vantagem sobre o vice Palmeiras. Assim, o Botafogo pode se inspirar no rival desta noite para buscar superar a atual instabilidade e seguir a campanha em busca do título do Brasileirão.

Corinthians de 2017 é inspiração para o Botafogo manter o embalo em busca do Brasileiro (Foto: Daniel Augusto Jr/Corinthians)

Botafogo tem tabu contra o Corinthians fora de casa

Para espantar a instabilidade, o Botafogo também vai precisar acabar com um tabu que já dura dez anos. A última vitória sobre o Corinthians, em São Paulo, aconteceu em 2012, também pelo Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o Glorioso venceu por 3 a 1, com dois gols de Elkeson e um de Paulo André, do Timão, contra. Chicão descontou para o time paulista.

Desde então, foram oito partidas entre os times em São Paulo, com cinco vitórias do Corinthians e três empates. Como a Neo Química Arena foi inaugurada em 2014, o Botafogo ainda não venceu na nova casa do Timão.

E vencer fora de casa tem sido um problema par o Botafogo de Bruno Lage. Desde quando o técnico assumiu o time, foram seis jogos longe do Nilton Santos, com duas derrotas e quatro empates. No Brasileirão, foram três empates e uma derrota. Na última rodada, na Arena MRV, o Glorioso perdeu para o Atlético-MG.

Com 51 pontos, o Botafogo pode aproveitar que o Palmeiras já jogou na rodada – e foi derrota pelo Grêmio, para voltar a abrir 10 pontos de diferença para o segundo colocado do Campeonato Brasileiro. Dessa forma, o Glorioso daria mais um passo para repetir o feito do Corinthians de 2017.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo